NA COVA DO LEÃO

Tuesday, October 20, 2009

RONDA PORTENHA, PT1


1-DEPOIS DE QUASE UMA SEMANA EM BUENOS AIRES (ONDE SÓ ESTIVE MENINO), SÓ POSSO DIZER UMA COISA: A CIDADE É ESPETACULAR E O POVO MUITO BACANA. DE AGORA EM DIANTE, NINGUÉM MAIS VAI FALAR MAL DA ARGENTINA OU DE ARGENTINO DO MEU LADO.

1.A MARADONA É OUTRA COISA (RS). OS PROPRIOS ARGENTINOS TORCIAM PARA QUE A SELEÇÃO DELE NAO FOSSE PARA A COPA PQ ODEIAM-NO COMO TREINADOR. VI O JOGO ENQUANTO JANTAVA NO SAN JUANINO (SÓ UMA TVZINHA LA NO FUNDO PROS EMPREGADOS, PRA NAO INCOMODAR A FREGUESIA, COMO AQUI) E ELES QUASE TORCIAM CONTRA A SELEÇÃO. PORISSO, DEPOIS DA VITORIA, MARADONA DISSE O QUE DISSE. NO FUNDO, OS ARGENTINOS NAO QUEREM SER TOMADOS TODOS COMO MARADONAS, O QUE NAO SÃO. AO CONTRARIO, É UM POVO MUITO CULTO E EDUCADO, ATITESE DO DIEGUITO. DAI A VERGONHA DO EX-CRAQUE, ELE OS CONSTRANGE.

2-A CAPITAL FEDERAL É UM MISTO DE PARIS, COM SEUS CAFES, LIVRARIAS E BELEZA ARQUITETONICA INTACTA (CADA PREDIO E PARQUE MAIS BONITO QUE OUTRO, TUDO EM HARMONIA, COMO O RIO PERDEU DEPIS DOS ANOS 70, IMAGINE A PRAIA DO FLAMENGO E DE COPA ATE ESTA DECADA, COMO ERAM LNDAS COM SEUS PREDIOS HARMONIOSOS); E, ALIAS, GARDEL E O TANGO SAO FRANCESES); DE ITALIA, POR SUA GRANDE COLONIA FUNDADORA, QUE SE REFLETE NA COZINHA, MUITA SORVETERIA E MODO DE FALAR, COM UM TOQUE PRÓPRIO. HA ALGUM RESQUICIO DE INGLES (QUE TENTARAM INVADIR LÁ VARIAS VZS, DO QUAL HERDARAM O GOSTO PELO POLO E TENIS E FUTEBOL E ESCOLAS, TODAS COM AQUELES UNIFORMES BRITANICOS COMO NUM CLIPE DO BLUR, TERNINHOS E SAIAS AXADREZADAS) E UM GRANDE TOQUE COSMOPOLITA, MAIS NOVAIORQUINO DO QUE PAULISTA (QUE ESTÁ MAIS PARA CIDADE DO MEXICO, NA BOA).


2.1 FELIZMENTE, OS GOVERNOS LÁ MANTIVERAM OS GABARITOS (OS PREDIOS SAO TODOS BAIXOS E RETROFITADOS, COMO EM PARIS) E NAO MEXERAM NA ARQUITETURA COMO OS SUBORNADOS DAQUI (O RIO É UMA DAS CIDADES DE ARQUITETURA MAIS FEIAS DO MUNDO, NAO HA UMA CONTINUIDADE VISUAL, ONDE HA A BELEZA, PLANTAM UM PREDIO HORRIVEL NO MEIO, AQUELES DE VIDRO COLORIDOS ENTAO, QUE HORROR! NAO VI NENHUM DESTES LÁ). DAÍ TEREM UMA LIVRARIA COMO A ATENEO, QUE FICA DENTRO DE UMA QUASE REPLICA DO TEATRO MUNICIPAL DAQUI (ERA UM VELHO TEATRO ABANDONADO). IMAGINE VC NO MUNICIPAL COMO LOJA! E O RESTAURANTE FICA NO PALCO DE CENA. COMI LA ADMIRANDO OS AFRESCOS E TUDO O MAIS. QUE BELEZA. O MAIOR SILENCIO, TODOS RELAX USANDO O WI-FI, NINGUEM ENCHE TEU SACO. PODERIA MORAR LA (RS)


# E NAO HA A NEFASTA INFLUENCIA DE CULTURA AMERICANA QUE HÁ AQUI. FAST FOOD NAO É A TONICA (COME-SE MELHOR EM QQ ESQUINA PELO PREÇO DE UM BIG MAC, MEDIA 40 PESOS (OU, 20 REAIS)), PRESSA E DINHEIRO NAO É TUDO, NEM OBSESSAO PELA MAGREZA. OS PORTENHOS FAZEM TUDO NO SEU TEMPO (QUASE BAIANO, MAS EFICAZES, SUPER ATENCIOSOS E BONS NO QUE FAZEM, DO MOTORISTA DE ONIBUS AO GARÇOM E ATENDENTE DE LOJA), COMEM TUDO (MUITO QUEIJO, PRESUNTO, CARNE E DOCES), MAS NAO SAO GORDOS (SERÁ O VINHO?), AS RADIOS TOCAM TUDO E OS LOCUTORES NAO GRITAM (OUVI RADIO O TEMPO TODO, E NO TAXI VC PODE OUVIR UMA CUMBIA SEGUIDA DA NOVA DO CALVIN HARRIS!), QUASE FOMOS ASSIM NOS ANOS 80 E TUDO SE PERDEU EM MEADOS DOS ANOS 90, PORISSO A SECA DOS SHOWS PORAQUI, SE NAO HA RADIO QUE TOQUE TUDO, COMO IR ALÉM DAS BRITNEYS DE SEMPRE? O MOTORISTA DO TAXI QUE PEGUEI NO AEROPORTO USAVA UMA JAQUETA DO DEPECHE MODE. E ERA UM COROA. E SABIA O QUE ERA A BANDA (DISSE PRA ELE Q TAVA INDO NO SHOW E ELE FEZ O SINAL DE POSITIVO)


#TAXIS: SAO HONESTOS, NAO ENGANAM O CAMINHO E CONHECEM TODAS AS RUAS E BAIRROS. FUI A TODA PARTE E NENHUM DELES HESITOU NO CAMINHO OU DIREÇÃO A SEGUIR. ELES MEIO QUE CONTAM OS QUARTEIROES MENTALMENTE (TODAS AS RUAS SEGUEM A NUMERAÇAO NA MESMA DIREÇÃO) ENTAO QNDO VC PEDE UM ENDEREÇO, ELE JA SABE A DIREÇÃO E EM QUE BLOCO SERA O DESTINO. E MELHOR: NAO FICAM PUXANDO PAPO FURADO. QUIETOS E CORTESES, COMO DEVE SER. MAS DIRIGEM MEIO LOUCAMENTE.

3-COMO BUENOS AIRES É A CAPITAL FEDERAL (BRASILIA), CULTURAL (RIO) E GASTRONOMICA (SP) E NAO TEM OUTRA CIDADE NA ARGENTINA PARA COMPETIR, LÁ ESTÁ O MELHOR DE TODOS OS MUNDOS. ELES TEM UMA MINI BROADWAY (ATE O JOVEM FRANKENSTEIN TA SENDO MONTADO LÁ), MUITOS TEATROS E CASAS DE SHOWS (VARIAS IGUAIS OU MAIORES DO QUE O CLARO HALL), CINCO LINHAS DE METRO, ONIBUS A RODO, MUITO TAXI, VC CHEGA EM TODO LUGAR RAPIDO, NADA É LONGE OU ERMO COMO AQUI. O LUGAR DOS SHOWS A QUE FUI ERA TIPO NA BARRA OU NA ARENA EM DISTANCIA A PARTIR DO CENTRO OU ZONA SUL, MAS CHEGA-SE LOGO (EXISTEM VARAIS E LARGAS AVENIDAS QUE FORMAM EIXOS, ALEM DE AUTOPISTAS MAIORES E MELHORES QUE A LINHA VERMELHA/AMARELA, E SEM BALA PERDIDA NO CAMINHO)E DE TODO JEITO (DÁ 30 CONTOS DE TX, 15 REAIS) E OS LUGARES SAO MUITO BEM ESTRUTURADOS. O SOM DOS SHOWS DE PSB E DM FORAM SOBERBOS. E ENTRAR E SAIR DO LUGAR, LOTADO (ESTIMEI EM MAIS DE 20 MIL PESSOAS NA NOITE DM) É FACIL E RAPIDO PQ TODOS SAO ORDEIROS E SABEM SEGUIR UMA FILA OU PENSAR NO PROXIMO, TUDO CERCADO SEMPRE DE POR FAVOR, DESCULPE E OBRIGADO, QUE É O MINIMO Q SE ESPERA DO HOMUS ERECTUS QUE DEIXOU A CAVERNA E FICOU CIVILIZADO, SI?)


3.A OU SEJA, VC TEM TUDO ISSO EM CIDADES COMO LONDRES, PARIS OU NOVA YORK, MAS LA VC SEMPRE É VISTO COMO UM SUB DE TERCEIRO MUNDO (MESMO BEM TRATADO, É POR CORTESIA E CAPITALISMO), JA OS PORTENHOS GOSTAM DA GENTE MESMO, CONHECEM NOSSA CULTURA MAIS DO QUE NOS A DELES, OUVEM NOSSA MUSICA, CONHECEM NOSSOS ARTISTAS E GOSTAM DE NOSSAS PRAIAS (NO SUL). OU SEJA, SE VC TEM POUCA GRANA, NAO QUER FICAR 12 HORAS NUM AVIAO (DO RIO, CHEGA-SE LA EM 2HRS E 45), GASTAR POUCO E SER MUITO BEM TRATADO, BUENOS AIRES É O MELHOR DESTINO, ALÉM DA ESPETACULAR TEMPERATURA, MEDIA ANUAL DE 20 GRAUS, SEMPRE COM UM VENTINHO FRESQUINHO A ACARICIAR NOSSOS ROSTOS. ACHO QUE VOU PRA LA QNDO ME APOSENTAR (RS)

7 comments:

Sergio Luiz Valle said...

Vc descobriu a polvora TL! BsAs é um sonho e olha que moro no considerado melhor do Brasil que é no Rio2016ZS
Brasileiroo tem é inveja!Se pudesse mudava pra lá hoy!!

Felipe Proença said...

uau!!! não tenho preconceitos nenhum contra os hermanos, até porque somos todos americanos e sul-americanos. Gosto muitíssimo do Tango, principalmente Piazzolla, que é o Tom Jobim da Argentina. admiro a Argentina e os argentinos.... Mas essa Argentina que vc descortinou para nós, não só em relação ao tratamento dado aos brasileiros que visitam o lugar, como pela elegância e fineza europeia que vc diz que eles têm, é totalmente nova pra mim.... Enfim....
espero um poder conhecer Buenos Aires, que deve ser mais linda de perto que nas fotos.

Felipe Proença said...

....tem certeza que esteve mesmo na Argentina?

Tom Leão said...

TALVEZ AS REDES SOCIAIS AQUI SEJAM BEM MAIS FREQUENTADAS QUE EM OUTRAS PARTES DO MUNDO PQ A GENTE TEM MEDO DE SAIR NA RUA E PREFERE FICAR EM CASA PROTEGIDO, ALEM DE NAO GASTAR, JA QUE AQUI QQ PORCARIA CUSTA CARO E OS SERVIÇOS SAO RUINS (ATENDEM A GENTE AQUI COMO SE FIZESSEM UM FAVOR) JA OS POTENHOS SAEM BASTANTE, AINDA MAIS A NOITE, E AINDA MAIS APOS 1AM, PQ ROLA MUITO BARZINHO E CLUBE E É TUDO BARATO, DE GRAÇA (EM GERAL N SE COBRA NADA, VC ENTRA E GASTA COM BEBIDA) E TRANQUILO,,,

iga_rio said...

Por esses motivos que vc comentou que vou bastante ai !!! inclusive fiz um curso na UCA em Puerto Madero !! e tem mais.. já trabalhei com os caras e na area profissional eles mandam bem pra cacete !!! diferente de americanos e europeus que se acham os tais !!!

Abraços,

Gudrun said...

Lugar onde se possa sair depois de 1 am é a melhor coisa :)

Andrea Vieira Santos said...

A primeira vez que fui lá fiquei pensando o que seria do Rio de Janeiro hoje se a grana investida na construção de Brasília tivesse sido usada pra tornar o Rio sustentavelmente habitável.
Deu inveja!
Anos depois entramos num ônibus cheio da torcida do Boca em Buenos Aires e eles se levantaram para dar lugar pras mulheres. Desde então sou Boca Juniors desde criancinha!!!

NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

My Photo
Tom Leão
Vanuatu
Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers