NA COVA DO LEÃO

Thursday, June 05, 2014

ADEUS (OU ATÉ BREVE)?




  QUEM É DA GERAÇÃO SHOPPING CENTER NEM TEM IDEIA DO QUE VOU CONTAR. MAS, ATE OS ANOS 80, OS CINEMAS ERAM, BASICAMENTE, DE RUA. OCUPAVAM, GERALMENTE, O SEU PRÓPRIO PREDIO E, INVARIAVELMENTE, ERAM IMENSOS. QUANDO COMECEI A IR AO CINEMA SOZINHO FOI A EPOCA EM QUE ELES COMEÇARAM A SUMIR, FECHAR, VIRAR OUTRA COISA. A MAIORIA DELES, NO RIO, FICAVAM NA CINELANDIA (O NOME JA DIZ), TIJUCA (PRAÇA SAENZ-PEÑA E ARREDORES) E COPACABANA (MAS, NO MÉIER, HAVIA O IMENSO IMPERATOR, HOJE, UM CENTRO CULTURAL). NAO CHEGUEI A IR NOS METRO DE COPACABANA E TIJUCA (QUE FORAM OS PRIMEIROS DA CIDADE A TER AR CONDICIONADO, ERAM REPLICAS DE CINES METRO AMERICANOS, HOJE, OS DOIS SÃO LOJAS DA C&A), MAS O METRO PASSEIO (QUE DEPOIS, VIROU METRO BOAVISTA, MUDARAM A FACHADA E O MODERNIZARAM) ERA O MEU FAVORITO. A MAIOR TELA (150 GRAUS DE CURVATURA, MAIOR DO QUE A DO IMAX DO UCI), SALA ESTILO STADIUM, SOM SENSURROUND (O PRIMEIRO A TER, JUNTO COM O ROXY) E UMA PIPOCA AMANTEIGADA ESPETACULAR, FEITA NUMA MAQUINA AMERICANA, QUE, DEPOIS, FOI PRO CONDOR DO LARGO DO MACHADO, DA MESMA EMPRESA. ALIAS, O CONDOR, QUE TBM TINHA TELA 70MM, VIROU IGREJA EVANGELICA. E O METRO PASSEIO, TÁ LÁ, FECHADO E APODRECENDO.



  OS CINEMAS DE RUA, ALEM DE IMENSOS, NAO TINHAM LUGAR MARCADO, NEM ERA PRECISO SAIR APOS ACABAR A SESSAO. VC PODIA FICAR LA O DIA INTEIRO. ERA BOM PRA QUEM ESTAVA MATANDO AULA,  VAGABUNDEANDO. FIZ MUITO ISSO. JA FIQUEI HORAS NO PAISSANDU (QUE ESTÁ LÁ, FECHADO), DURANTE UM FESTIVAL DE SCI-FI, JA QUE CADA SESSAO EXIBIA UM FILME DIFERENTE (VI 'ALPHAVILLE' E 'IDAHO TRANSFER') E NUMA MOSTRA DOS IRMÃOS MARX. MAS, NOS CINEMAS DO CENTRO, ERA RUIM, PQ LEVAVA UM BANDO DE DESOCUPADOS E PRATICAMENTE MORAREM LA DENTRO. E ISSO IMPLICAVA EM MUITA GENTE ESTRANHA TE ASSEDIANDO OU TE SEGUINDO ATE O BANHEIRO. ISSO, MESMO ANTES DE ALGUNS PASSAREM A EXIBIR FILMES PORNOS (CASO DO VITÓRIA E DO ODEON). ERAM SALAS DE PEGAÇÃO. JA FUI INCOMODANDO ENQUANTO TENTAVA VER 'VESTIDA PARA MATAR', NO CINE VITORIA (ATUAL LIVRARIA CULTURA) OU NUMA SESSÃO DE 'MAD MAX 2', NO ODEON. ATE PQ, O CINEMA ERA BARATO. COM QUALQUER TROCADO, VOCE ENTRAVA NUMA SESSÃO. ACHO QUE, EM PREÇOS ATUAIS, COM QUALQUER CINCO CONTOS, VOCE ENTRAVA NUM. EU SEMPRE TINHA O SUFICIENTE NO BOLSO. E AINDA SOBRAVA PRA COMPRAR BALA.



  NAO LEMBRO EXATAMENTE QUAL FOI O MEU PRIMEIRO GRANDE CINEMA, PROVAVELMENTE, UM QUE TINHA NA PRAIA DO FLAMENGO, ONDE HJ É UMA IGREJA EVANGELICA, JA QUE FICAVA EMBAIXO DE MEU PRÉDIO (ONDE VI 'THE LAST WALTZ'). COMEÇOU COMO BRUNI FLAMENGO E DEPOIS, DIVIDIDO, VIROU LIDO 1 E 2. MAS, PREFERIA IR SEMPRE NOS MAIORES. ERAM MUITOS: METRO (ONDE VI OS DOIS PRIMEIROS 'INDIANA JONES'), ODEON (ESTREIA DE 'STAR TREK: O FILME'), PALACIO (THE EMPIRE STRIKES-BACK), ROXY (O PRIMEIRO ALIEN), RIAN (JA NO FINALZINHO, VI DUAS SESSOES SEGUIDAS DE 'BLADE RUNNER'), LEBLON (SOBRETUDO SESSOES DE MEIA-NOITE, A DO PRIMEIRO 'DURO DE MATAR' FOI FODA), CONDOR LARGO DO MACHADO (ONDE AVISTEI MA BABE, NUMA PRÉ DE 'OS INTOCAVEIS'), ART TIJUCA (QUE, COM O FIM DO CINE OLINDA, ALI MESMO NA SAENZ-PEÑA, SE TORNOU O MAIOR EM NUMERO DE LUGARES, MAIS DE DOIS MIL!), OPERA, NA PRAIA DE BOTAFOGO ATUAL CASA & VIDEO (ONDE VI 'LOGAN´S RUN' EM 70MM) E TBM OS DE SAO PAULO, COMO O COMODORO CINERAMA (ONDE VI 'BACK TO THE FUTURE 2'). EM SP, HAVIA O CINESPACIAL, QUE TINHA TRES TELAS SIMULTANEAS, MAS NENHUMA DELAS IMENSA. EM ALGUMAS DESTAS SALAS, HAVIA UM RITUAL. A CORTINA VERMELHA SÓ ABRIA DEPOIS DE UM CARRILHÃO TOCAR UM SINAL QUE NEM NO TEATRO. O ODEON, ATE BEM POUCO TEMPO, AINDA FAZIA ISSO (QUANDO FUI LA VER 'KILL BILL' E 'KICK ASS', TEVE ISSO). DAI, AS LUZES APAGAVAM E COMEÇAVA A EXPERIENCIA MAGICA (E ÚNICA) DE VER FILMES. NUM TELÃO (NADA DE TELINHAS QUE PARECEM HOME THEATERS, COMO NOS DE SHOPPINGS). ERA OUTRA COISA.



  MAS, PQ TO ESCREVENDO ESTE POST? PQ, NESTA MESMA SEMANA, UM DIA DEPOIS DO OUTRO, SOUBE QUE O ODEON, NA CINELANDIA (QUE, REFORMADO, ESTAVA TININDO) VAI FECHAR SEM DATA CERTA PARA REABRIR (O GRUPO ESTAÇÃO, QUE O GERENCIA, TA FALIDO, E A GRANA QUE A PATROCINADORA, PETROBRAS, INJETA NÃO É O SUFICIENTE PRA COBRIR OS GASTOS) E, SURPRESA MAIOR (JÁ QUE É TOMBADO), O CINE LEBLON, TBM (FICA NUMA AREA IMENSA, MUITO VALORIZADA, VIDE FOTO). NO CASO DO LEBLONZAO, PARECE QUE VAO MANTER SÓ A FACHADA (POR CAUSA DO TOMBAMENTO) E UMA SALA DE CINEMA, MAS VAO FAZER TODO UM NOVO PREDIO A SUA VOLTA E EM CIMA). O ODEON É DOS ANOS 20 E SE MANTEM INTACTO HA DECADAS, TENDO SERVIDO, NOS ULTIMOS ANOS, PARA PRE-ESTREIAS INTERNACIONAIS ('OBLIVION', DO TOM CRUISE, 'HANGOVER 3', QUE TROUXE TODO O ELENCO) E PALCO PRINCIPAL DO FESTIVAL DO RIO. O LEBLON É O ULTIMO REMANESCENTE DE UMA ARQUITETURA DE CINEMA QUE O GRUPO SEVERIANO RIBEIRO SEGUIA, E QUE TINHA SIMILARES NOS JA EXTINTOS PALACIO (SÓ SOBROU A FACHADA) E CARIOCA (NA TIJUCA), ALEM DO S. LUIZ ORIGINAL. UMA ESTETICA MEIO ART DECO, COM MARMORES E UNS REBUSCADOS NOS TETOS E LATERAIS (ACHO QUE ERAM TODOS DO MESMO ARQUITETO). DO ROXY, SOBROU FACHADA E SAGUÃO.



   ESPERO QUE ESTAS (MÁS) NOTICIAS NÃO SE CONCRETIZEM. JA QUE, HOJE EM DIA, NO RIO, OS UNICOS DOIS UNICOS CINEMAS DE RUA (E QUE MANTEM AS SUAS CARACTERISTICAS ORIGINAIS) SAO O ODEON E O LEBLON, AMBOS DA FAMILIA SEVERIANO RIBEIRO, QUE AGORA INVESTEM NAS SALAS KINOPLEX (ELES TBM SÃO DONOS DO ICARAÍ, SALA IRMÃ DO LEBLON, ARQUITETURA IDENTICA, QUE TAMBEM PERMANECE FECHADA, EM NITERÓI, QUE JA TEVE UMA CINELANDIA NO CENTRO). OS DOIS ESTAÇÃO, EM BOTAFOGO, TBM SÃO DE RUA, MAS FORAM BEM ALTERADOS E DIVIDIDOS, EMBORA O ESTAÇÃO RIO AINDA GUARDE INTACTO O PREDIO ORIGINAL QUE JA ABRIGOU O CINE STAR, QUE DEPOIS VIROU O PORNÔ BOTAFOGO. TBM EM BOTAFOGO, O ARTEPLEX HOJE OCUPA O ESPAÇO ONDE FORAM OS CINES CORAL E SCALA. NESTE CASO, AS NOVAS SALAS SAO BEM MELHORES DO QUE AS ANTIGAS, QUE ERAM POEIRAS DECADENTES. NA TIJUCA QUE JA TEVE MAIS (E MAIORES) CINEMAS DO QUE A CINELANDIA), NAO SOBROU NENHUM (O CARIOCA, QUE VIROU IGREJA UNIVERSAL, MANTEVE TODA A SUA ARQUITETURA INTACTA, PODERIA VOLTAR UM DIA, UM SONHO). E, SEM O ODEON, A CINELANDIA NAO TERÁ MAIS RAZAO DE TER ESSE NOME. TRISTE...

ADENDOS:

1-INFELIZMENTE, NÃO É SÓ NO BR QUE OS GRANDES CINEMAS DE RUA FECHAM. É UMA TENDENCIA MUNDIAL. EM MANHATTAN, P EX, HJ EM DIA SÓ SOBROU O GRANDE ZIEGFELD (ONDE VI A PRÉ DE 'ROGER RABBIT'), AINDA HJ, USADO PARA PREMIERES. NA ILHA, AINDA SOBROU O PEQUENO CINE DE ARTE PARIS. E SÓ (EXISTEM UMAS MULTISALAS AQUI E ALI E ALGUNS RESISTENTES NO TIMES SQUARE, MAS NAO TAO MAJESTOSOS). ALIÁS, O CENÁRIO É MELHOR EM PARIS, ONDE NAO HA SHOPPINGS NA AREA CENTRAL, E O AMOR PELA SETIMA ARTE É GRANDE. CINEMAS DE RUA RESISTEM E SEMPRE COM FILAS NA PORTA. O MAIOR DELES, O GRAN REX (ONDE VI 'IMENSIDÃO AZUL', REALMENTE IMENSA), HJ TEM MULTI USO, SENDO USADO TBM PARA FESTAS EM SEU ANEXO NOS FINAIS DE SEMANA. JÁ EM LONDRES, SOBROU, BASICAMENTE, O ODEON DE LEICESTER SQUARE (NUNCA ENTREI), MEIO QUE IRMAO DO ODEON CARIOCA, POIS FICA NUMA AREA CENTRAL TURISTICA E ABRIGA TAPETES VERMELHOS DESDE OS PRIMEIROS FILMES DE JAMES BOND. E, EM LOS ANGELES, TERRA DO CINEMA, ELES RESISTEM PQ A CIDADE É LARGA E ESPAÇOSA, MAS APENAS EM REGIOES COMO WESTWOOD (O BRUIN E O FOX) E EM HOLLYWOOD (CHINESE). INCLUSIVE, REFORMARAM O ANTIGO CINERAMA PACIFIC DOME.

2-À PARTE O FATOR NOSTALGIA, É CLARO QUE OS CINEMAS ATUAIS SAO BEM MELHORES, TECNICAMENTE, QUE AS VELHAS SALAS DE BAIRRO, QUE, EM SEUS DIAS FINAIS, JA ESTAVA BEM DEFASADAS EM SOM E IMAGEM (EMBORA O METRO PASSEIO JAMAIS TENHA CAIDO NESTE QUESITO, ATÉ O FIM, SEMPRE FICAVA EM PRIMEIRO LUGAR NA LISTA DE MELHOR CINEMA DO RIO). MAS, PERDEM NO QUESITO TELA. MESMO O IMAX DO UCI PERDE PARA QUALQUER BOM CINEMÃO ANTIGO, JA QUE DE MAX SÓ TEM O NOME, EMBORA O SOM SEJA SENSACIONAL (IMAX MESMO, SÓ EM NOVA YORK, LONDRES E LOS ANGELES). HJ, TEMOS TBM AS TAIS SALAS DE LUXE, QUE LEVAM PARA O CINEMA A EXPERIENCIA CASEIRA, DE VER UM FILME DEITADO E COMENDO, ALEM DA PIPOCA. MAS, NAO É ISSO QUE ME FAZ SAIR DE CASA. SE ODEON E LEBLON ACABAREM, SERÁ O FIM DE UMA ERA.

ATUALIZAÇÃO: INFELIZMENTE, O GRUPO SEVERIANO RIBEIRO CONFIRMOU O FECHAMENTO DO LEBLON PARA BREVE (DURA SÓ ESTE MES DE JUNHO). NO LUGAR, SERA CONSTRUIDO UM PREDIO COMERCIAL, QUE TERÁ TRES NOVAS SALAS DE CINEMA. VALE LEMBRAR QUE, QUEM CHORA AQUI PELO FIM DO LEBLON, PREFERE IR NO KINOPLEX DO SHOPPING, NA ESQUINA. ESTIVE LA VENDO O ULTIMO FILME DA SERIE 'HUNGER GAMES', E A IMENSA SALA ESTAVA SÓ COM UM TERÇO DA OCUPAÇÃO, ISSO NUM SÁBADO À TARDE, EM SEMANA DE ESTREIA. POR OUTRO LADO, O CINE ICARAI (IRMÃO DO LEBLON), FINALMENTE, DEVE EM BREVE VIRAR CENTRO CULTURAL. ESTÃO NOS ACERTOS FINAIS.

POR OUTRO LADO, O GRUPO ESTAÇÃO INFORMOU QUE O ODEON ESTARÁ DE VOLTA EM SETEMBRO (EEEHHH!), A TEMPO DE SEDIAR A NOVA EDIÇÃO DO FESTIVAL DO RIO. VÃO SÓ TIRAR O MOFO. E, ALI DO LADO, EM BREVE, O CINE PALÁCIO (QUE FOI TODO REFEITO POR DENTRO) SERÁ REINAUGURADO, AGORA COMO TEATRO. MAS O METRO CONTINUA LÁ, FECHADO E APODRECENDO...

(*NOS VEMOS NO TWITTER @TOMLEAO)

8 comments:

Cris said...

Post incrível, me fez lembrar dos cinemas de Curitiba, onde começou meu amor pelos filmes. E hoje acho que não tem mais nenhum cinema de rua (vou pesquisar).
Também fiquei em sessões seguidas, assisti muita coisa (boa e ruim) hahahhaha
Adorei.

Sala Especial said...

Sabia que, tecnicamente, NÃO EXISTE um lugar chamado "Cinelândia" no RJ? Ali é Centro. Cinelândia é o nome popular.

Gudrun said...

Tristes notícias. Vivi longos anos em Copa e fui a quase todos os cinemas de rua por lá, lembro de um na prado júnior pequeno e escondido. Onde agora é uma casa em vídeo na figuededo de Magalhães vi Rei Leão. Teve um q virou academia, vi todos os trapalhões lá. Na cinelandia vi Mib no Palácio e no fest. Rio vi Control. Paissandu vi Edukators (tinha até área pra fumante em 2004). Acho que nunca entrei no do Leblon...

EmersonMH said...

Muito bacana esse post. Não sabia dessas histórias em relação aos cinemas. Se o Odeon fechar, onde assistirei meu Anima Mundi? Naquelas salas pequenas da Fundição? :(

Sou tijucano "de nascença" e peguei a época final da "cinelândia tijucana". Na ordem de distância da minha casa, pelo que eu me lembro, em menos de 500 metros de distância, a gente tinha os seguintes cinemas:

1) Tijuca ou "Tijuquinha" (depois dividiu para Tijuca 1 e Tijuca 2) - Era o mais próximo de casa e tb muito grande. Eu ia quase toda semana. Lá assisti a Goonies, Gremlins, Top Secret e a tantos outros blockbusters. Lembro de muitas vezes ver gente assistindo aos filmes no chão porque não cabia todo mundo na sala (eu mesmo assisti no chão). Hoje, uma loja casa e vídeo

2) Art-Palácio Tijuca - o maior cinema que vi no Rio de Janeiro (como você mencionou Tom, cabiam quase duas mil pessoas ali). Justamente por ser grande, era o melhor cinema pra namorar. Bastava escolher um canto e vc sumia com sua namorada por algumas horas. Mas, logicamente, tb ia só pra assistir a filmes. Lembro-me de ter visto "Alien, o 8º passageiro" numa reapresentação, pois na época que saiu o filme eu não tinha idade.

3) Bruni Tijuca - que ficava no fim de uma galeria onde você descia por uma rampa até chegar na sala. Era pequeno e passava muita reapresentação. Lembro de ter vistos vários filmes da dupla Terence Hill e Bud Spencer nesta sala. Depois virou Star Tijuca e, hoje, é um laboratório.

4) Carioca (tb mencionado por ti)

5) América (ao lado do Carioca), que tb tinha uma tela gigante e curva. Hoje é uma drogaria Pacheco. Uma característica que lembro desse cinema era o carpete bem fofo na entrada. Seu pé literalmente afundava no hall de entrada.

6) Cine Tijuca Palace - Ficava tb numa galeria (a galeria do curso Miguel Couto). Meu pai dizia que passava filme de arte, especialmente francês, mas na minha época já era cinema comercial. Lembro que vi Indiana Jones 2 lá. Hoje, as salas estão abandonadas, que nem o Metro Boavista que está abandonado na Cinelândia.

7) Cine Comodoro - Lembro pouco deste cinema, que ficava numa galeria que hoje é uma igreja.

8) Cinema III - Um cinema enorme no fim de uma galeria. Virou a discoteca Mamute, que tb frequentei bastante (tinha discoteca e shows ao vivo). Hoje, uma igreja evangélica.

Além desses, antes da minha época ainda havia o Metro Tijuca (C&A como você mencionou Tom) e o Olinda (hoje Shopping 45).

Isso tudo numa época em que filme adulto era legendado, filme 3D era de terror e, por isso mesmo, sensacional. A entrada era barata e a pipoca idem. Tempos que não voltam e, pelo jeito, serão enterrados de vez com o fim das grandes salas.

EmersonMH said...

Muito bacana esse post. Não sabia dessas histórias em relação aos cinemas. Se o Odeon fechar, onde assistirei meu Anima Mundi? Naquelas salas pequenas da Fundição? :(

Sou tijucano "de nascença" e peguei a época final da "cinelândia tijucana". Na ordem de distância da minha casa, pelo que eu me lembro, em menos de 500 metros de distância, a gente tinha os seguintes cinemas:

1) Tijuca ou "Tijuquinha" (depois dividiu para Tijuca 1 e Tijuca 2) - Era o mais próximo de casa e tb muito grande. Eu ia quase toda semana. Lá assisti a Goonies, Gremlins, Top Secret e a tantos outros blockbusters. Lembro-me de muitas vezes ver gente assistindo aos filmes no chão porque não cabia todo mundo na sala (eu mesmo assisti no chão). Hoje, uma loja casa e vídeo

2) Art-Palácio Tijuca - o maior cinema que vi no Rio de Janeiro (como você mencionou Tom, cabiam quase duas mil pessoas ali). Lembro-me de ter visto "Alien, o 8º passageiro" numa reapresentação, pois na época que saiu o filme eu não tinha idade.

3) Bruni Tijuca - que ficava no fim de uma galeria onde você descia por uma rampa até chegar na sala. Era pequeno e passava muita reapresentação. Lembro-me de ter vistos vários filmes da dupla Terence Hill e Bud Spencer nesta sala. Depois virou Star Tijuca e, hoje, é um laboratório.

4) Carioca (tb mencionado por ti)

5) América (ao lado do Carioca), que tb tinha uma tela gigante e curva. Hoje é uma drogaria Pacheco. Uma característica que me recordo desse cinema era o carpete bem fofo na entrada. Seu pé literalmente afundava no hall de entrada.

6) Cine Tijuca Palace - Ficava tb numa galeria (a galeria do curso Miguel Couto). Meu pai dizia que passava filme de arte, especialmente francês, mas na minha época já era cinema comercial. Lembro que vi Indiana Jones 2 lá. Hoje, as salas estão abandonadas, que nem o Metro Boavista que está abandonado na Cinelândia.

7) Cine Comodoro - Lembro pouco deste cinema, que ficava numa galeria que hoje é uma igreja.

8) Cinema III - Um cinema enorme no fim de uma galeria. Virou a discoteca Mamute, que tb frequentei bastante (tinha discoteca e shows ao vivo). Hoje, uma igreja evangélica.

Além desses, antes da minha época ainda havia o Metro Tijuca (C&A como você mencionou Tom) e o Olinda (hoje Shopping 45).

Isso tudo numa época em que filme adulto era legendado, filme 3D era de terror e, por isso mesmo, sensacional. A entrada era barata e a pipoca idem. Tempos que não voltam e, pelo jeito, serão enterrados de vez com o fim das grandes salas.

Anonymous said...

Como moradora de Jacarepaguá, frequentei o CINE CISNE e o CINEMA BARONESA. Eram salas incríveis, mas também foram abandonadas aos poucos... O "Baronesa", na Praça Seca, virou "igreja" e "Cisne", hoje em dia, acho que virou nome de Confeitaria, lá pela Freguesia......

Blaxploitation said...

Ah, Tom... Infelizmente não conheci a maioria dos cinemões que você mencionou, mas seu texto me fez revisitar a sensação de frequentar alguns que não existem mais, como o Paratodos (que virou Universal, mas parece manter a bela arquitetura interna com detalhes em madeira) e o Art-Films, ambos no Méier. Tomara que o Odeon resista. Um abraço ; )

Unknown said...

Não se esqueça do Cine Azteca do Catete... assisti um ou dois filmes infantis quando era muito pequeno, e tenho quase certeza q um deles foi Asterix e Cleopatra. O cine Azteca tinha esculturas e uma fachada temática.A noite a iluminação era uma atração a parte.
http://cinemagia.files.wordpress.com/2009/11/azteca1.jpg

NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

My Photo
Tom Leão
Vanuatu
Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers