NA COVA DO LEÃO

Sunday, June 04, 2006

CATATÔNICO


Catatonia. Ou, a banda que foi sem nunca ter sido. me peguei no domingao mergulhado no som dessa banda galesa, que so lançou quatro albuns, e acabou em 2001, um minuto antes de estourar mundialmente. me lembro bem. eu tinha acabado de fazer uma grande materia sobre eles no rio fanzine, e a gravadora deles aqui, a warner, viu e me ofereceu um papo com a vocalista Cerys Matthews e o advanced do novo disco deles na epoca, 'paper, scissors, stone'. so q o papo nunca rolou, pq Cerys (pronuncia-se kéris) resolveu largar tudo, dias antes do comeco de uma grande turne que os levaria ate os eua, onde a banda ia ser lancada com boa divulgacao. nunca saberemos os motivos, mas acho que cerys se sentiu mal ao ver que ia se transformar numa musa pop (ja tava passando por uma crise nervosa). a capa do cd americano trazia uma foto dela mais sexy do que de costume. acho q ela nao tava a fim de deixar de ser de uma pequena banda indie do reino unido e entrar numas de turnes mundiais e coisa e tal (e ainda namorava o guitarrista da banda). ou nao é nada disso. o certo é que as letras do catatonia (a maioria escritas por ela) e a voz da dona eram da melhor qualidade, sem nada comparavel com qq banda hj em dia. entao, fiquei catatonico e to ouvindo os quatro discos da banda e o best of de enfiada, o dia inteiro...

18 comments:

Isabela said...

Engraçado...sempre achei meio estranho vcs terem demorado pra falar dessa banda. Uma pena não ter rolado a entrevista :(

O que eu me lembro é que na época a Cerys foi (finalmente) internada por conta do alcolismo, que já tava trazendo problemas à banda.

Enfim, tomara que ela não pare no "Cockahoop" e que a carreira solo dela finalmente deslanche.

brunobbl said...

oi tom

vc já ouviu o cd solo da cerrys q ela lançou em 2003, 2004 por ae ?

abs.

Tom Leão said...

poize, descobri o catatonia atraves do segundo disco, international velvet, q comprei numa viagem a londra em vinil e com ep extra de bonus no john peel. naquele tempo nao tinha p2p pra baixar mp3 na internet, entao nao dava pra dar conta de tudo, por isso o rf so foi falar deles depois do segundo disco, sabe isabela. se hj ja nao da pra ouvir e ver tudo, imagine antes, tendo q COMPRAR todos os discos :-)nao ouvi o solo da cerys, so uma faixa.

brunobbl said...

uma música q gosto do catatonia é dead from the waist down.

Felipe Passarelli said...

Ouçam Camera Obscura, todos os discos.

Só digo isso, já sou viciado ha tempos, e achei beeeeeem melhor que essa banda, o estilo é parecido.

Posso chamar o Camera de "Movie Band"?

é a cara deles, uma das melhores bandas atuais com vocal feminino.

OUÇAM! BAIXEM! PEGUEM!

RISOS abraços :)

Tom Leão said...

dificil escolher as favoritas do catatonia: road rage, post script, dead from the waist down, dazed beautiful and bruised, for tinkerbell, godspeed, mulder & scully, is there anybody here on drugs?, she's a millionaire, the mother of misogyny, beautiful loser etc. ainda nao ouvi os novos de mombojó e d2 e nem pude ir ao show por motivos incontornaveis. falando em movie band, o novo solo de mike patton se chama peeping tom e é baseado num filme homonimo ingles dos 60s. ja ouviram the sundays?

Felipe Passarelli said...

Muito foda o Peeping Tom, TOM!

Um dos projetos mais acessíveis dele, e tem participações ótimas de Bebel Gilberto e Massive Attack.

Vazou 3 meses antes de lançar, na internet, se acha tudo, não sei como, até o novo do Camera Obscura, que o Mr Lucio Ribeiro falou somente essa semana, jah tava rolando ha meses.

Tom, tenho o link dos dois CDS do Mombojó, caso queira não se envergonha em pedir, tamos aqui pra isso, um ajuda o outro, isso que faz a internet andar.

E estou chocado e revoltado com a morte do Rodrigo Netto, guitarrista do Detonautas, um absurdo que ainda vemos essas coisas acotecerem no país, o cara foi visitar o parente doente e voltou morto que absurdo, que raiva que da e a gente nada pode fazer. Que País é esse eu te pergunto?

R.I.P Rodrigo Netto que é mais uma vitima da impunidade do estado, Podia ser qualquer um de nós.

R.I.P Rodrigo Netto (Luto)

fabio fernandes said...

mulder & scully e dead from the waist down são as minhas preferidas do catatonia e a cerys ... sem comentários para ela, a mulher é sensacional em todos os sentidos.

este projeto do maluquete do mike patton conta com a bebel gilberto acho que em umas duas faixas.

Tom Leão said...

esqueci na minha lista de 'stone by stone', q foi o último single deles, ouvi ainda no pgm do john peel! nao achei o solo da cerys pra baixar nos sites q eu busco. vou continuar tentando. vou ouvir com calma o patton, ja baixei ha duas semanas, mas ficou na fila. tem mais gente bacana fazendo participacoes especiais, quase um nome diferente por faixa...

Tom Leão said...

comentei aqui ano passado, ainda no brogue antigo, o cagaço que tive voltando do teatro do norte shopping numa quinta feira depois da meia noite. tudo ali em volta fica entregue aos demonios, tudo deserto, escuro, abandonado. se der mole, perdeu playboy mesmo. por isso mantenho meu coche viejo, q ninguem quer, pq o detonauta so morreu por causa do carro bacana. nao deveria ser assim, mas ta cada vez pior circular nessa cidade. pior q as otoridades sabem onde sao as zonas de perigo, po, se ate a gente sabe, pq nao eles?

iga_rio said...

Fala Pessoal,

Aproveitando que tocaram no assunto também gostaria de deixar registrado aqui minha revolta contra a violencia no Rio... e concordo com vc Tom se todos nós sabemos quais são os locais violentos porque nada é feito ??? é revoltante.

Ps: Li sua resenha hj no O Globo sobre o filme A Profecia. vi o filme e concordo com vc é praticamente identico ao original... mais acabei gostando.

Abraços,

brunobbl said...

fala tom

acabei de receber de um amigo q veio de paris um pacotinho de cds incluindo raconteurs, wolfmother o best of do feeder, rakes e serge gainsbourg uma caixa de cinco cds dele e um tributo dele feito por gente como rakes, ff, por ae vai.....

esse filme da profecia to afim de ver mas estou esperando agora mesmo é o superman returns.

um disco q to ouvindo direto e gostando muito é o novo do pet shop boys, fundamental.

abs.

Felipe Passarelli said...

hehehehe poisé sou eclético até demais as pessoas não me entendem, e me dou com quase todo tipo de publico, desde o pessoal "fofinho" (que gostam diga-se de pasagem Belle & Sebastian, Camera Obscura, Weezer, Bjork, Giant Drag, CSS, BYOP, YYY etc) muito mangue (Chico, Eddie, CÉU, Nação, Mestre Ambrósio etc) na veia, ao mais classudo dos rocks como Wolfmother que ja gritava aqui na cova como um dos melhores do ano),

mas tem uma coisa nisso tudo: Todos pelo meu ouvido tem que soar bem, seja o que for.

Até no psytrance eu peneirava, preferia o mais trabalhado, o melhor, que tinha mais haver com Acid Techno, o chamado Hi-Tech Psy (Absolum, Dino Psaras, Dimitri Nakov, CPU etc (3D Vison) eu ainda toco em festas e isso me destaca muito).

Ta bom o novo do Keane ouviram? Valeu a espera, menos meloso que o outro, to digerindo ainda aos poucos. Adorei novo do PSB os Remixes estão ótimos! (sou movido a musica, sempre com meu ipod ligado, vou ficar surdo!)

Ei Tom,
como vai ser seu Set Sexta na Alien Nation? Electro-Punk??? Queria saber se tem como voce colocar meu nome em sua lista, fiz mal em pedir? fico com vergonha hehehehehe Promete ser do caraio a noite espero, amo a bunker!!!!

Abraço tom desculpa qualquer coisa!

Tom Leão said...

caray, muto bizaarro sandman, estudos biblicos!!! no prob qnto a nome na lista felipe, acho q posso botar ate uns dez malandros na lista. meu set sera misto, pq vou tocar entre os shows das bandas, entao vai ter um bocado de mashups, bootlegs com um toque de dark electro, claro :-)

fabio fernandes said...

daft punk no tim festival: já tava na hora !

Tom Leão said...

o disco do muse ja ta na rede, basta ir em www.mininova.org. baixei, mas inda nao ouvi. o daft punk vai tocar no rio (27 de outubro) e em sao paulo (29) no tim fest! o bloger andou fora do ar, entao demorou pra aprovar os comments aqui e nem deu pra fazer post novo ontem. e quem tiver de bobe hj (sexta) tem shows de luxuria e maldita na volta da alien nation a bunker.

Felipe Passarelli said...

Não fui ao Show do Weezer mesmo não, mas falo que as pessoas que gostam deles costumam ter esse segmento que falei.

Os clipes do Weezer não são fofos???

A banda faz a linha nerd fofa, sempre achei, com um toque de peso, mas o publico do show não sei mesmo, mas a galera que conheço sim, até pq show vai muita gente pelo evento e não pela banda.

To lá no Retorno da saudosa Bunker, acho que vai dar no que falar, vai ta a old school toda la (tomara!!xo emos chatos! kkk)

Espero bailar ao seu som também Tom, foda que vai ser pista dois como era antes, com a deusa Rosana na porta vai ser tudo de bom :)

Coisas novas que estou escutando:

Aphex Twin - Chosen Lords (acho que é o mais interessante trabalho dele, pelo menos é dançante, soube usar a tecnica dele sem ser viajandão)

Muse - Ainda estou digerindo, mas já posso falar que Knights Of Cydonia é uma das melhores tracks deles, da pra ouvir inteir na boa.

Scott Walker - The Drift - Album sensacional (ja ta na lista), psicodelismo ao estremo, som muito louco, nem um pouco radiofõnico, tem musicas de até 10-15 minutos, pura viagem musical e um vocal que parece um Elvis Lerdo (Ou do Anthony And the Jets...). Esse merece capa principal no RF, muito foda e ele tem toda uma história que vale a pena ler.

The Pippetes - Banda que segue o hype dos 70's, só meninas fazendo boop mas com letras bem sacanas, muito bom.

The Fierry Furnaces - Bitter Tea - Se vocês gostam da psicodelia do Super Furry Animals, com certeza vão adorar. Recomendo pegar o Blueberry Boat primeiro, outro fã de Mutantes.

Encontrei uma comunidade no orkut chamada "Timbres Psicodelicos", é isso que eu gosto mesmo, por isso mombojó entra nessa história, o timbre ta lá!!!!!

Se lembrar mais vou postando aqui, brazuca deem uma olhada no novo do Eddie e no Seuzé.

Lucio Ribeiro saiu da folha né, agora vai trabalhar com o Fabio Massari no IG! Levei um susto qnd li a coluna hoje!:)

Abraços

Tom Leão said...

Former Catatonia singer Cerys Matthews has revealed details of her forthcoming second solo album.

'Never Said Goodbye', the follow-up to 2003's 'Cockahoop', is preceded by single 'Open Roads'.

Matthews will also embark on her first UK tour for three years during July and August.

'Never Said Goodbye' was produced by White Stripes associate Stuart Sikes, Ben Elkins and Matthews herself.

The full tracklisting for the album is as follows:

'Streets Of New York'
'A Bird In The Hand'
'Oxygen'
'Open Roads'
'The Endless Rain'
'Blue Light Alarm'
'Morning Sun'
'Seed Song'
'What Kind Of Man?'
'Ruby'
'Elen'

NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

My Photo
Tom Leão
Vanuatu
Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers