NA COVA DO LEÃO

Monday, June 15, 2009

BAIXA FIDELIDADE

FIQUEI TRISTE EM SABER QUE A ÚLTIMA VIRGIN RECORDS DA AMÉRICA FECHOU AS PORTAS ONTEM, NA UNION SQUARE, EM NOVA YORK. ESSA ERA A MINHA FAVORITA DE MANHATTAN, PQ, COMO FICAVA NA AREA DA UNIVERSIDADE, TINHA UNS LANCES DIFERENTES DA DE TIMES SQUARE, QUE ERA MAIS POVAO. OS VINIS E CDS INDIES E AS CAMISETAS ERAM DIFERENCIADAS. PODEMOS ATE DIZER QUE AS LOJAS (E, POR TABELA, AS GRAVADORAS) MERECERAM, JÁ QUE VENDIAM CDS POR MAIS DE 20 DÓLARES (NO ULTIMO DIA, ELES TAVAM CUSTANDO SÓ DUAS DOLETAS!), MESMO COM OS CUSTOS EMBUTIDOS. A INDUSTRIA DA MÚSICA PAGOU CARO PELO SEU ERRO E POR NAO TER DADO A DEVIDA ATENÇÃO AO MP3 E À MÚSICA BAIXADA, EM VEZ DE COMBATE-LOS. O TRISTE É QUE, POR MAIS FACIL E BARATO QUE SEJA BAIXAR, NADA SE COMPARA EM VC CHEGAR NUMA LOJA, NAVEGAR POR ELA, FAZER AMIGOS E DE LÁ UM POINT. AGORA, LÁ EM NYC, SÓ RESTAM DE BOAS AS LOJINHAS OTHER MUSIC, QUE FICA NA LAFAYETTE ST, NO VILLAGE, OU A BLEEKER BOB´S, PERTO DE ONDE ERA O CBGB, QUE VENDE MUITAS RARIDADES E EDIÇÕES ESPECIAIS. R.I.P. VIRGIN US. (mas ainda existem lojas na europa e asia)

20 comments:

atlantic said...

É triste ver as lojas de disco fechando, mas isso já era esperado. Estamos em 2009 e as gravadoras ainda não sabem muito bem o que fazer para "resolver a questão do mp3". Insistem no combate, mas não remontam suas políticas de preço. São uns despreparados que só conseguem pensam em dois pólos: margem de lucro e promoção para queimar estoque.

Fazendo uma analogia meio boba, é como se você visse um trem chegando e ficasse no meio do caminho. Aí você começa a pensar: tá vindo muito rápido...entro nesse trem e tento pegar o melhor assento ou tento impedir que ele prossiga viagem? Já sei! Vou chamar 200 advogados e colocar os caras aqui na linha do trem!

Dez anos depois, o resultado não poderia ser diferente: você tem milhares de advogados atropelados pelo trem e fica pensando que deveria ter entrado logo naquela droga.

Tom Leão said...

POIZE, ATLANTIC. QNDO, HA DEZ ANOS, O NAPSTER APARECEU, A INDUSTRIA CAIU EM CIMA, COMO SE FOSSE UM CRIMINOSO, UM TERRORISTA. NAO VIRAM QUE PODERIA SER UM ALIADO, UM RENOVADOR, DEU NO QUE DEU: SURGIRAM MILHARES DE OUTROS PRA COMBATER A INDUSTRIA (E OS ARTISTAS PERDULARIOS) E AGORA O NAVIO TA AFUNDANDO DE VEZ. SO O ITUNES MEIO QUE VINGOU NOS EUA

Tiago Velasco said...

Eu tb gostava muito daquela Virgin. Lá comprei uns disquinhos bacanas a preços bem razoáveis: no máximo 10/11 dólares. Foram: AC/DC, Richard Hell, The Sonics, Weezer e New York Dolls.
Nem são discos difíceis, mas o preço compensava. E era divertido passear naquela loja.

Anonymous said...

É inevitável o négocio da musica , como conhecemos , acabar , porque a situação se tornou irremediável depois do download livre. Durante algum tempo ainda vai existir magazines tipo americanas vendendo coisas bem populares em cd , mas , pode anotar , nos proximos 10 anos (talvez metade disso) não vai se achar cd para vender , nem em Fnac , nem em qualquer lugar , nem havera qualquer lançamento , nem pirataria , nem independente , porque assim como vinyl , as fabricas nao vao mais prensar. O CD vai se tornar um artigo para colecionador "excentrico" , mais ou menos como seria escutar hoje em dia fita de rolo.
Mas é realmente chocante. Até 10 anos atrás metade da graça em viajar pra fora era ficar fuçando discos , e basicamente , acho que a vida de todo mundo q frequenta esse blog , em parte gira em torno dos seus discos , livros e filmes.
E eu pergunto pro Tom e pra galera do blog , o q será q o futuro reserva nesse aspecto ? eu realmente nao consigo pensar em nada .. Parece q a industria nao se recupera nunca mais , e vai ter q se contentar com os direitos das musicas para filmes e jogos ate virarem dominio publico. Um lado meu diz bem feito , mas outro lamenta ..

Tom Leão said...

SINTO O MESMO Q VC, VADER. MAS AGORA NAO TEM MAIS GRAÇA NAS VIAGENS IR PROCURAR UM DISCO. SE BEM QUE NAS LOJAS QUE CITEI, AINDA VALE A PENA. ACHO QUE O FUTURO SERAO TOTENS PRA VC BAIXAR ALGO "PRA VIAGEM" NO MP3, TUIPO TEM UMA MUSICA NOVA ALI, MAS VC TA NA RUA E AINDA NAO BAIXOU, AI PEGA POR, SEI LA, UM REAL? COM CAPINHA? QNDO A INTERNET BANDA LARGA FOR FATO (O Q TEMOS AQUI É UMA PORCARIA), AI SIM, COISAS COMO ITUNES E NETFLIX TERAO SENTUDO E ACABOU A MIDIA (CD, DVDS), SÓ OS JOGOS CONTINUARAO.

Tom Leão said...

MINHAS ULTIMAS COMPRAS NA VIRGIN DE UNION SQUARE FORAM TRES CAMISAS DE BANDA POR 20 CONTOS (LEVE TRES, PAGUE DOIS), UNS VINIS DE REMIXES (UM DUPLO DO CHEMICAL BROTHERS E SINGLES), UNS DVDS EM PROMO (CINCO DOLETAS) E UNS CDS IMPORTS (TIPO O DO DATAROCK). EU QUE COSTUMAVA RAZER UMM C ASE DE DISCOS A CADA VEZ, AGORA FOI SO UMA MALETINHA COM UNS 20, NO MAXIMO. O COVEIRO BRUNO É QUE TA EM NYC E PARECE QUE PASSOU O RODO POR LÁ

brunobbl said...

é to por aqui

o último dia foi terrível, parecia q passou um furacão por lá, quase nada sobrou a não ser bolsas, camisetas da virgin (até tinha a de orlando), alguns jogos de futebol americano de xbox 360 e um único cd lá na hora q eu estava, o último do all american rejects !!!!! he he he he he !!!!!

isso queria dizer alguma coisa ?

eu sei q a banda é uma bela porcaria e ninguém se atreveu a comprar.

abs

PEDRO BAMBAATAA said...

É frustante para mim, que era um apreciador das artes dos lps e em grau menor na era do cd, baixar algo sem uma "embalagem" que esteja incluido uma capa e uma caixa.

Não é a toa que compro caixinhas, imprimo as capas, faço etiquetas para materializar o que eu compraria em lojas.
Apesar de que meu armário já esta ficando abarrotado de cds que faço, em função da velocidade que posso pegar na rede.

Já me decidi, vou trocar meu cd-player do carro(aonde escuto mais musica) por um com entrada frontal USB, e fazer back-up em casa em midias para dvd, que tem uma capacidade maior.

Aonde vai parar não sei, antigamente juntava meus trocados para para comprar um LP, e as vezes curtia meses ou por quase 1 ano aquele trabalho.

Hoje a coisa ficou meio massificada, tem varias coisas que os coveiros ouvem, que as vezes fico tonto com tanta informação...

Mas fazer o que, isso não tem volta.

um abraço!!

PEDRO BAMBAATAA said...

o que aconteceu tom?

liguei para ouvir o prog e não entrou?

deu algum problema?

Pedro Capistrano said...

por isso eu acho a internet foda

http://www.wired.com/dangerroom/2009/06/activists-launch-hack-attacks-on-tehran-regime/

Tom Leão said...

NORMALMENTE SO OUÇO O PGM NO DIA SEGUINTE, MAS ONTEM BOTEI LA AS 22H10 E TAVA ROLANDO UM SOM BABA QUALQUER. JA MANSDEI EMAIL PARA OS RESPONSAVEIS PARA SABER O QUE ACONTECEU E, ASSIM QUE TIVER A RESPOSTA, POSTO AQUI

atlantic said...

Eu sempre me confundo com o excesso de informação. Quando o Tom faz a votação dos melhores no fim do ano, tem gente que indica 200 bandas!

O maior problema de ter tudo na mão é que as coisas acabam perdendo o valor. Eu sou da geração da fita, a turma que ficou entre o fim do vinil e o começo dos cds. Sinto falta de descobrir bandas em fitas gravadas por amigos. Sinto falta de ver uma fita ser tão ouvida a ponto de arrebentar.

fabio fernandes said...

é, literalmente, a volta dos mortos-vivos. antes do simple minds (25/09), o vivo rio receberá o information society (07/08) com memê abrindo.

fabio fernandes said...

é, literalmente, a volta dos mortos-vivos. antes do simple minds (25/09), o vivo rio receberá o information society (07/08) com memê abrindo.

RalphB said...

Também sou da geração das fitas. Tinha centenas delas. Sempre gravando e trocando entre amigos. Se ficou mais fácil conhecer bandas novas hj em dia, a banalidade acabou com o gostinho da conquista. Com aquela sentimento de "finalmente consegui o disco tal".
Nunca fui a NY, mas já tinha ido na Virgin de L.A. em 2002 e fiquei uma tarde inteira que nem criança na loja de doce. Gastei uma boa grana. Essa tb fechou?

Tava lendo uma entrevista com o Miranda na Bravo sobre esse assunto e ele disse, e eu concordo, que a internet daqui a pouco vai ser simples e confiável como a eletricidade e não será preciso "baixar" mais nada. Tudo vai estar "on line" e vc acessa na hora q quiser.

Eu hj em dia guardo tudo q baixo em dvd's. Muita coisa daquela centena de fitas baixei e guardei. Hj não se pergunta mais quantos discos vc tem e sim quantos giga de música vc tem.
Sad but true. Mas não tenho a menor pena das gravadoras.

Não existe nada mais gostoso que achar numa loja o disco que vc procura há tempos. Lembro quando numa lojinha especializada em Punk (de frente pra praia!) em San Diego achei o CD q faltava pra completar minha coleção do Hüsker Dü. Esse sentimento não tem mp3, streaming, download que iguale.

Tom Leão said...

EIS A RESPOSTA DA MULTISHIOW:

"tivemos um problema com a importação da programação e realmente nao foi ao ar. ps: esse vacilo nao se repetirá."

ENTAO, ESSA SEMANA VAI FICAR NO SITE UM PGM ANTIGO E NA SEGUNDA TUDO VOLTA AO NORMAL. MENOS MAL. ACHEI QUE O PGM JA TINHA ESPANTADO ALGUEM DA DIRECAO DA RADIO, O QUE É MINHA SINA (RS)

RalphB said...

"Eu sou o Tom e ele o André e vc não é". Lembra disso?
Pedí ao meu irmão pra procurar as fitas do Hell Radio na casa da minha mãe (não sei se lembra)e ele me retornou esse fim de semana falando que achou uma. Acabamos conversando um pouco sobre nossas noites de segunda (17 anos atrás!!)gravando o programa e ele lembrou da frase acima, q vc sempre falava. rsrs

Ele descreveu a fita e lembro bem desse programa, um dos meus preferidos. Se não me engano foi quando ouví Seaweed pela 1º vez. HJ é uma das minhas bandas preferidas.
Assim q tiver com ela na mão (ele mora na barra e eu em botafogo. E não tenho carro!) te escrevo pra te entregar.
Vc consegue ver meu e-mail pelos comentários, né? (ralphbuswell@gmail.com)

QQ coisa escreva. Abs

rr.abeleira said...

que merda.

devo grande parte da minha formação musical a tower records - que foi pro saco antes - e virgins da vida.

nós que gostamos de gastar horas fuçando, ouvindo o barulhinho dos plásticos se batendo nas prateleiras, não somos o suficiente pra sustentar essas lojas. que pena.

no início do ano fui pra ny e tive o último gostinho, mas já não foi a mesma coisa porque o clima era de enterro mesmo - setores bagunçados, muita baba nas promos e poucas raridades. mesmo assim gastei mais do que pudia.

Tom Leão said...

btw, olha o que saiu no nme:

http://www.nme.com/news/nme/45396

Marcelo Delfino said...

E eu estou morrendo de medo com o que acontecerá com as queridas lojas Modern Sound e Snake Pit (Copacabana) e mesmo as redes FNAC e Saraiva...

Só tenho pena das boas lojas e de seus funcionários. Não das gravadoras.

Melhou eu completar logo a minha coleção de rock oitentista. Estou doido para que cheguem nas lojas as edições especiais com faixas-bônus do CD Severino (Paralamas) e do catálogo dos Titãs na Warner.

NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

My Photo
Tom Leão
Vanuatu
Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers