NA COVA DO LEÃO

Friday, September 12, 2008

pesadelo industrial

Outro filme bastante esquisito e marcante é "Eraserhead", primeiro longa de David Lynch, que o começou a fazer ainda na faculdade, em meados dos anos 70, e só o lançou em 1978, chegando cá já em meados dos anos 80, via VHS. Acabei de reve-lo numa maravilhosa cópia baixada. Ele continua bizarro como sempre, só que quase entendi algumas coisas (rs). Mas a assinatura que Lynch usaria em seus filmes seguinte está toda lá: a estética de sonhos, o cenário retrô, os ruídos. A cena em que uma dona deformada canta "In heaven" (que depois foi gravada pelos Pixies) é a matriz da dança do anão em "Twin Peaks", p ex. O uso da fotografia p-b dá o toque extra. Seu ator-assinatura, Jack Nance, já defunto, faz o papel-título. Mas o filme é, sobretudo, baseado em ruídos industriais. Existem longas cenas sem diálogos, todas construídas a partir de ruídos diversos (máquinas, aquecedores). Tanto que, no futuro, Lynch dirigiria um espetáculo chamado "An industrial symphony", com a cantora Julee Cruise e seu arranjador favorito, Angelo Badalamenti. Qq dia "Eraserhead" volta à moda, assim como "Laranja mecânica" caiu no gosto dos emos por causa do visual de Alex. Tão logo o p-b e o industrial ganhem um revival, este é o filme que sintetiza tudo isso. Mas ninguepm vai entender nada (rs)
*notem no cartaz que o filme, originalmente, ganhou um certificado X da censura americana, vá entender o porquê...

18 comments:

pacheco said...

Esse foi o filme que eu mais entendi do david lynch!

Deve ter sido rated X porque é simplesmente um dos filmes mais pesados que eu já vi... mostra esse filme pra uma mulher grávida pra vc ver... (não que eu seja uma mulher grávida)

Abraços!

Tom Leão said...

e ja que a gente tem falado pouco de musica por aqui, o q vcs tem ouvido? ultimamente as unicas coisas que me chamaram atenção foram as tracks da uffie e o album do crystal castles. o rock tá mais do mesmo. o novo do bloc party é ok, o do spiritualized idem, to pra ouvir o glass vegas e gostei do novo mogwai, como sempre, pq é o de sempre (e sempre muito bom) e tbm do chromeo. ja o neon neon, q vem ai pro tim fest, achei bem caido, parece arena rock dos 80s! sera que melhora ao vivo? será que é uma piada? se for, n entendi

Felipe Passarelli said...

olá...

no momento estou ouvindo o death magnetic do metallica que está excelente, o melhor album deles desde o black album. assinado por rick rubin, porrada no ouvido, eles demoraram mas conseguiram chegar lá de novo.

- metronomy - nights out, excelente, uma mistura de devo e blur e justice. bem animado, melhor album de eletronica até agora esse ano.

- tv on the radio - dear science, ta demais tb, eles conseguem se superar a cada album, incrivel.

- The Bug - London Zoo, melhor revelação do dubsteb esse ano, bem focado no rasta e reggae com downtempo eletrônico.

essas albums são os que mais tenho ouvido nessa safra meio magra.

abs :)

Felipe Passarelli said...

po achei neon neon demais, projeto paralelo dos integrantes do super furry animals com mó galera.

o clima é mesmo oitentão, voltado pro dance cafona e clichê pop eletronico dos 80's, melodias pegajosas e vintage, acho que é um grower, vc vai gostando aos poucos.

esse album foi super elogiado pela critica, e nomeado pro mercury awards.

aliás WTF is Elbow?? banda chatinha a beça, ganhou do burial e radiohead.

mas bem, já dizem que o prêmio é conhecido por premiar não favoritos.

radiohead foi indicado 4 ou 5 vezes e nunca levou.

ano passado klaxons ganhou do black to black da amy. já era possivel esperar algo do tipo.

o nine inch nails cancelou o show de POA: Falta de público. NIN é muito restrito no brasi, não entendo, lotam arenas no mundo todo, super shows, aqui nem em sampa deve lotar.

abs

RENATO BIAO said...

fala grande tom!

o neon neon me remeteu mais a coisas do synthpop, technopop dos anos 80; achei bastante interessante de se ouvir.ao vivo são outros quinhentos...o novo bloc party achei irregular, me passaram a impressão de serem no momento uma banda sem rumo,procurando um direcionamento sonoro entre o eletrônico e o roqueiro. ainda assim achei este bem melhor que o decepcionante álbum anterior. friendly fires é outra banda de quem ouvi falar muito bem, esses remetem mais a coisas como klaxons e tal,mas dá pra ouvir sem medo.possuem influências de prince e dfa sound na música.o disco de estréia dos caras é bacaninha. gostei muito do novo disco do nomo,"Ghost Rock" - esse é pule de dez na minha opinião como melhor do ano até o momento.o disco de estréia dos caras bacaninha. os caras fundem fela kuti,MM&W e experimentalismo com pegada rock.mais moderno e atual que muita coisa por aí. mogwai sou suspeito pra falar, sou fã de carteirinha dos caras...na seara eletrônica recomendaria "london zoo", álbum de dubstep de um projeto chamado the bug.o novo do metallica me surpreendeu,excelente!
dos locais o "japan pop show",do curumim é uma excelente pedida.
coisas da antiga(neil young,gary numan,kraftwerk...por aí).

abraços!

brunobbl said...

AQUI EU OUVI O MAIS RECENTE DO VERVE O FORTH E TBM TENHO OUVIDO MAIS MESMO É ELTRÔNICO, LCD, LES RHTYMES DIGITALES , CHEMCIAL BROTHERS, JUNKIE XL NOVO, POR AÍ VAI...

ABS

Tom Leão said...

bom, vou dar uma segunda chance pro neon neon, ja que inclui galera do super furry animals (que amo) e nem sabia disso. me soou mais a grupos de arena rock com synths tipo survivor e styx do que a synth pop dos anos 80, que eu gosto. nesse meio tempo, baixei o novo do tv on the raio e vou começar a ouvir, junto commo do metallica que ja taqui faz dias. po, bem que o nin poderia jogar a data morta de poa pro rio!!!

Pedro Capistrano said...

po, to escutando o do Mogwai novo
ESSA BANDA É FODA DEMAIS !!! PQP
hahaha

Poxa, falaram mal do elbow :(
eu achei o ultimo disco tao lindo.Pra mim, mercury prize merecido.

O metallica novo eu achei legal, ainda to escutando.

Mas é aquilo, banda de metal atual melhor que os suecos do Opeth, nao tem nao rss
---------
Po, o NIN poderia tocar no rio ne..

Tom Leão said...

bonde do sat nite feva ta partindo pra ddk erotica e depois pro dama ver os bag raiders. vai la, felipe? o som deles é tipo justice, so que menos metalico.

falando nisso, disco do metallica é aquilo: bom como antigamente, mas a gente sabe que foi feito assim pra catar os fas que nao aguentaram st anger (como eu). legal, mas sou mais de voltar a ouvir master of puppets

me amarrei no metronomy (valeu a dica) e o tvontheradio é bom como sempre, mas tem que ouvir com mais calma. e desobri agora uma banda de hard rock francesa chamada fancy que é muito mais afetada que o darkness jamais foi ou será!

Tom Leão said...

outra: passei hj na letras e vi o nme que tem varias fotos da turne sulamericana do muse. nao comprei pq pagar 32 contos por duas paginas nao rola (o resto nao me interessou, preferi dar 20 na ew tv fall preview double edition). mas la tem um lance estranho: dominic diz que eles nao passearam na rocinha pq contaram pra eles, ainda em londres, que o arcade fire fez isso e saiu da favela todos nus e banhados em óleo (?!) nao sei se isso é piada de ingles, mas ele diz que é o papo q rola no meio musical lá no uk é esse sobre visitar favelas no rio!!! mas eles foram ao pao de acucar,sobrevoaram o cristo de helicoptero e comeram acaraje numa feira, segundo eles, "cheia de africanos vendendo coco"

pacheco said...

Death magnetic é muito bom! Ta cheio de auto-plágio (a cada minuto lembra uma música diferente da história deles), mas mesmo assim é muito bom.

Tom Leão said...

bom, queimei o neon neon em cd audio pra tirar a ma impressao do som em mp3 na caixinha e botei no som pro. consegui gostar de umas 3 musicas, mas, em geral, achei chatinho. o metronomy e o crystal castles sao bem melhores nessa onda synth, e ainda to pra ouvir o friendly fire. o novo sdo metallica é bem auto referente, rick rubin no comando, mas vou esperar o cd fisico pra sacar mais o som. achei ok

Alessandro said...

Os discos do mês até agora:
Metallica - Monster Magnet
Primary 5 - High Five
Weinland - La Lamentor
Mogwai

Felipe Passarelli said...

o death magnetic relembra mesmo várias musicas antigas do metallica.

The day that never comes lembra muito one. as letras das músicas relembram outras, muito bom mesmo, só achei a mixagem desse album muito overproduced. tudo muito loud e quase não da pra ouvir o baixo do trojillo direito, mas o kirk arrebenta nos solos de guitarra.

death magnetic é o confessions on the dance floor do metallica.

album bom é aquele que da vontade de ouvir toda hora, por tanto metallica já ganhou esse mérito, mesmo sendo musicas épicas, mas disseram que o rick rubin gosta mesmo de coisa muito alta mesmo.

adorei o bloc party, pelo menos eles estão dando upgrade no som, coisa dificl de uma banda fazer, bem melhor que mo AWITC, que pra mim foi emo.

no intimacy tem várias camadas, várias idéias, gostei bastante, não é melhor que o silent alarm mas dou 8/10 nele.

mogwai ta bom tb mas nada como Mogwai Young Team e Happy Songs for Happy People.

sugiro como pauta uma matéria com o neon neon no rio fanzine tom, como você muitas outras pessoas devem está viajando no projeto do gruff ryes e boom blip.

consegui comptrar vip ontem pra madonna pelo telefone, foi super trankilo não demorou nem 1h. vou ver a madge 2 dias!

tem que rolar umas promos aqui no blog pra shows no rio tom, antigamente tinha tantas promoções de shows, pq ta foda mesmo de querer e poder, muito caro os ingressos e um atrás do outro, acho até sacanagem.

como vc conhece muita gente, poderia sortear alguns convites pra cova ir aos shows tb né?? hehe

Ass: Cova Platinum Card

hehehe

Gudrun said...

Ouvi o novo do Mogway, ta muito bom!
Alguém aí viu o show deles no armazémn 5 ha uns 6/7 anos? Eu vi, foi um puta show!!

Tenho ido todos os dias na Mostra Rock & Totem, bem legal, e hoje acaba :(
No doc. "Groupies" tinha um groupie gay engraçadão, o melhor!
Abç,

Tom Leão said...

felipe, pra rolar promo tem que rolar a oferta de convites, e isso nao tem acontecido nem mais no rf, qnto mais aqui. neguinho nao libera mais nada, ate mesmo qndo é trabalho regulam geral crededence e convas.

fraulein, o show do mogwai no armazem foi foda, fez o teto da parada cair, pedaços da parede, geral indo pra longe do palco por causa do volume do som!!!

Tom Leão said...

houve tbm um filme bizarro dos tempos do inicio do vhs chamado "basket case", no qual um camarada carregava uma cesta com dois irmaos siameses dentro. pq ele fazia isso? pq queriam matar as aberracoes. pq? so vendo o filme, que, pelo que me consta, nao tem em vhs, dvd ou passa na tv, o lance é procurar na rede

nelson soares said...

Esse show do Mogwai foi demais! Me lembro que uma cabeçada se mandou antes do fim, desesperada com a tremedeira...rs

De repente foram no escuro achando que era tipo Coldplay...hahaha

NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

My Photo
Tom Leão
Vanuatu
Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers