NA COVA DO LEÃO

Thursday, June 01, 2006

THAT 70'S SHOW

há um certo cheiro de anos setenta no ar, ja notaram? na musica tem essas bandas todas que soam como zeppelin, purple, sabbath e companhia, tipo raconteurs, wolfmother, zutons, black mountain... ta saindo agora o 'almanaque dos anos 70', escrito pela madrinha do rf ana maria bahiana, nos mesmos moldes do 'almanaque dos anos 80' (a editora vai fazer tbm almanaques dos anos 60 e 50). e, ana maria bahiana e jose emilio rondeau (q me levaram pra essa vida de musijornalista) sao os roteiristas/diretores de um filme chamado '1972', que deve estrear em breve. hj cedo teve a prineira cabine em cinema do filme. eu ja tinha visto um copiao em vhs/dvd, mas nada se compara a ver na tela com som, fotografia e montagem adequadas. mais do que um filme de epoca, é uma love story baseada vagamente na vida de seus autores. tem o garotao da zona norte fa dos stones e a garotona zona sul que escrevia numa revista alternativa de musica. quem viveu a epoca vai sacar a parada e quem nao viveu vai gostar de conhecer um momento do pais, do rio, onde ser cabeludo e ouvir rock era crime (estavamos na ditadura militar). hj eh tao facil ser rebelde, nao? nao vivi a epoca, era um menino entao, mas isso nao impede de curtir o filme, que é bacana. wolfmother? ouçam a bolha e comparem! E ainda tem o Big Boy! Quem? Vão no Google...

15 comments:

fabio fernandes said...

bem, hj fiquei muito feliz ao passar na leonardo da vinci, no centro, e ver o almanaque dos anos 70 na vitrine. e, na semana passada, no unibanco arteplex, ver o cartaz de 1972 (já tinha visto o trailer "n" vezes).
pô, cresci lendo os textos da ana maria bahiana e do zé emílio rondeau, este casal formatou o meu cerébro na década de 80 (junto c/tom & calbuque, pepe escobar, jamari frança, ezequiel neves, thomas pappon etc.).
nasci em 73 e sou obcecado por saber tudo que aconteceu nesta época e apesar de ter muita coisa escrita sobre o período, faltava alguém antenado falar sobre cultura. e, com este almanaque, acho que devo me satisfazer.

já tá engatilhado o almanaque dos anos 90, escrito pelo sílvio essinger. e, dica, para o almanaque dos anos 00, pqe não tom & calbuque ?

Tom Leão said...

ainda no subject 70's, acabei de descobrir quer o canal multishow ta exibindo, na surdina, a tardinha, a serie 'freeks & geeks', que passou ha uns dois, tres anos na fox, sabado a noite, e nos eua foi cancelada na primeira temporada pq nao deu ibope. pq era boa demais! anos luz de 'that 70s show', por exemplo. vi na revista q ela passa quinta, as 15h30m, mas deve ter outras exibicoes. pra mim é das mehores series feitas nos anos 00

brunobbl said...

isso sem contar tom bandas q nem os brazões, o terço, novos bahianos, secos & molhados, raul e rita no auge de suas carreiras e ainda tinha o vímana com o lulu santos, lobão , ritchie garotinhos (ops ! garotinho hj em dia é uma palavrão. he he he he he !)

abs

brunobbl said...

apóio a sua decisão fábio com relação ao almanaque 00 para a dupla tom / calbuque.

acabei de comprar o almanaque 70 da ana maria. tá demais !!!!!

PEDRO BAMBAATAA said...

grande tom... vc ja´tinha mencionado em um post atras que a ana estava no rio... e agora vc me dá esta noticia... pqp!!

porra ídola na redação...

acompanhei com vc falou ela ajudar a montar o que viria a ser o rio fanzine...

a primeira publicação de rock no brasil no brasil foi dela e do seu marido, o zé rondeau, pela editora SOM TRES... uma revista que se chamou "as melhores bandas de ROCK" que,(acho que culpa dos caras da gráfica) cometeu a maior "rata" da história... acho que na hora da impressão, na matéria sobre o SEX PISTOLS, colocaram a foto do CLASH...
porém foi o primeiro veículo com informação que caiu em minhas mãos, época em que não exista, nem a flu fm nem a MTV...

fora isso anos atras foi me dado de presente uma encadernação de várias edições da (acho eu... a primeira revista de musica carioca ou brasileira) chamada ROCK(história e a glória)e tinha textos da ana e do maval...

tb tinha uma entrevista do patrick moraz.... um cara que foi tecladista do yes... ele entrou no lugar do rick wakeman... se lembram?

pois é... niguem melhor para fazer um almaque dos 70 que ana...

vou correndo comprar o meu...

abraço tom!

Tom Leão said...

vander, por acaso ana e ze tiveram um filho, o be, que virou meu amigao com o tempo, pq desde cedo gosta mais de som indie ingles do q do rock classico dos pais :-)) ele hj mora nos eua e até escreve resenhas de musicas para sites indies locais. ja o big boy foi um dj carioca q tinha pgms de rock na radio mundial am e tbm fazia bailes nos clubes de suburbio do rio divulgando o rock e o funk classico. mal conheci, pq ele morreu cedo, em 77 (teve um enfarte, era gordinho, fumante e tomava remedios para asma), mas minha mae ouvia o pgm dele todo dia (que, no sabado, era inteiramente dedicado aos beatles). ele tinha um pgm a meia noite chamado 'ritmo de boate', q era pre-clubber (!), so tocava grooves dancantes da epoca. ou seja, o cara era dos nossos e estava a frente de seu tempo. biiig boy!

Andre Gordirro said...

eu era moleque tb, nasci em 72, e confesso q, tirando a disco music e Star Wars (77), desgosto profundamente da década

e espero q esse Almanaque dos Anos 70 seja no mínimo melhor pesquisado que seu equivalente best-seller, que coleciona erros gritantes e continua vendendo q nem pão quente para os incautos (alias, o jogo do anos 80 tb tem uma pesquisa chulé e os mesmos erros)

fabio fernandes said...

o filho da ana maria chegou a escrever umas duas matérias para o rio fanzine, na década de 90, correto ?

Tom Leão said...

ao longo dos anos 90 o be passou pela fase grunge, indie e college (qndo entrou pra faculdade), entao foi um colaborador bissexto do rf, pq passou a ir a shows e festivais la nos eua e tbm fazia intercambio de discos comigo, principalmente no auge do seattle sound, era meu consultor :-) ate hj me manda umas mixtapes de lá. qnto ao meu filho, agora q ele ta despertando pro rock e derivados, nao to fazendo nenhuma pressao, ele mesmo ta dscobrindo o q gosta, ama o mars volta e tbm white stripes e soad, ta numa linha mais guitar rock, naturtal na idade. ae, vander, vou catar na bizz aqui em casa pra ver os eu email/carta!

iga_rio said...

Fala Tom,

Off-Toppic.
Cara estou em viagem aqui na Argentina (um pouco a trabalho um pouco a passeio) e vou dar uma dica show... tem uma megastore aqui no centro da cidade o nome dela è Dromo e fica na Rua Florida que tem cds com precos absurdos
o do Kaiser chiefs por exemplo tà 12,99 !!! ainda consegui uma preciosidades boas tudo com preco em conta...

Ps: desculpa os erros de acento, mais sabe como é esses teclados sem cedilha e til...

Abracos,

Felipe Passarelli said...

Fala Tom,

Tópico super hype e antenado adorei!!
hehehehehee

Eu jã havia percebido esse "Smells like 70's" faz um tempo também, e já conhecia o BR Nuggets tb, junto com minha re-descoberta dos Mutantes.

To lendo o livro do Nelson Motta, noite tropicais, muito bom, os bastidores da época, e fala também do rock como problema maior na época e a Bossa Nova a musica "liberada" e elitista.

É legal voltar atrás, e agora com essa facilidade vinis-mp3, conhecer coisas que nunca saberia que existiam!

Nossa Secos & Molhados eram realmente geniais, faziam um som totalmente a frente dos demais, assim como mutantes.

Ronnie Von com Mutantes no Volume 3, tendo sua voz reverbizada, coisas que nunca imaginaria. Pegue esse Damião Experiença, enterna esse doido!! hehehehehe

Muitos "loucos" que hoje tu pensa que fazem um som careta, faziam e aconteciam no passado, uma diversidade e musicalidade incrivel, que estava perdida em alguma loja de sebo.

O som Psicodélico brasileiro é o que me disperta mais atenção, engraçado que nos encontramos com várias identidades, formando um circulo musical, as vezes sons mais atuais e melhores do que o de hoje.

O que dá essa regionalidade de som e cresce a cada dia mais hoje é a cena de Recife, a continuação do que chico nos deixou.

Ontem, pra mim, ficou CLARO que Mombojó é a melhor banda nacional, Homem-Espuma é o disco do ano, e o Show mais original nacional. Eles são realmente muito fodas, a parada é essa misturar a porra toda, eletronico, rock, maracatu, breaks, forró. Essa é a identidade da nossa geração. Torço de coração (como o Felipe canta "Coração" já percebeu?) pra eles serem reconhecidos, vi chico nele, foi o que chegou mais perto dele até agora.

O show da Nação foi ótimo também, tava bem legal ontem o Circo, trankilasso.

Já até arrumei um amigo de Recife que ta dando várias dicas de bandas do novo manguebit: Del Rey, Bonsucesso Samba Clube, Seuzé, DuSouto, CÉU, Eta Carinae, todas elas vindas de outras bandas como sheik tosado e jorge cabeleira.

A internet ajuda muito nesse fator "conhecimento", o acesso a coisas impossiveis virou possivel.

Po eu ja tenho o Almanaque dos Anos 80, claro que vou comprar dos 70, adoro a Ana, muito fina ela! hehehe

E aí Tom voce tava no Show ontem? Não te vi!

Parece que Tim Festival até agora é Devendra Banhart (Setentista) com Caetano Veloso, CYHSY, Yeah Yeah Yeahs, Adult e Talvez Thom Yorke, mais informaçoes me fala ai tom to super curioso! Cade a divulgação do Tim ta na hora!!!!!!

Estrei firme e forte na Alien Nation, espero que volte a pelo menos ser parecido como era antes a bunker, amo aquele local, é um disperdicio o que fazem com aquilo.

Falou tom, engraçado q temos essa antena farejadora, muito bom e Wolfmother é o resumo disso tudo, amo!

Abraços Tom :)

brunobbl said...

fala tom

o q vc achou dos cds novos do mombojó e do d2 ?????

abs e bom finde.

Felipe Passarelli said...

O Que voce achou do Mombojo e do D2 novos Tom, voce não respondeu nada sobre...

To sabendo que homem-espuma vai levar o premio de melhor album do ano pela comissão de critica e arte de SP.

Eu não estava errado, nem cabulque! rs

Abs

Tom Leão said...

ae, galera, viram quem postou aqui? a propria ana maria bahiana!!! e eu nem falei nada pra ela. ia ate dar um toque no ze pra ele ler os post de vcs, mas a bacana mesmo achou a cova sozinha. quem sabe no futuro nao rola uma cabine do filme pros coveiros?

fabio fernandes said...

parabéns,
visita ilustra na cova,
bem vinda ana maria bahiana
e volte sempre ...

NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

My Photo
Tom Leão
Vanuatu
Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers