NA COVA DO LEÃO

Wednesday, April 04, 2007

los hermanos

esse post foi inspirado em alguns comments do post abaixo (css), sobre rock/pop latino. por que será q nosotros aqui não ouvimos ou não damos bola para o que se faz na vizinhança (vecindad)? confesso que so dei bola pra eles a partir de 2000 (apesar de antes disso já conhecer e achar bacana soda estereo, charly garcia e plastilina mosh) , qndo botei directv e passei a ver a mtv latino direto (pq é melhor q a daqui). contudo, com a fusão com a sky, o canal saiu do ar e entrou o lixo mtv hits. uma pena. mas, nesse tempo, aprendi a gostar e descobri nomes como erica garcia, los fabulosos cadillacs, miranda, los autenticos decadentes, bersuit vengarabat e outros. raramente estes nomes vem cá. só os maná e sanz da vida, pq são babas e bancados pelas gravadoras. o moby até gravou com o amaral. e juanes faz um pop aceitável (bom, este já é espanhol, não daqui da área). eles lá, principalmente os argentinos, por mais que sejam nossos "rivais", conhecem e curtem mais o pop/rock brazuca do que o inverso. os paralamas sempre foram bem recebidos por lá desde os anos 80. realmente (e me incluo nessa) temos um certo preconceito pelo cantado em espanhol, mesmo aceitando muita porcaria em inglês que, se traduzido para o portugues, daria vergonha ou vontade de rir. por que será que acontece isso? nem tudo é reggaeton...

18 comments:

iga_rio said...

Fala Tom,

Como comentei no topico anterior, isso é um preconceito besta nosso... mas principalmente depois que estive lá comecei a mudar de opinião... escuto Ataque 77 pra caramba e me amarro... los fabulosos cadilacs é muito bom.. e ainda tem os mexicanos do Café Tacuba !!! No inicio dos anos 90 tinha uma muito boa também do méxico chamada La Maldita Vencidad... chegou até a tocar na mtv daqui.

Abraços,

Alexandre Bobeda said...

Legal isso, Tom! Nada a ver ter preconceito com isso hoje em dia... Quando voltei de uma tour por Chile e Argentina este ano, trouxe muota coisa legal, como Gustavo Cerati, um guitar-man argentno que é rei por BsAs (ótimo!); La Oreja de Van Gogh, que são excelentes, com uma chica nos vocais e que fazem uma linha mais moderninha, com efeitos e eletrônica, embora rock; e La Mancha de Rolando, tb porteña, uma banda de rock com temas mais sociais muito boa cuja música "cabrón" foi hit no verão de lá... e só pra lembrar, Tom, Juanes é colombiano!

Tom Leão said...

valeu pelo toque, bobeda. o juanes tbm ja foi no jools holland. vi o show do oreja de van gogh no canal a&e no mes passado. acho que o ataque77 tocou no garage ha uns cinco, seis anos. tem tbm o molotov, que faz o maior sucesso por lá. mas tem uma banda argentina, com um nome só, que acho legal, mas nao lembro o nome agora. comprei qndo tive lá...

fabio fernandes said...

e bandas portugas ? alguém lembra do xutos & pontapés ?
esses, realmente, não desciam de jeito maneira. já o madredeus eu gosto bastante.
é engraçado mas os brasileiros fazem muito sucesso em portugal (gabriel o pensador, ivete, los hermanos ...) mas o inverso não acontece, pqe será ?

Otaner said...

Seria o babasonicos, tom? Ainda não ouvi mas já li falando bem a respeito deles. Assim, como já ouvi falar bem a respeito do oreja de van gogh, vou procurar.

Além dos que eu já falei no topico anterior, lembrei do El Otro Yo, não lembro de qual país, que tinha coisas bem legais, acho que acabaram.

E o Manu Chao? o Cara é frances/espanhol, mas é mto ligado a america latina, tem musica em varias linguas e acho que faz um razoavel sucesso entre o publico alternativo brasileiro, talvez por conta de ter morado por aqui, mas fato é que o Clandestino é um puta disco.

nelson soares said...

Adoro Cafe Tacuba, Sergent Garcia, Ska Cubano, Cartel de Santa...

E ouço muito Sindicato Argentino del Hip Hop. Os caras misturavam as batidas latinas com hip hop bem antes dos Orishas...

Acho que esse preconceito com o idioma existe e fica numa via de mão-dupla. Muita coisa boa daqui não pega com os hermanos por causa disso...

Tom Leão said...

isso, renato, os babasonicos! eles sao bem legais e os clipes que passavam na mtv latino tbm eram. cafe tacuba e plastilina sao do mexico. no caso de portugal tbm é um misterio. estive la certa vez para conhecer as bandas locais a trabalho, estavam na new wave deles, alguns vieram aqui, como o xutos e o gnr, mas nao colaram. gostava de uma chamada spleen

brunobbl said...

EU GOSTO MUITO DE MÚSICA FORA DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA COMO O GUSTAVO CERATI, LOS FABULOSOS CADILLACS, JUANES, JULIETA VENEGAS, CATUPECU MACHU, POR AE VAI E AINDA DIVIDIDOS.

VC CURTE TOM O MANO NEGRA E O KINKY ?

O ROCK FRANCÊS TBM TEM ALGUMAS BANDAS BOAS COMO KAOLIN, ELISTA E O MICKEY 3D.

ABS TOM

BOA PÁSCOA COM MUCHO CHOCOLATE. HE HE HE HE HE !!!!!

Felipe Passarelli said...

Fala Galera,

Legal o assunto, deixa realmente duvidas no ar.

Falando em espanhol, minha primeira queda (sem ser o menudos hehehe) foi a Shakira.

Podem falar o que quiser, mas ela é cantora que mais merece status la fora e aqui, tanto pela voz, carisma e garra.

Comprei aquele "Piés Descalsos" e ouvia direto, tinha uma versão do meme incrivel hehehehe

Mas bandas e cantores de lingua não são problemas pra mim hoje, e sim o que eles fazem pra se diferenciar.

Gosto muito da Islandia e Suécia, tem artistas maravilhosos, como na Noruega.

Tem o Dungen, Jens Lekman, The Sounds, Sigur Rós, Amiina, The Concretes, Peter Bjorn and John, Kent, The Knife, José González, Gus Gus, Múm, Benni Hemm Hemm etc

Algums deles cantam em sua lingua natal, mas o som abafa a dificuldade da lingua. Sons experimentais, psicodélicos, transcendentes, Drone, post-rock, coisa que se não encontra em outro lugar.

Acho que não gosto de quase nada em espanhol porque ninguém fez nada de diferente ainda, alias lembrei um Bacana recente que vai até tocar no Coachella: Rodrigo y Gabriela, dueto que faz solos, muito bom....

Falar do The Evens que não falei ainda.

Foi bem legal o show, todo mundo sentado, ouvindo furias contra o governo em slow motion. Muito bom o show e a banda.

Mas o local é mini mini mini, e ainda em contrução, caiu um pedaço do teto do meu lado do nada, mó lascão que poderia ter machucado alguém de verdade.

Só isso eles precisam rever, de resto até que é um lugar agradavel de ver shows pequenissimos.

Abraços :)

Tom Leão said...

no geral, o q acho dos hermanos é que a maioria faz um rock basico, muito proximo do feito americano ou ingles. eventualmente aparece algum grupo que subverte a parada. essa dupla que o felipe citou, rodrigo Y gabriela é muito boa (os vi no david letterman), bem como o miranda e amaral, pq fogem do som anglo-saxão. catupechu machu é punk. sim, ainda gosto do mano negra. e shakira é ok, tbm...

Alexandre Bobeda said...

Pô, Babasónicos é legal pra caramba! Os caras são muito famosos na Argentina... E o Fito Paez é outro porteño pra quem tiro o chapéu!

O novo disco do Maná tb é legal...

Tom Leão said...

vi um show o genitorturers na florida, ha uns dez anos. pra começar, na fila, 8 entre 10 usavam camisetas do marilyn manson! (qndo este ainda era under). no palco havia um policial para evitar abusos (tipo, na florida gen nao pode mostrar os seios, mas pôde pregar a pele do pau de um escravo num banquinho na boa!). o show era uma rotina s&m com musica metal. gen tbm é de orlando, como mr. manson...

fabio fernandes said...

poxa, agora que a conversa tava ficando boa eu tenho que me ausentar devido ao feriadão, mas boa páscoa para todos !

e, totalmente off topic (para rir um pouco), para quem curte, as novas da sinaf:

- 100% seguro. não para vc.

- vc quer a boa ou a má notícia ?

- de repente, vc não acorda de manhã e está rico.

Felipe Passarelli said...

Po que viajando o que, eu tava caretérrimo nesse show, nem alcool, nem agua, pq se você saísse do local onde estava não voltava mais.

Foi assim, tava mais pra frente do lado esquerdo da parada, sentado, depois que ele pediu pra todo mundo sentar.

Dai depois de um tempo, acho que o som ficou bem grave com a batera, e parte da parede, que estava colada com papel e durex, caiu do lado de um carinha do meu lado. O tamanho da parada e peso era de um ou dois tijolos, pra você ver.

Ele até brincou "acho que devemos parar o show".

Depois fui perceber que o estudio que fica nos fundos da casa da Audio Rebel onde rola o show, estava cheia desses papéis brancos com durex colado no teto, parecia ser infiltração.

Quem estava atrás não deve ter visto mesmo, eles tem que dar um jeito naquilo, pode até matar algum uma parada daquela na cabeça.

Gostou do Novo do NIN Tom? Não gostei muito, prefiro o With Teeth. Achei super bem produzido eletronicamente, mas o album fica cansativo depois de um tempo, a melhor musica é Vessel, tem 16 musicas. Trent murmura mais que grita e as musicas são muito estáticas, é daqueles albuns que no meio você já não quer mais ouvir, nota 6,0.

É isso, mas foi legal a beça o show, galerinha bacana....

ORBE said...

Sempre fui fã de Rock Latino.
O descobri o Rock Latino na década de 90.
Meus primeiros discos foram os da banda Soda Stereo, a maior banda do rock argentino e um ícone no cenário latino até hoje.
Depois me encantei com o mexicano Café Tacuba o grande boom do cenário, que revelou o tal movimento ro "rock latino" merecendo até a capa da Newsweek.
Os albuns "Re" do Cafe Tacuba e "Dynamo" do Soda Stereo são a discoteca básica do estilo.
Também admiro os colombianos do Aterciopelados, os mexicanos Plastilina Mosh e Telefunka (que falei no meu blog http://orbezine.blogspot.com/2006_02_01_orbezine_archive.html)
, e os os chilenos do Lucybell e do Los Tres , muito cultuados por seus fãs.
O grande ídolo latino da atualidade é sem dúvida Gustavo Cerati, ex-líder, guitarrista, vocalista e principal compositor da já citada e extinta banda Soda Stereo.
Gustavo empreendeu sua carreira solo com o aclamado album "Bocanada", onde uniu bases eletrônicas à sua guitarra mágica.
No ano passado ele lançou o album "Ahí Vamos", um retorno as suas raizes roqueiras, abandonando um pouco sua trip eletronica.
A tour de "Ahi Vamos " permanece ativa pela America Latina, e já o levou aos EUA, à Espanha e Inglaterra.
Infelizmente nem Gustavo e nem o Soda tocaram no Brasil, onde tem um número de admiradores bastante fiéis. Há inclusive uma comunidade só de fãs brasileiros do Soda Stereo no Orkut.
Certa vez o Soda Stereo chegou a cogitar uma apresentação no Brasil, impulsionada pela gravação da canção "De Musica Ligera" na versão do Paralamas do Sucesso, que posteriormente foi novamente "coverizada"
pelo Capital Inicial. Essa música fez um sucesso tremendo no mundo latino, embora não esteja entre as melhores da banda.
Há grandes artistas argentinos como os legendários Charly Garcia e Alberto Spinetta e o mais pop Fito Paez.
Aqueles que estiverem interessados em conhecer o trabalho de Gustavo Cerati, podem acessar www.cerati.com ou se quiserem conhecer também sobre o Soda Stereo, há o portal argentino Imagenanimal.com, do qual , incrivelmente (digo isso, porque sou brasileira) sou moderadora.
Um abraço à todos

Gudrun said...

Café Tacuba é bem legal, gosto também do La Lei e do Bacilos, essas 2 últimas são mais pra pop mesmo.
De rock latino mesmo conheço pouca coisa e o que já ouvi foi através de trilhas sonoras, mas acho interessante, não tenho preconceito.

Tom Leão said...

no geral, o que pega em a gente nao conhecer muito o som dos hermanos é que a lingua é meio chata (demora a se acostumar com o espanhol) e geralmente o que chega pragente é só a parte mais brega. e os latinos em geral são os reis da breguice, ne? mas, passando essa barreira, dá para encarar. e ainda tem o lance da rivalidade com os argentinos, que é fato

Unknown said...

Grande Tom,
Apesar dos pesares, o Jorge Drexler foi trilha de algumas surf trips pelo sul do Peru.
Quanto ao Mtv hits, tive a grata surpresa de conhecer a deliciosa Amy Winehouse, a gatinha tem voz de negona do jazz....

NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

My Photo
Tom Leão
Vanuatu
Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers