NA COVA DO LEÃO

Monday, November 19, 2007

Do coxy ao cérebro

Carl Cox é o cara. O DJ mais gente fina do mundo continua igualzinho a última vez em que estive com ele ao vivo, no Ultimate Base, em Londres, final dos 90s. Por conta disso, pedi pra ele repetir uma foto na mesma pose em que tirou comigo lá no clube londrino (que não existe mais, foi comprado pela companhia do metrô, ele contou), mais meu broder Gordy Wolverine, que esteve comigo na mesma viagem e com quem fiz a rota dos clubes na época (ficamos uma semana dormindo tipo 4hrs por dia e saindo direto toda noite!). A pose foi no clube 69, nesta segunda, em Ipanema, onde rolou a private de lançamento da festança que ele fará sexta 23, no Vivo Rio. Coxy aproveitou e fez um set de hora e pouca, dando uma geral em todos os estilos e mostrando que DJ se faz na hora, ao vivo, sem essa parada de final scratch e serato, que é pra quem não se garante nas pick-ups, mesmo que seja uma moderna mk-II para CDs, que foi o que ele pilotou, aliás, com maestria...

18 comments:

Andre Gordirro said...

saudades do Velvet Room e daquela maratona de clubs em Londres, registrada na tosca câmera digital da época (98, pré-megapixel)

Felipe Passarelli said...

ai que inveja (boa) de você tom, caraio... grrrrr hehehe
essa private tava tão dificil qnt o do dj rush, por isso vc não falou aqui?? eu iria na hora! como iria saber tb? rs
carl cox meio que me iniciou no formato musica/dj/set/cd mixado, o primeiro cd de techno que comprei foi justamente o da ultimate base 2, um dos melhores até hoje pra quem entende do assunto. vc deve conhecer né tom? talvez irei, fui na primeira vez que ele veio aqui (foi só uma né?), mas paguei mico, fiquei muitoooo louco e não me lembrei de nada depois rs espero dessa vez ta trankilo. o vizino godirro tb pode avisar as paradas aqui né? rsrs
abraços procês

Unknown said...

fala, tom!
esse carl cox não era um cara que trabalhava de segurança nas edições cariocas do hollywood rock? esse cara tb fazia participações nos programas do renato aragão pós-trapalhões...

heheh
vou conferir os sons dele...
abraço

chicodub said...

depoimento do mestre ao rraurl:

"Há três anos não uso mais vinis, o que foi difícil para mim. Mas o ponto é que hoje está cada vez mais difícil encontrar lançamentos em vinil, a música sai em formato digital hoje e sabe-se lá quando ela será prensada, isto se for. Isto me forçou a optar pelos CDs, até que descobri o Ableton Live e fiquei encantado, é uma ferramenta incrível e que me possibilita fazer coisas até então impossíveis. Como ele aumentou muito a minha capacidade criativa e eu adoro ferramentas deste tipo, hoje me apresento com ele."

Tom Leão said...

felipe, nao dava pra divulgar a festa pq ela oficialmente nao existiu, foi fechada so pra djs e galera do meio musical e da imprensa. de sete as dez rolou coquetel e rodada de entrevistas com o cox e depois ele tocou. so apos as onze e meia da noite a casa abriu normalmente para a festa que rola lá. teve mauricio lopes e leo janeiro tocando

Tom Leão said...

hj em dia o mais novo modelo de cdj da pioneer faz tudo e mais um pouco do que faz uma boa pickup technics. experimetei um desses no mes passado e é assombroso. da backspin, segura na mao, scratch e o escambau, muito foda mesmo. e os sites de djs agora vendem tracks exclusivas so pela internet, entao facilita. e carregar um case com trocentos vinis é foda pra quem ja tem mais de 40 anos nas costas. pra quem nao toca repertorio e precisa das novidades, ok. mas o som do vinil é melhor, ponto

Felipe Passarelli said...

você tem razão tom, vinil hj em dia é muita tralha. mas rolava aquela rixa com os djs de techno e psy justamente pelo uso do cd, mas hoje já tem o final scrash e milhares de recursos.
cada vez vejo menos pick ups nas apresentações, o novo formato é o laptop e o dj, não viu como foi insano o set do girl talk? os melhores de hoje fazem live (lindstrom, toktok, simian, justice, digitalism etc), e acho que esse será o futuro da musica eletronica, você fazer sua música e tocar. ainda existe os super djs que ganham vinis e tocam, mas um mac faz milagres...

pacheco said...

o som do vinil é melhor?

Isso é uma dúvida que eu ainda tenho que tirar.

Tom Leão said...

pacheco, se vc for numa festa, com um bom som, em que alguem esteja tocando cd e depois vire pra vinil, vc notara a diferença na hora. semana retrasada toquei um vinil que tenho ha 20 anos logo apos um cd e parece que o mar se abriu na pista (ganha mais grave, mais frqeuencias), ainda mais em tempos de mp3, que tem o som merda e chapado (ME RECUSO A TOCAR MP3). felipe, ha diferenças entre tocar com laptop. quando se usa para extrair elementos que serao usados como detalhes no som (caso do girl talk), ok. mas quando o dj finge que ta tocando e bota o serato ou final scractch pra fazer tudo (como muito malandrinho faz aqui), é foda. certos clubes em londres proibem o uso de serato e fs em gigs e a plateia ate vaia o dj que os usa, se nao for o caso de um live pa. claro, pq la neguinho saca e gosta de som. e cobra. melhor erar ao vivo, com vinil ou cd, do que fazer mimica. cox usou cds, mas os truques ele usa no mixer, nas frequencias, assim como fez o carl craig no dama, eles retransformam as musicas. mas ligar o mac e botar o software pra rodar é caso de acionar a defesa do consumidor, engodo puro...

Felipe Passarelli said...

sim, sem duvida nenhuma o som do vinil é imbatível, nos graves principalente e em todos os casos. tem gringo que só ouve vinil transformado em mp3. quando o querido e falecido oink estava na ativa, as pessoas podiam upar os albums em vários formatos, inclusive em vinil. tem uma técnica aí bacana que não tira a qualidade do vinil. até tenho uns 3 albums em mp3/vinil, o do battles, do of montreal e o novo do interpol, bem bacana o som, parece que a coisa é séria, o pessoal do oink era audiófilo legal.
então tom, você acha mais bacana tocar em cdjs 100 (o meu hehe) do que tocar em laptop dependendo do caso???

Carlos said...

Quando lançaram o CD todo mundo achava maravilhoso, pois podia-se ouvir a música sem estalos e chiados naquele som CCE das Casas Bahia.
Acontece que a resolução do CD é baixa, é como se fosse uma foto de 2 mega pixels, ou seja, não reproduz a realidade do analógico.
Num bom equipamento e caixas, o vinil é muito melhor mesmo pois reproduz com mais fidelidade a gravação original. O CD de alta resolução já existe há anos mas foi adotado apenas por audiófilos pois o equipamento e principamente as caixas de som de boa qualidade necessárias são muito caras para a maioria dos mortais.
A pergunta que fica é: Por que na era de produção 1005 digital e de musica líquida, não temos disponível um formato digital de maior resolução para download? Tudo bem que isto só tocaria atraves de um computador com um player de sotware apropriado. Talvez seja isto que o Ableton Live faça desde que se tenha a música digital criada em alta resolução.

iga_rio said...

Fala Tom,

Pior que tem "Djs" que tocam em festas tipo aniversario, casamentoe e etc.. que só tocam MP3em seus laptops.. e se acham os caras... rs.. e ainda se acham djs.

Off-topic: ontem vc tava na Mtv, em um programa sobre o disco "dois" da legião.

Abraços,

Tom Leão said...

ATENÇÃO: A OI-TELEMAR TA MEXENDO NOS CABOS DE MINHA RUA E TO SEM INTERNET HA DOIS DIAS E TALVEZ FIQUE ATE O FINDE. ENTAO PODE SER QUE DEMORE PREU LIBERAR OS POSTS. SO TO PEGANDO EMAIL NO TRABALHO OU ONDE TEM INTERNET LIBERADA. WORD.

Pedro Capistrano said...

po, eu andei dando uma olhada sobre a diferenca entre o som do cd e do vinil.
realmente, c vc vai botar um som em casa, o som do cd é infinitamente melhor.
mas os djs preferem usar o vinil, pq o som nao sai distorcido em grandes equipamentos de som, como numa boate, por exemplo.
dai essa diferenca que o Tom fala.Com o vinil, o som sai lisinho.Entretanto, como o cd, já nao é a mesma coisa.
---
O foda é ir pra matriz e escutar indie rock com CD-R...
mas n tem opcao, fazer o q...

Tom Leão said...

existem varios modos de se usar um laptop num dj set ou live p.a. no caso de um live, vc leva as bases pra soltar em cima dos sons na hora, tipo pastas de efeitos e tal. o kraftwerk trouxe o show todo assim da ultima vez. num dj set, o laptop serve pra rodar programs do tipo serato ou final scratch. so que, se vc nao interagir com a musica, os softwares fazem tudo sozinho, casam qq musica, vc nao faz o menor esforço, so finge q ta mixando enquanto troca aqueles vinis falsos, isso pra mim é picaretagem e é o q muita gente tem feito hj. o carl craig usou serato, mas ele mexia nas frequencias atraves de um mixer vintage e pelo menos mixava. minha mina mixa tao bem quanto qq dj do mundo usando um programinha desses e ela nunca sequer botou a mao no meu equipo de som. a tecnologia faz tudo, vide o show do daft punk. depende de como vc vai usa-la. acho q se o dj nao poe a mao na massa, ta enganando. melhor errar passando um cd ou vinil ao vivo do que mixar assim, pelo menos a galera vai ver q vc existe, é humano, e tá ali. ate pq, o programa nao deixa vc mudar o rumo do set, vide o igor cavalera na the week, engessado num set ruim de doer, nao dava pra mudar nada

Unknown said...

sinceramente só curto pouca coisa autoral de música eletrônica. ainda bem que o auê em cima desse tipo de som tá devagar. acho sinceramente uma perda de tempo a meninada popotizada por baticum eletrônico em raves. mas falo da música, a parada tribal é altamente maneira... abs

Carlos said...

CURIOSIDADE TOTAL OFF:
Amanhã é dia de eleição federal em Oz e o Partido dos Trablhadores (Labour) deve assumir após 12 anos de extrema direita no país. O partido Verde apoia os Labors e seu maior ícone e lider chama-se PETER GARRETT. Lembram do vocalista careca e meio maluco da banda oitentista Midnight Oil? Poizé, o cara sempre foi politizado e sempre atuou, seja atraves da música ou atitudes anti-imperialistas, em prol do meio ambiente e justiça social. Ele deve receber um ministério e já se fala no cara como primeiro ministro num futuro próximo. Mal comparando, seria como ver RENATO RUSSO no poder nos dias de hoje.

Carlos said...

Tom, voltando ao post, vale dar uma olhada neste vídeo:

Girl Talk Creates a mashup:
http://www.youtube.com/watch?v=KykbPtRb0K4&feature=related

NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

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Tom Leão
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Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
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