NA COVA DO LEÃO

Thursday, November 30, 2006

Alguns livros... e um filme

*por falta de tempo, aqui vai post compartilhado com o blog do RF:

Às vzs é bom dar uma folga para os ouvidos e azeitar os olhos e alimentar a mente. Daí, os livros. Li o "Dr. Roni e Mr. Quito", no qual Scarlet Moon conta a vida de seu irmão, Ronald Chevalier, um dos últimos malucos geniais da cena carioca. O último, de fato, pra mim, foi o Wally Salomão, com quem tive a chance de trabalhar num projeto em 2000. Ambos eram pessoas que falavam o que dava na telha, mas com base. Hj em dia as pessoas não sabem falar, reclamar, criticar, elogiar, pensar, pq lhes falta humor, estofo e inteligência (p ex, aprendi mais sobre jornalismo lendo Paulo Francis do que em toda a faculdade). Nem tanto é um romance ou bio, mais um apanhado de fatos sob os olhos da mana, que também é uma pessoa brilhante, sagaz e gentil. E uma das minha idalas qndo tinha 10 anos. Po, uma mulher chamada Scarlet Moon!

"Debaixo das rodas de um automóvel" é uma coleção de sonetos escritos pelo maluco beleza Rogerio Skylab. Poesias tortas. Quase tudo gira em torno de suas andanças e observações sobre o ser humano, a partir de Botafogo, do Rio, de seu quarto. Tem sacadas geniais. Como "Fósseis e estrelas". Às vzs é bom vc estar desligado, alienado de tudo à sua volta para perceber certas coisas. Rogerio escreve como compõe suas letras. Há um humor doentio por trás.

Esses dois foram digeridos rapidamente. Aí veio "História sexual da MPB", de Rodrigo Faour. Calhamaço. Por enquanto fiquei só nos encartes coloridos com as capas de discos. O autor faz um tratado sobre o sexo na música daqui. Outro que dá para ser lido aleatoriamente é "300 filmes para ver antes de morrer", de Alexandre Maron (um broder para assuntos televisivos), com auxilio de Alexandre Matias (esse, já colaborou com o RF e mantinha o site/blog Trabalho Sujo, com o qual já colaborei). É um guia pop com filmes q valem a pena serem vistos, independentemente de suas qualidades artisticas e históricas. Nem só de "Cidadão Kane" se vive. É bom também saber curtir um "Big Lebowski", bem soube dosar o Maron.

Agora estão na fila, para dias menos corridos, "A maior conquista de um homem", de John Farrel, romance inglês meio na linha Nick Hornby, sobre um cara casado que tem um quarto secreto fora de casa, onde pode ficar curtindo seus discos, fumando, jogando conversa fora com amigos, como se ainda solteiro e jovem fosse. Este me foi indicado por uma amiga. E, por fim, mas não por último, "O concorrente", de Richard Bachman (aka Stephen King), que deu origem aquele filme divertidamente bizarro com o Schwarzza, "O sobrevivente". Só que o livro é bem diferente, dizem quem já leu. Acho que até meados de dezembro eu já os terei devorado.

O filme? "1972", de Ana Maria Bahiana e José Emilio Rondeau. Ligações afetivas à parte, é um filme feito com carinho, que se nota nas atuações e em tudo à sua volta, sobre o amor de dois jovens em plena época da ditadura, no Rio. Estreou sexta passada e a trilha sonora, que é bem bacana (tem raridades d´A Bolha, Módulo 1000, Novos Baianos etc), já foi lançada. Pena que, como é filme nacional, sem apoio da globo ou chamadas na mídia, vá penar para achar o seu público. Na ZS só tá passando no Arteplex de Botafogo. Esse não dá pra baixar, galera!

9 comments:

fabio fernandes said...

tive o prazer de assistir a estréia de 1972 no festival do rio, com a presença da ana maria bahiana e do zé emílio e todo o elenco, e só o discurso do casal 20 mais cool do brasil me deixou emocionado. a forma carinhosa como o filme é conduzido compensa qqer defeito que a fita possa ter.

PEDRO BAMBAATAA said...

valeu o post...
já tinha lido sobre o irmão da scarlet no "noites Cariocas"

não sabia que ela mesmo tinha escrito sobre ele, o seu irmão...

o cd... bem legal a idéia, para nós conhecermos as bandas da época...

pois em vinil pouca coisa se acha nos sebos da vida...

off topic: "essa formação do cult que irá tocar aqui é a original"? alguns membros não conheço.. qual seriam a suas fichas?

abraços...

Tom Leão said...

esse anuncio do cult é mentiroso, ja que o baterista que vem com eles, o tommy tempesta, por exemplo, nao é da formação original do cult. ele era do white zombie e de uma banda hard rock ai que nao me lembro agora. originais memso so o billy duffy e o ian. bom, se alguem ai for ver o 1972 postem aqui depois suas considerações...

PEDRO BAMBAATAA said...

valeu tom pela informação do cult...

off topic:

que galera foi essa que comercializava drogas em festas...

o chefe um playboy malhado da barra, dono de uma veterinária...

um intrumentador cirurgico, boa aparencia e que fornecia uns dos
elementos para a confecção das
drogas...

caráio, essa sociedade está podre mesmo...

na minha época de festinhas o maximo que rolava era um porre ou algum mais saidinho que ia fumar maconha em algum lugar do lado de fora de festa...

loucura essa porra de drogas químicas...

abraços!!

fabio fernandes said...

acabei de ver os infiltrados e tô extasiado, pois era tudo que esperava do scorcese mas ele vinha deixando a desejar. tanto o elenco principal qto o coadjuvante.
a trilha tbém é muito boa, tem uma versão de comfortably numb, do van morrison, de arrepiar.
fiquei curioso para ver a trilogia original ...

bem que eu desconfiei deste anúncio do cult, principalmente pelo tempesta.

Felipe Passarelli said...

Fala Tom!

Falando em livros, é incrível como a technologia mudou (e facilitou muito) meu modo de ler.

Na verdade, nunca gostei de ler livros, mas sim o que me interessava realmente, não vou ser hipócrita e dizer que sou um "Saraiva-Man" porque nunca fui.

Sei lá, acho que é meio trauma de adolecência, onde a professora mandava ler aquilo em determinado tempo pra fazer prova. Como sou meio hiperativo, isso dificulta mais ainda tudo.

Mas de uns anos pra cá, tenho baixado muitos e-books/Audio-books, que facilitam muito a minha leitura. Nisso já "li" muitos livros do Shakespeare, biografias, e partes desses livros mais "importantes" mundiais.

Queria ter esse gosto pela leitura assim de sentar, pegar o livro e ler, mas como vc disse, são milhões de coisas pra fazer ao mesmo tempo, e vc vai prefirir fazer a que melhor te convém (ouvir musica claro e ler reviews/biografias).

Até recomendo esse programa "ReadPlease" (tem no Emule), tem várias nacionalidade de voz, e é como uma legenda, vai passando as palavras e a mulher ou o homem vão contando, numa precisão incrível).

Poisé, depois daquela primeira apreessão, fizeram outra no dia seguinte, que doideira, e GHB, coisa que vi uma vez na vida. Special K na minha época era bem normal, por isso nem me assusto.

Agora essa repressão toda, pra mim, me cheira a politicagem daquela delegada que se elegeu deputada.

É muito mais fácil prender as coisas no asfalto, sem armas, quadrilhas, brigas. Só inteligência mesmo, e isso abafa o caso maior, que é nos morros, onde a cocaina é muuuuuito mais usada que ecstasy, em porcentagem, assim como a maconha.

Obs: Já estão falando que Borat vai ganhar o Oscar de melhor ator, e nem é sacanagem. hehehee

Tom, afinal, quais foram OS SEUS melhores ALBUNS do ano e FILMES, tipo vc só falou do Rapture e Racounters, não deu uma lista de melhores albuns de 2006, BANDAS NOVAS GRINGAS E NACIONAIS, MELHORES SHOWS etc....

Pode ser?? queria saber o que vc ouviu/viu esse ano de bom.

Falou Tom, abraços!! :)

PEDRO BAMBAATAA said...

e aí tom? cadê o tópico "faça sua listinha" ou "voce acredita em alguma listinha ? "

sempre lia ao a do RF nos anos 80, naqueles tempos de pouca grana e sem MTV e NET, era um farol para mim, que morava e moro na ZN...

ABRAÇOS!!

Tom Leão said...

os infiltrados é legal, mas tbm é o jeito de scorsese ter o seu momento tarantino, embora ele tanh vindo antes de todos. ja a fonte da vida do aronofski fica bem abaixo de pi e requiem for a dream. vou dar uma conferida no labirinto do fauno. a gente no rf nunca gostou de fazer listinhas, mas o proximo post aqui da cova sera para vcs fazerem as suas...

fabio fernandes said...

é interessante saber que o papel do nicholson seria interpretado pelo parceiro habitual de scorcese, robert de niro. porém, como ele está ocupado com a sua segunda incursão como diretor, o personagem foi para o jack nicholson. inclusive, todo aquele componente sexual que o personagem costello apresenta é obra do nicholson, já que no roteiro original não aparecia assim.
a questão é: como seria a interpretação do robert de niro ? acho que algo a que já estamos acostumados qdo se trata da dobradinha (de niro/scorcese) e o nicholson realmente deu um gás (ou uma revitalizada, como dizem) na obra do diretor.
resumindo, um filmaço, uma parceria entre dinossauros, trazendo de volta o melhor de scorcese e o melhor de nicholson ...

NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

My Photo
Tom Leão
Vanuatu
Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers