NA COVA DO LEÃO

Thursday, August 06, 2009

R.I.P. JOHN HUGHES


LEMBRAM QNDO FALEI AQUI (NA OCASIAO DA MORTE DO JACKO) QUE POUCOS MORTOS ILUSTRES ME TOCAM? POIS HJ EU PERDI UM TIOZÃO AMIGO, O DIRETOR AMERICANO JOHN HUGHES, QUE SE FOI AOS 59, CEDO, POR CONTA DE UM ATAQUE CARDIACO, EM NOVA YORK. FOI CHEGAR EM CASA E MA BABE ME DAR A NOTICIA (TBM NUMA QUINTA). ELE ROTEIRIZOU E DIRIGIU OS FILMES-SINTESE DA ADOLESCENCIA NOS ANOS 80, TIPO "SIXTEEN CANDLES" (GATINHAS & GATOES), "PRETTY IN PINK" (A GAROTA DE ROSA SHOCKING) E, PRINCIPALMENTE, SEU GRANDE CLÁSSICO, "THE BREAKFAST CLUB" (O CLUBE DOS CINCO), TODOS ESTRELADOS POR SUA MUSA JUVENIL, MOLLY RINGWALD (MINHA RUIVA GENGIVUDA FAVORITA, PQ ELA NAO ERA A PAT DA ESCOLA, MAS A GAROTA SENSIVEL). MAS O SEU FILME MAIS CONHECIDO AQUI NO BRASIL É "FERRIS BUELLER´S DAY OFF" (CURTINDO A VIDA ADOIDADO), QUE LANÇOU A CARREIRA DE MATTHEW BRODERICK, ALÉM DA COMÉDIA SCI-FI "WEIRD SCIENCE" (MULHER NOTA MIL) E VÁRIOS FILMES COM O JÁ FALECIDO JOHN CANDY. FOI A VOZ DE UMA GERAÇÃO, E QUE TBM, CAPRICHAVA NA TRILHA DE SEUS FILMES E AJUDOU A ESTOURAR A NEW WAVE AMERICANA E VARIAS BANDAS INGLESAS NOS ESTADOS UNIDOS (O SIMPLE MINDS DEVE TUDO A ELE, ENTRE MUITAS OUTRAS). R.I.P.

25 comments:

Anonymous said...

Poxa Tom , que choque ! Esse carinha realmente era o mestre lá na minha adolescencia ...
O cara falava a "nossa" lingua e era um delicioso escapismo assistir aqueles teens (que eu julgava "adultos" na época) fazendo coisas que eu sonhava tanto em fazer. Sem exagero , foram esses filmes que me deram vontade de fazer intercâmbio nos USA . Po , quem nunca sonhou em ser Ferris Bueller que atire a primeira pedra !! Aliás , esse filme é uma joia , uma coisa sensacional. Todo mundo acha que o Ferris era o herói , mas ele era o palhaço triste , já mostrava o vazio da america oitentista , mas sem ser cabeça ou coisa parecida , pelo contrário , era ironia fina .
Ferias frustradas é maravilhoso , Ela vai ter um bebe me abriu os olhos !!rs E pretty in Pink , o que dizer , só de ter alavancado o Jon Cryer já valeria , e o James Spader mandou mto bem ! Sem contar que me fez descobrir Psychdelic furs , rss . Esse ano até baixei p ver de novo , e desceu completamente diferente , mas mesmo assim bom p cacete. O esqueceram de mim é dele também , acho um puta filme !!Po Jonh RIP TOTAL !! Valeu mesmo ..

brunobbl said...

EU ACHO Q SÓ CURTINDO SAIU POR ENQUANTO EM BLU RAY SE NÃO ESTOU ERRADO.

TO QUERENDO COMPRAR OS OUTROS PARA FAZER A MINHA COLEÇÃO DELE.

ENGRAÇADO Q HJ ESTAVA OUVINDO NO CARRO PRETTY IN PINK DOS PSYCHEDELIC FURS. VC GOSTA DESSA BANDA TOM ?

brunobbl said...

O GO-GO'S FIZERAM PARTE DE ALGUMA TRILHA DELE ?

Tom Leão said...

TOTAL, VADER, VACATION, UMA COMEDIA FAMILIA POLITICAMENTE INCORRETA COM O CHEVU CHASE FAZENDO UM PRE-AL BUNDY! ELE TBM LANÇOU O ANTHONY MICAHEL HALL, Q ERA O AMIGO PENTELHO DA MOLLY EM SIXTEEN CANDLES E UM DOS CARINHAS DE WEIRD SCIENCE. EU VI VARIOS DESSES FILMES VARIAS VZS NO CINEMA (SO O BREAKFAST CLUB SAIU AQUI SO EM VHS, BASTARDS), E O UNICO DO QUAL NAO GOSTO É CURLY SUE, A MALANDRINHA, Q COSTUMA ROLAR NA SESSAO DA TARDE

Tom Leão said...

SIM, BAMBAATAA, EU JA GOSTAVA DOS PSY FURS ANTES DOS FILMES DELE, PQ TOCAVA NO MAU VAL DA FLU FM, MAS PRETTY IN PINK É DAS MELHORES MUSICAS DELES, Q ATE HJ VIVEM DE FAZER SHOWS REVIVAL NOS EUA JUSTAMENTE PELA FAMA Q O FILME DE HUGHES DEU PRA ELES POR LÁ (SAIU UM DVD DELES DESSES Q CUSTAM 10 CONTOS NAS MELECANAS, AO VIVO EM LAS VEGAS). POIZE, O FERRIS TA EM DVD, AGORA DEVEM LANÇAR UAM COELÇAO DOS FILMES POR CONTA DA MORTE DO CARA

brunobbl said...

BAMBATAA ? HE HE HE HE HE

AQUI É O BRUNO

Pedro Hollanda said...

ferris bueller é um dos meus preferidos, com certeza, e ele meio que antecipou toda a onda de melancolia "meu deus o que eu vou fazer da minha vida" que rola nos filmes de colegial hoje em dia.

aquela cena do museu, com a versão de "please please please let me get what i want" tocando enquanto o cameron encara o quadro... arrepiante.

e o john hughes foi homenageado ese ano no youtube, com o clipe feito por fãs de "lisztomania", do phoenix. essa é uma música que tem toda a cara dos filmes dele.

Tom Leão said...

FOI MAL, BRUNO, MEU PC DEU PAU QNDO EU TAVA POSTANDO (VOU TROCAR A MAQUINA SEMANA Q VEM, ELA JA DEU) E GUARDEI NA MEMORIA SO A LETRA B. O CARTAZ DO FILME ABAIXO QUE REPLICA O DE TBC É DO DOC AMERICAN TEEN, Q JA TEM PRA BAIXAR E TA PRA ESTREAR AQUI HA SEMANAS. ELE MEIO QUE FAZ UMA COPMPARACAO ENTRE OS JOVENS DE 20 ANOS ATRAS E DE HJ. EU JA BAIXEI MAS INDA NAO VI. PEDRO (ZÉ) NAO VI ESSA HOMENAGEM DO YOUTUBE, NAO. VEREI

PEDRO BAMBAATAA said...

porra, realmente esses filmes são a síntese da juventude eighties...

tem também o ABAIXO DE ZERO, que acho bem oitenta...

dessas bandas que vc mencionou no post, tom, acho que a maior força foi pro NEW ORDER, quando saiu SHELLSHOCK no GAROTA COR DE ROSA..

UM ABRAÇO!!

Marcelo Delfino said...

Caramba. Lá se foi outro gênio. John deixou uma obra cinematográfica irretocável, mas teria entrado para a histórica mesmo que tivesse feito apenas o filme de Ferris Bueller.

A essa altura, os anjos devem estar homenageando Hughes imitando aquele professor do Ferris: "Bueller? Bueller? Bueller?".

fabio fernandes said...

eu ainda tô chocado com essa notícia !!!!!!!!!!!!!

Alessandro said...

Além destes filmes citados tem também o "Te Pego Lá fora!", em inglês chama-se "Three O'Clock High". Também bem legal, com trilha sonora muito boa e dizem que o Spielberg deu uma ajuda na direção, mas pediu anonimato!

livia said...

breakfast club começa com uma citação do david bowie.
o filme é tão inesquecível que eu coloquei pra ver hoje,achando que ia estar datado, e nada, continua mais atual do que nunca...chorei demais,com trilha sonora do the minds então foi o êxtase.Homenagem pro cara pelo amor de Deus, uma trilha sonora dele do yello, sei lá,lembra do yello man?do curtindo a vida adoidado?era eletrônico e só com umas onomatopéias sussurradas, e bem engraçado.

Tom Leão said...

POR ISSO, SENTI DE NOVO AQUELA MELANCOLIA E QUASE CHORO, QUE NAO ROLOU POR JACKO, MAS ROLOU POR LUX, AO ESCREVER POST PRO BLOG DO RF SOBRE HUGHES E LEMBRAR DE SIXTEEN CANDLES, O PRIMEIRO QUE ELE DIRIGIU, COM MOLLY RINGWALD FRESCA E JOVEM, CHATEADA PQ NO DIA EM QUE FEZ 15 ANOS NINGUEM DA CASA SE LEMBRA PQ A IRMA MAIS VELHA DELA VAI CASAR, COM A MUSICA TITULO DOS STRAY CATS TOCANDO NO LETREIRO. QUE FILMINHO BACANA ESSE...

Tom Leão said...

DIGO, 16 anos, claro :-)

Alessandro said...

Desta eu não sabia!

Alguém sabia que fizeram um sitcom com o nome "Ferris Buller" que só durou uma temporada?
Não usaram nenhum dos atores originais do filme, tendo inclusive Jennifer Anistonn como a irmã do Ferris!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=gy0D7G5nl24

piranhacamuflada said...

nossa nem sabia, e eu querendo fazer um post sobre ele outro dia, pq meu namorado mais novo não sabia quem ele era e acabei pesquisando e revendo um monte sobre esses filmes q tanto adoro e marcaram demais!

mais um herói.

:(

Felipe Proença said...

Uma pena. Uma grande perda. Só agora o cinema americano utiliza adolescentes de verdade fazendo papeis de adolescentes, o que é muito legal. deve ser por isso que a meninada de hoje se identifica mais quando vê essas séries de agora, do que antes. eles se vêem na tela. Mesmo assim o John Hughes fez ótimos filmes descompromissados, leves, originais e divertidos nos anos 80. deixou sua marca. pena. Ainda foi o responsável pelo surgimento da gracinha,e infelizmente sumida das telonas Molly Ringwall.

Felipe Proença said...

...outra que infelizmente sumiu de vez das telonas foi a phoebe cates.
o ultimo filme que ela fez foi há seculos atras, ao lado do tim roth.
eu quando era moleque era apaixonado,louco por ela. era uma das atrizes americanas mais lindas daquela geração. assim como a m. ringwall,ela tmb largou de vez o cinema.

Tom Leão said...

PELO Q SEI, A MOLLY CASOU E FOI MORAR NA FRANÇA, JA HA MAIS DE DEZ ANOS. ELA APARECEU RECENTEMENTE COMO UMA PROFESSORA NUM FILME DE TERROR RECENTE, FAZENDO UMA AUTO-CITAÇÃO, NAO ME LEMBRO EM QUAL AGORA. OUTRA Q SURGIU NESSA TURMA, BELA E TELENTOSA, E QUE SUMIU, FOI A MARY STUART MASTERSON. ELA ESTRELOU "SOME KIND OF WONDERFUL", DO HUGHES, Q É UMA VERSAO INVERSA DE PRETTY IN PINK, ELA FAZ O PAPEL Q SERIA DO JON CRYER AJUDANDO A MOLLY NAQUELE. ELA ERA DO TIPO DE ATRIZ Q SEGUIRIA UMA CARREIRA SOLIDA, ERA BEM MELHOR Q A MOLLY,,,

Pedro Hollanda said...

a molly voltou à tv, ela tá numa série americana chamada "secret life of the american teenager", onde ela faz a mãe da principal! a série só passa lá, infelizmente...

a phoebe cates casou com o kevin kline e meio que parou de atuar... virou mãe em tempo integral.

Andre Imbuzeiro said...

Puts, to very very sad agora.
Ando baixando todos aqueles filmes e guardando para revê-los no formato original, visto que sempre assisti a esses filmes na tv, dublados.
Eu me acho com muita sorte de ter visto e prestado atenção a esses filmes, fizeram minha cabeça pra muita coisa.
E olha que coindidência! neste momento está tocando Weird Science na My 100 (rádio 80's no itunes) haha

Tom Leão said...

OFF: TIVE QUE IR NO SHOW DO INSOC POR OBRIGAÇÃO DE TRABALHO (VI O FELIPE LÁ), O QUE SÓ ATESTOU O QUE EU JA IMAGINAVA DA BANDA: NAO PASSAM DE UM TRUQUE QUE DEU CERTO NO BRASIL. SYNTH POP DE QUINTA, LETRAS TATIBITATES, UM SHOW COM VISUAL DE BANDA ELETRONICA POBRE E UMA PLATEIA TIPICA DE FESTA DE SOM TRASH ANOS 80, ALGO PATETICO. EU TINHA UMA IMPRESSAO MELHOR ANTES ;-)

iga_rio said...

Fala Tom,

Tenho quase todos os filmes dele em DVD... o engraçado é sempre colocarem o Clube dos cinco como filme de sessão da tarde, sendo que o filme nunca passou sequer na Tv aberta aqui.

Eu vi no video cassete na época e anos depois na tv paga.

Abraços,

Marcelo Delfino said...

OFF: Lá vem Tom Leão implicando com os fãs do InSoc novamente, como fazia há 20 anos atrás...

Particularmente, eu gosto daquele disco Information Society e mais ainda do Hack. Ouvi os discos posteriores, mas estes chegam a ser constrangedores de tão clichês. Bem fizeram em iniciar outros trabalhos e fazer do InSoc um mero projeto paralelo.

Há de se convir que o InSoc só deu certo por aqui por causa do trabalho massacrante de jabá de sua gravadora brazuca na época (a Stiletto) e da rádio Jovem Pan FM. A ponto de até hoje o grupo se apresentar regularmente por aqui, até em feiras agropecuárias.

NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

My Photo
Tom Leão
Vanuatu
Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers