NA COVA DO LEÃO

Sunday, September 07, 2008

a vibração do realce

Tava surfando canais e parei no Wohoo, um canal nacional dedicado aos esportes de ação cujos donos são ricardo bocão e antonio ricardo, a dupla surfistica do pgm "realce", pioneiro do genero na tv brasileira, pois começou em 1982, num canal que nem existe mais, a record/corcovado (atual cnt). o canal exibe o arquivo do realce, condensado em blocos de meia hora. vendo assim, em retrospecto, fica claro que o realce foi a versão tv da fluminense fm, guardada as proporções. surgiu na mesma epoca e mostrava entrevistas e clipes de bandas q nao passavam nos outros canais, sem contar que toda a sua trilha sonora acompanhava a mesma ideia, só bandas novas, daqui e de fora. o reponsável pela parte musical (clipes/trilha) foi o skatista cesinha chaves, que por acaso meio que fazia parte da turma de skaters com quem eu andava em meus teens (como era mais velho, ele andava no grupo dos vets). dois anos depois do realce, surgiu o vibração, pgm diario de meia hora no mesmo canal, este comandado mais pelo cesinha, que acabou me chamando pra cuidar da redação do pgm e tbm ajuda-lo na seleção de clipes e trilhas (eu nem sonhava ainda em trabalhar no jornal). foram seis anos de vibração (gravados num galpão em são cristovao) ate que a mtv brasil chegou e comprou espaços no canal 9, jogando pra escanteio os pgms que pudessem concorrer com ela. atraves do vibração alguem la da rede grobo viu meu nome e me chamou pra fazer a seleção do mixto quente, que apresentava novas bandas de rock ao vivo, domingos, filmadas nas praias (s. conrado, macumba) onde pude escalar livremente bandas q jamais apareceriam na grobo em outra situação, como detrito federal, voluntarios da patria, garotos podres, colera e tantas mais (o produtor jodele larcher me bancava frente ao diretor geral roberto talma, só assim musicas como "eu não pago nada" podiam ser gravadas e exibidas!) e assim, durante uns dois meses, o mixto quente fez historia (saiu do ar pq perdia do silvio santos!), nesse meio tempo, eu ja tava de frila no jornal e qndo esse barco afundou, mudei de midia (tv é um troço bastante estressante, ainda fiz la por uns 4 anos os textos para as cabeças dos clipes do flã-plástico). mas é bom situar a importancia do realce e dessa galera pioneira do rio, que apesar de diminuidos por serem surfistas, skatistas, plays da zs, tiveram mais importancia do que muita gente metida a besta com pose de indie e alternativo daquela época. ver o realce no wohoo é muito mais do que nostalgia, é a comprovação do fato. que resultou, 20 anos depois, no próprio canal da galera, ainda que restrito (tem na tva e em distribuidoras de cabo local pelo país). u-hu!

16 comments:

PEDRO BAMBAATAA said...

legal o posto, te concordo com o pionerimos do realce, mas aturar o sotque de playba do antonio pedro era dose...

que gostava mesmo era do cesinha, pq tb andava de skate, e o conhecia desde 78, quando eu comprava a revista de curta duração chamada "brasil skate"...

não sabia que tu, participava da
lista dos convidaddos...

porra, tenho até em VHS, um especial do programa com as mercenárias e um especial com os
clips do "X"...

um grande abraço!!

Anonymous said...

Caralho Tom ! De vez em quando zapeando me deparo com o realce , e na semana passada por acaso , rolou um gravado no Tivoli park , que era tudo pra mim na minha infância. Me lembro totalmente do realce , era bem moleque na época , tava entrando na adolescência , mas era uma referência forte de estilo e som (rock ingles !!) . E o mixto quente ?? Rss , só tu mesmo pra desencavar. Me lembro sim , assistia da casa da minha vó , lembro claramente de um domingo que rolou um show do tremendão (o cara !!) , e tocou uma musica orgasmo calmo , e a minha vó ficou horrorizada , rss . Mas hoje o meu balanço geral é que ainda bem que os 80 se foram há muito tempo ..

Tom Leão said...

poizé, vader, nao sou saudosista, vcs aqui sabem muito bem, odeio revival, anos 80 principalmente, mas quis lembrar desese programa pq ele teve seu valor e a galera fazia tudo por conta propria, sem grana de fora (o escritorio deles era no galpao de uma fabrica em sao cristovao, perto da barreira do vasco, que era do tio do antonio, e os pgms gravados num estudio alugado do jece valadão ali perto. merecem o reconhecimento

Tom Leão said...

fábrica, não, digo, gráfica. intergraf, ainda existe...

Unknown said...

tem mais outro lance, tom.

quando a mtv entrou no ar chamou o bocão, o antônio e a dominique scudera pra fazerem um programa no canal, o ombak.

diz a lenda que mesmo o programa tendo vida curta, foi tão bem aceito pela mtv gringa que acabou virando o mtv sports.

hoje em dia não tem espaço na tv aberta pra experiências, o recorte cultural foi limado pela tv brasil sem dó.

Tom Leão said...

verdade, marcelo. tinha ate esquecido do ombak. foi uma especie de calaboca da mtv com a galera do realce. depois eles se apropriaram da parada (pq ricardo e bocao sempre foram independentes, nao iam receber ordens de paulistas) e fizeram o mtv sports, que meio que lançou o marcio garcia, que era o apresentador. a dominiquea meio que sumiu. posou nua, andou com uns malandros famosos e queimou o filme, literalmente.

Alessandro said...

Gostava do Realce, era inovador em tudo!

Só que o Vibração era melhor!!!! hehehehe

Lembro de ter conhecido Red Hot num clipe que passou por lá: Fight like a brave!

Além de passar clipes de rap/hiphop nas terças, se nao estiver enganado.

Ai eram Public Enemy, LL Cool J ao vivo, NWA e por ai vai.

Lembro de ter visto primeiro o Beastie Boys por lá!

Além dos videos de skate e campeonatos que haviam acontecido no fim de semana anterior!

Era sensacional!

Tom Leão said...

poize, alessandro. o vibração era melhor, modestia a parte, pq era programado por dois skatistas, eu e cesinha. entao a gente evitava o rock e pop mainstream e ia direto so no punk, new wave e hip hop daquela epoca, que dava de dez no de hoje. ate pq, o vibra era uma versao, digamos, alternativa ao realce, menos surf e play, mais skate e indie (e mais pobre, tbm). a gente escrevia os txts em sobras de papel da grafica do antonio (bom, ja eramos ecologicamente corretos :-)) era uma epoca em que ser alternativo significava algo. como o pgm era diario (seg-sex), cada dia tinha um tema, o que tbm incluia os clipes e convidados. nao sei se eles tem planos de passar arquivos do vibra um dia no wohoo, vou perguntar ao cesinha...

fabio fernandes said...

realce, vibração, mixto quente, rf, novas tendências, flu fm ... estas as eram as nossas fontes na década de 80, uma era pré-internet/tv a cabo/celular/cd/ipod/dvd ... rsrs
não vou dizer aqui que "era feliz mas não sabia" pqe isto é um clichê saudosista de quem não viveu a sua época e fica se lamentando. eu tenho certeza que aproveitei bem o passado, aproveito muito bem o presente e pretendo aproveitar ainda mais o futuro ... rsrs

a uns dez anos atrás, trabalhei ali em s. cristóvão e qdo passava pela intergraf ficava olhando, lembrando do programa ...

e saudades da scudera :)

Tom Leão said...

bom, fabio, mas eu diria que o rf é mais anos 90, pq surgimos ja no finalzinho dos 80s, ja estavamos dentro da decada seguinte, mental e nas pautas sobre eletronica e as bandas de rock tipo raimundos, planet hemp e tal. realmente, nos anos 90, sem internet, eramos uma boa fonte de referencia (gastava mais de 30% do meu parco salario em revista gringa pra escanear as fotos!). nao tinha google!!!

nelson soares said...

Caraco! Eu via o Vibração TODO dia. Também foi uma grande fonte de influências musicais, "skatísticas" e "surfísticas" para mim, junto com a FluFM e com a Yeah!(revista de SP).

Engraçado é que sentia uma sintonia clara entre o som do programa e o som que ouvia na Maldita. Nunca me liguei que você fazia parte desta história...Fiquei feliz e até emocionado...rs(que bichice, mas é verdade, minha esposa está aqui do lado de prova).

Tom Leão said...

off; o show do solange to aberta sabado na fosfo foi legal, so um pouco longo. é uma performance a base de batidoes de funk, com dança e muito palavrão, mas de um modo mais rocknroll. o dj deles é bom, a dupla de frente é bem escrachada e ainda rolou a participação especial da mc chuparina, que era mais macho que os dois caras da banda (rsrsrs)

Tom Leão said...

off: nesse finde nos eua sai o novo ipod nano, mais fino e mais barato que os anteriores. mas, eis as coisas que o novo creative zen tem que o ipod nem sonha ter:

DivX/XviD support

WMV Support

SD Card slot with SDHC support.

Incredible 97dB SNR Audio Quality. (5G Ipod = 83dB, 2G Nano = 82.6dB)
16.7 million colour screen

Built-In microphone for voice
recording

FM radio

25hr music/5hr video battery life

4GB ZEN = $149
8GB ZEN = $199
16GB ZEN = $299

4GB iPod Nano = $199
8GB iPod Nano = $249
16GB iPod Nano = ???

Dr. Fernando Medeiros said...

Caramba Tom, costumo passar por aqui mas nunca comentei nada, mas dessa vez não posso deixar passar...

Acho que Vibração foi o primeiro radar musical que tive no começo da minha adolescência! Foi onde tive contato pela primeira vez com Beastie Boys, Public Enemy, De la Soul, Bob Marley, entre outras coisas... Não sabia que você estava por trás das carrepetas no programa! :) Tenho uma fitinha VHS gravada com o Circuito Mad Rats(Niterói, POA e SP)até hoje!

Na saída do show do Beastie Boys no Tim Festival de 2006, topei com o Cesinha na fila de espera da van e troquei uma idéia com ele. Ele comentou sobre esse programa Woohoo mas até hoje não consegui assistir pois pelo que sei o horário é meio ingrato!

Grande abraço...

Selma Boiron said...

Até Sõnia Boiron passou por lá de apresentadora. Ah, bem gostaria de ver imagens daquela época mas só tenho sky:(

Cesinha Chaves said...

O Woohoo, um canal inteiro 24 horas no ar só com esportes de ação, é produzido pelo comando da dupla Antonio e Bocão na mesma Unigraf e nos mesmos moldes dos idos Realce e Vibração!Indy style!
Fico contente com os depoimentos de todos e por hoje poder fazer parte de uma cena que praticamente não existia. A vida é a gente que faz! Quem espera e não corre atáz... sei não!
=)
Para quem quiser ter em casa o Woohoo, ou para vc que paga quase 200 contos por mês por um TV de assinatura, procurem a Oi TV ou a Via Embratel.
Abraço e boa sorte para todos, sempre!

NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

My Photo
Tom Leão
Vanuatu
Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers