NA COVA DO LEÃO

Monday, April 23, 2007

Tapando sol com peneira

Quando rolou o massacre de Columbine tentaram jogar a culpa em Marilyn Manson e no jogo Doom só porque os malucos se vestiam de preto, meio góticos e jogavam o tal jogo (um dos mais jogados no mundo, em pc, console e online na época). Agora, chegou a vez de tentar botar a culpa dos eventos da Virginia Tech no excelente filme "Oldboy" e no espetacular jogo "God of war". Parece até desculpa de avestruz. Em vez de tentar entender o que levou a pessoa a cometer tais atos (no caso do coreano, é caso claramente psicologico, o cara. maluco ounão, ele tinha problemas. ou entaõ ele surtou), a midia procura o caminho mais fácil e tenta jogar a culpa em elementos da cultura pop. E os idiotas vão atrás e ecoam tais absurdos. Fosse assim, domingo retrasado, após assitir a "Roma" e ver o Verenus decapitar Erastus e sair com a cabeça do cara na mão, eu faria o mesmo no dia seguinte com meu chefe. E meu filho me mataria dormindo, esfaqueado, já que adora "God of war", cuja primeira parte nós zeramos juntos, nos divertindo. É que nem esse lance das marquises que maluquete Maia proibiu, para que párem de cair. É pra rir? Por favor, somos adultos, não idiotas. Olhem para seus umbigos. É que nem chamar quem ouve música eletrônica e rock de drogados. Isso já deu, né? (*publiquei este post tbm no rf online pq acho q vale o bis)

13 comments:

Unknown said...

cara, na moral, acho muito simplismo um jornalista de renome como vc chegar e simplesmente lavar as mãos pq tudo seria apenas culpa dos maluquinhos.

é uma atitude não muito diferente daquela do césar maia de tacar creolina nos mendingos. concorda?

e acho sinceramente que, qdo um profissional influente, não necessariamente vc, arrega em virtude de lobbys, ele tb contribui para o lado negro da força. certo? pois contribui para a desinformação. aí é aquela coisa: realmente há lugar pra inocência a esta altura do campeonato?

mas como seus leitores em geral são tudo "elite" (sofisticada?), não é muito difícil ver todo mundo torcendo para o caubói john wayne modernizado. não nos esqueçamos daqueles que mal conseguem concluir o ensino médio...

de qq forma, acho uma boa oportunidade para uma discussão "inteligente". concorda?

Tom Leão said...

ninguem ta lavando as maos nao, cara. simplesmente acho ridiculo qndo acontece uma coisa dessas a grande imprensa tentar jogar a culpa em jogos, filmes, musicas. as pessoas fazem o que lhes da na telha, malucos ou não. todo mundo tem o seu dia de furia e so quem fez a merda é q pode explicar ou não o pq. que nem o tal que queima igrejas (rs). charlie manson nao via tv, mas fez o q fez. qndo eu era moleque ficava puto de ver professor graduado da minha escola concordando que o kiss era satanico e comia animais no palco. ia la e pagava moral pros caras.

Tom Leão said...

off: vcs viram que a sheryl crow, para colaborar com a natureza e com o desperdicio de papel, sugeriu que cada um ao limpar o rabo use apenas um quadradinho do papel higienico? bom, se for daquele bom que ela usa, folha quadrupla (e levando em conta que ela caga pouco), pode ser. mas, e como vais er pra quem usa papela vagabundo? uma big mess (rs)

Unknown said...

blz, cara! te entendo...

vc nao está lavando as mãos, mas se distanciou do foco saindo da reta ao dizer que isso não é problema seu. qdo na verdade o problema só passa a ser seu quando acontece uma merda dessas com vc ou próximo a vc. é uma medida tão eficaz qto enxugar gelo.

só que neste caso, a represa vai cada vez mais enchendo o tanque até a porra toda arrebentar e virar problema que chama a atenção do mundo todo.

e a cultura de massa tem influência, sim - ainda que seja mais nas entrelinhas do que propriamente no que está na cara. todos os dias somos bombardeados por propaganda, por mensagens imperativas para nos tornarmos seres humanos mais apreciáveis, mais sensuais ou sei lá o q... tudo isso é inofensivo meesssmo? há lugar pra inocência hj em dia?

o próprio marilyn manson (a trilogia antipop dele é clássica mas ninguém fala disso) até comentou no doc do michael moore que talvez um bate-papo arrefecesse os ânimos mais exaltados dos malucos lá que fizeram aquela parada em columbine. nao falo necessariamente em ajuda formal, que muitas das vezes só piora as coisas com a rigidez de seus mecanismos em lidar com os problemas, algo que muitas vezes descamba para o piloto-automático.
mas a galera continuou deixando a parada de lado, preferindo se eximir da responsa que pode até ser mínima, mas significativa...

é claro que a gente tem discernimento pra lidar com isso, mas muita gente tem formação educacional diferente (cultural tb pq não somos saído de produção em série) e não possui as mesmas ferramentas para se defender da exposição de tanta banalidade, etc.
e tb da violência travestida que faz ponto no puteiro midiático...

e só um país com uma mentalidade média tão retrógada poderia dar origem a gente assim, capaz de fazer tanto por nada... aí a culpa às vezes recai em bodes expiatórios pq alguém precisa ser responsabilizado.

mas a verdade é que o problema não é o filho-da-puta escroto, o problema é justamente o medíocre...

Unknown said...

aí, cara!

Exame mostra que autor de massacre na Virgínia não tinha anomalias cerebrais
http://br.noticias.yahoo.com/s/23042007/40/politica-exame-mostra-autor-massacre-na-virginia-nao-tinha-anomalias.html

na matéria, diz que não há vestígio do consumo de drogas.
como justificar a insanidade do cara fazer aquilo?

Rocha07 said...

Alias Tom, nao sei se vc viu mas teu colega lá do globo, o Joaquim Ferreira, contribuiu pra essa palhaçada, escrevendo la na coluna sobre o God of War e que era o jogo favorito do Cho.
O dele e o de todo mundo. É simplesmente o melhor jogo já feito pro PS2. Fora os GTA's.
É verdade que os jogos ficaram bem mais violentos de uns tempos pra cá. Antigamente a gente só tinha o Mario e, no máximo, Street Fighter, que era de luta mas nem sangue tinha.
Mas acho que isso é reflexo dos tempos e da sociedade, e não o contrário. Se o mundo se torna mais violento, é natural que qualquer forma de arte e entretenimento reflita essa mudança.

Rocha07 said...

Apesar disso, vale lembrar que a gente vive no período mais pacifista da humanidade. Todo mundo fica nostálgico, mas as 2 guerras mundiais ocorreram nos tempos dos nossos avós, e não nos nossos. E nem vale a pena falar dos séculos passados, onde, dependendo do lugar, matar alguém nem era visto como algo errado.
O ser humano tem essa agressividade e essa violência dentro de si. A maioria consegue reprimir, mas nem todos. Acho que foi o caso do Cho.

Tom Leão said...

tudo bem q o cara nao fosse "maluco", so um modo de falar, mas o foco do post nao é esse, ate pq outras coisas iguais ou parecidas a essa vao acontecer de novo. mas em vez de tentar examinar o q leva alguem a isso, botam logo a culpa em coisas nada a ver. uma musica ou filme ate pode inspiar alguem, mas é a propria pessoa e sua mente quem sabe pq fez aquilo. e, no fim das contas, o acesso facil as armas é um ponto forte da parada...

fabio fernandes said...

e poucos dias após o massacre de virginia, um funcionário da nasa pirou, fez dois reféns e matou um no centro especial da nasa, texas. lembram que ano passado uma astronauta perseguiu o amante e a esposa dele, tbém astronautas, na intenção de matá-los (mas a polícia conseguiu detê-la antes) ? agora, imagine se eles estão em alguma missão ou o cara lá da nasa tá envolvido no lançamento de algum satélite ou nave e surta nesta hora ?

Felipe Passarelli said...

Essa parada já vem de anos, desde que o rock é rock, lá do elvis, woodstock etc.

A taxação e esteriotipação das pessoas só mudaram de nome e rítimo.

Se lembram que um garoto se suicidou nos EUA ouvindo Ozzy nos 80's?

Musica eletronica hoje em dia é tratada com casos a parte, com pessoas que morreram por tomar ecstasy, ou por que não beberam agua e dançaram demais ou por ter outro treco.

Engraçado, mesmo a mídia sabendo disso tudo, eles fazem questão de frisar a cultura pop que cerca a juventude e fazem uma ligação, talvez pra vender mais, ganhar mais dinheiro, ter mais conteúdo....(será que eu vou ter que ir contra os meus principios pra trabalhar no globo por exemplo?)

No filme do Moore o Manson aparece falando disso tudo, eles não querem abrir mesmo é de vender armas que deve faturar milhões de dólares lá, e rola uma máfia grande, tipo jogo do bixo.

Obs: Who the fuck is Jaime???? rs

Unknown said...

o texto do nelson asher na folha de ontem fez uma reflexão, em minha opinião, menos parcial. mas aqui só tem a vanguarda do pensamento jovem no brasil, né? opinar pra q?

pacheco said...

jaime, explique aonde ele está lavando as mãos. Eu ainda não entendi o que vc vê de errado nos argumentos do Tom...

E dá para vc falar sua opinião sem ridicularizar os usuários do blog. As vezes funciona melhor.

abraço

Unknown said...

cara, só para completar: saiu outro txt na folha hoje, agora feito pelo contardo colligaris (é assim que se escreve?) que vai ainda além do que o nelson asher comentou em sua coluna.
alguém aqui leu?
abs

NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

My Photo
Tom Leão
Vanuatu
Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers