NA COVA DO LEÃO

Sunday, February 24, 2008

KLING KLANG


Tavassistindo ao DVd do show da turnê "Minimum/Maximum", do Kraftwerk (que passou por aqui em 2004, num armazém, Nokia Trends) e me lembrei do primeiro contacto que tive com os homens-máquina. Foi uma visão, algo que a galerinha que hj só conhece música baixando, não mais terá. Ia, preguiçosamente, até o sebo onde eu comprava meus discos (Duarte, no Centro, que vendia os vinis carimbados, ou seja, metade do preço ou menos), quando vi na vitrine a capa acima. Parei, olhei de novo e pensei: quem são? Não conhecia o Kraftwerk até então, mesmo eles já tendo lançado discos antes. Era uma coisa de gente mais velha ou progressivo, imaginava. E foi assim que a música eletrônica entrou na minha vida, junto com o punk rock (este disco é da mesma época de Clash e Pistols, mas só conheci alguns anos depois, depois até do Devo!). Era o som mais estranho e diferente que já tinha ouvido em meus menos de 20 anos de vida. Como eles faziam aquilo? Criando os próprios instrumentos e gravando tudo em seu prório estúdio, o Kling Klang (com o qual excursionavam num caminhão, hj usam teclados/laptops), mais de 20 anos antes de Daft Punk e Chemical Brothers! Revendo o show, fica claro pq o Krafterk é atemporal e está em TODA a e-music que se faz até hoje (basta ouvir Justice): pq eles não são vanguarda ou modernos à força. Eles simplesmente o são e, além de tudo, fazem a ponte com o tradicional, nunca renegam o que veio antes. É como ouvir uma peça de Mozart, jamais ficará velha. Assim como os germanos. Eles eram o futuro antes do conceito de futuro que começamos a ter depois dos anos 70, e continuarão sendo. É música clássica, no mais estrito senso da palavra. Fazem um concerto, não um show. É a revolução industrial mixada com a tecnológica. State of the art.

53 comments:

PEDRO BAMBAATAA said...

olá tom leão, conheci o kraftwerk na casa de um amigo progressa, no
fim dos anos 70...
demorei a compreender o som dos caras é bem verdade...
mas em 1987, influenciado muito
pela flu-fm, comprei o "ELETRIC CAFÉ"... e fiquei bem impressionado com o quê ouvi...
porém fiquei fascinado, mesmo
com o show de 98 no FREE JAZZ...
pareciamos,que estavamos numa
nave espacial...
juntamente com ECHO E IGGY POP, meus 3 shows inesquecíveís...

abraços!!

Tom Leão said...

POIZÉ, BAMBAATAA, ESSE SHOW DO KRAFT NO TIM FOI INESQUECIVEL, JUSTAMENTE PQ ELES TROUXERAM TODO O KLING KLANG DE NAVIO, TIVERAM UM PALCO SO PRA ELES, LEMBRA? (O MASSIVE ATTACK TOCOU DO OUTRO LADO, NO PALCO NORMAL, QUASE FUI EMBORA, CHAPEI NUM CANTO, MESMO GOSTANDO DO MASSIVE, PQ DEPOIS DO KRAFT, NADA MAIS FAZIA SENTIDO). JA FIZEMOS UM POST AQUI SOBRE NOSSOS SHOWS FAVORITOS? NAO ME LEMBRO. VOU ABRIR ESSA IDEIA EM BREVE...

RENATO BIAO said...

puxa tom, maior coincidência , tava baixando de manhã esse show, pois ontem na madruga tava ouvindo umas bandas do que chamavam 'technopop' nessa época- se bem q acho q o kraft não cabe no rótulo, o q fazem é inclassificável...
lembro bem desse show no free jazz, vcs chegaram a dizr no zine de papel q a chance deles retornarem seria zero.felizmente erraram , consegui ver os dois concertos,hehehehe...
teve também um lance engraçado na época desse primeiro show , uma repórter 'tentou' entrevistar o florian e ele respondia com monossílabos...a guria ficou tão sem-graça q disse q aquilo fazia parte da 'atitude robótica' do grupo.acho q essa pérola tá no you tube...se achar posto o link aqui.

Tom Leão said...

biao, a chance de voltar com aquele show era zero, nao da banda voltar ao pais. tanto que eles nunca mais excursionaram com o kling klang, pq era custoso, e so vieram aqui pq a empresaria deles tinha um caso com um brasileiro (ou vice-versa). agora, o show é mais simples, teloes e laptops com teclados, da pra ir a qq hora. mas vale mais a pena comprar o dvd do que baixar, pq vem com som dts 5.1, isso baixado daria uns 8 giga!!!

fabio fernandes said...

eu tbém sempre fui muito fã do kraftwerk e tbém fui fisgado através "electric cafe".
sem contar que nunca imaginei que conseguiria ver dois shows do grupo aqui no rio de janeiro: achava pouco improvável que eles viessem até o brasil.
e aquele show do free jazz deu vontade de chorar de tão bom, e literalmente, os caras engoliram o massive attack, não teve prá mais ninguém.
e, pouco tempo depois, lá estávamos nós de novo, desta vez no armazém, outra noite tbém inesquecível.

PEDRO BAMBAATAA said...

sim tom já tivemos um post com os melhores shows...

engraçado, a na época do show tive a mesma sensação de vc...
me amarrava no massive attack, pois achava o "blues lines" uns
dos meus 10 discos favoritos,
mas depois do kraft, fiquei com
vontade de ir embora... rs...

abraços

pacheco said...

FUI ENGANADO!

Eu não consigo acreditar que 2 semanas atrás, quando vi juno, achei o filme excelente, agradável e bonitinho.

Hoje minha irmã chegou em casa e falou que achou o filme mais ou menos... eu perguntei por quê. Ela disse que nunca tinha chorado de raiva no final de um filme. Ela não tava acreditando que o filme ia ser sobre uma irresponsável que fica grávida e simplesmente dá a criança. Isso é praticamente um ode à irresponsabilidade, a fazer MERDA e não sofrer nem um tantinho por isso, não lidar com as consequencias. E NINGUÉM no filme critica essa atitude. Nem ela mesma. Engraçado, né?

Como eu pude gostar da Juno?

Pedro Capistrano said...

tom, eu fui sabado na batalha dos mcs.
e nao é q a parada é maneira mesmo.
O clima tava otimo e os manos cariocas sao bem simpaticos rs
Como já é tradicao no Rio, o lugar estava uma mistura só.
O ruim mesmo foi o show do D2.Mega burocratico.
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E obvio, temos q lembrar que sem os germanos, nao haveria batalha de mcs :)
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Quanto ao juno, eu continuo achando o filme maravilhoso.
Po, pq a personagem principal deveria ser punida ?
Ela falhou em nao prevenir a gravidez, mas tomou uma atitude certa, entregando a criança para adoção.
O grande barato do filme é como a personagem encara esta situaçao como mta "ginga".Ela poderia ter feito um aborto e pronto, acabdo com o problema.Mas brilhantemente, achou uma solução inteligente para ela e para a criança.
E com certeza esse tipo de situaçao é traumática para uma adolescente.Enfim, qualquer tipo de puniçao neste caso, acho desnecessario.Juno já aprendeu a liçao
:)

iga_rio said...

Fala Tom,

Acabei de chegar de 3 semanas na europa, e fiquei 5 dias em Berlim. porem ao contrário do que eu esperava os alemãs não estão tão contaminados pelo hip hop americano. já em outros países como Austria, Holanda e Espanha rolava de tudo.

Abraços,

Alessandro said...

Alguns amigos tiveram a reação da raiva diante do final do filme. Queriam um final "feliz" com fogos de artíficio...

Dai segue duas perguntas:
Seria "responsabiidade" fazer aborto?
Dar a criança para a adoção seria um crime?

wallacebarros said...

Tom, essa premiação do Oscar teve muitas surpresas! Esperava a Ellen Page ganhar como melhor atriz (eu estava torcendo por ela)

Anonymous said...

Pacheco, estou incrivelmente decepcionada com a sua conclusão sobre Juno!!!! Primeiro: ÓBVIO que não é um "ode à irresponsabilidade", só porque é basicamente o ÚNICO filme já feito que lida com o fato de uma gravidez na adolescência sem virar um dramalhão soluçante.

Não é como se retratasse uma adolescente promíscua que saía por aí usando drogas e dando pra geral sem nem se preocupar com nada! Ela era uma simples e normal ADOLESCENTE que, como todas as outras, passa por experiências tipicamente adolescentes e, às vezes, acidentes acontecem. Por mais que nós, pessoas super-hiper-mega certinhas, não gostemos de admitir...

Acho, aliás, que, como o próprio Pedro comentou, ela achou uma solução madura e BRILHANTE para a situação. E, devo comentar, INCRIVELMENTE altruísta, pois, como mulher, posso apenas imaginar o sacrifício que é você servir de mero hospedeiro de um negócio vivo dentro de você por nove meses, para depois doá-lo. Era muito mais fácil simplesmente se livrar do feijãozinho naquela clínica e fingir que nada tinha acontecido!

Você realmente acha que ela não sofreu nadinha? Só porque os pais dela não a expulsaram de casa? Você acha que não é sofrer desfilar pela ESCOLA com um barrigão de 9 meses, cuidar de um bebê que não é seu, achar uma família perfeita, e passar o resto da vida convivendo com o peso dessa decisão ? Você não viu a cena dela chorando pra caralho na cama do hospital sabendo que o bebezinho que se alimentou dela (e que ela teve o trabalho de expelir) estava nos braços de uma outra pessoa e ela nunca mais o veria? Eu, sinceramente, não consigo pensar em sofrimentos muito piores.

Mas, do mesmo modo, não espero que você entenda totalmente, já que você não é mulher. Acho curioso que sua irmã tenha pensado assim, mas em todo caso... Eu continuo achando que foi um filme lindo, tocando, sensível, inusitado de diversas maneiras e, acima de tudo, uma ÓTIMA influência sobre meninas adolescentes, que com certeza pensarão duas vezes antes de fazerem certas coisas. E, o melhor de tudo: sem lições de moral.

Diablo, você mereceu.

PEDRO BAMBAATAA said...

tom, bem que vc fez um post,
sobre supremacia...
não é que o filme, fez o josé
wilker torcer seu nariz... rs...
papou 2 ou 3 premios...

quero ver também o filme da
francesinha sobre a piaf...

abraços!!

Tom Leão said...

nao sou mulé mas to contigo nessa explanação, popota. o grande lance de juno é lidar com o tema de forma leve, sem dramas. tipo, ela fez uma cagada e vai tentar acertar do melhor modo possivel. ela nao é uma popozuda sem noção que engravidou num baile funk e vai largar um muleque pra ser o ladrao do futuro na cidade. mais aplausos para diablo cody!!!

Tom Leão said...

off: as atracoes internacionais do ano do abril pro rock serao a ja manjada banda heavy helloween, e a lendaria e reformada the new york dolls, que ta em turne de comeback ha dois anos (nesse meio tempo, ate um dos integrantes morreu), mas sobrou o david johanssen.

pacheco said...

Yipieee! Primeira vez que eu provoco algum tipo de rebuliço! =D

Vamos então à tão famosa "resposta-típica-de-gente-chata-do-imdb-utilizando-quotes-alheios"

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Essa opinião de vcs foi a que eu tive quando eu vi o filme! Minha nota pra ele no imdb foi 9 =)

Mas depois que ela comentou isso, comecei a pensar... Parece que é simples, vc pode fazer o que quiser que é só doar o filho depois. Muito fácil. Retrato da geração foda-se. Vcs falaram que é um filme sem lição de moral... isso é bom?

Continuo adorando o filme, pois também achei muito bonito e divertido, quase chorei, com certeza o verei todas as vezes que passar na televisão.

E eu não tenho uma opinião totalmente formada a respeito, estou matutando ainda... o fato é que esse tipo de irresponsabilidade é uma grande praga, um grande drama muito recorrente. Mas, a partir do momento que a pessoa engravida, talvez a melhor opção seja dar a criança pra uma outra pessoa. Ou não? Quem é essa pessoa? Essa criança não devia ser criada pela mãe? Nem leite materno a coitada vai tomar, vai crescer com parmalat.

Eu não sou mulher mas sou um ser humano, estamos falando de como lidar com crianças que vêm ao mundo.

Esse filme lida com uma gravidez adolescente totalmente surreal, por isso todos acham bonitinho. Faça sexo sem pensar nas consequencias, pois depois é só doar pro casal que tenha a cara mais bonita no jornal.

Fernanda, vc falou de altruismo.. no começo do filme ela não dava a mínima pra criança, era só uma coisa que ia crescer nela e ir pra algum lugar depois.

"Ela era uma simples e normal ADOLESCENTE que, como todas as outras, passa por experiências tipicamente adolescentes e, às vezes, acidentes acontecem."
-Exatamente, acontecem porque os jovens são inconsequentes. Parabéns pra nós adolescentes. Foi realmente acidente? Eles tavam bêbados, drogados? Pra mim acidente é furar camisinha.

" Era muito mais fácil simplesmente se livrar do feijãozinho naquela clínica e fingir que nada tinha acontecido!"
- não seria mais fácil MESMO! Vc não disse que era mulher??? Como pode dizer isso? Vc que ODIOU 4 meses, 2 semanas, 22 segundos e alguns milésimos, veja como foi FÀCIL decidir matar o bichinho. O mais fácil é transferir a responsabilidade para outra pessoa. Aliás, jovem adora fazer isso, fugir de maneira fácil ao invés de enfrentar as coisas.

"Você realmente acha que ela não sofreu nadinha?"
- Não sofreu, e nem acho que ela deveria sofrer, acho que ela devia dar mais importância ao que aconteceu. Ficar grávida acidentalmente não é perder o cpf.

"Só porque os pais dela não a expulsaram de casa? Você acha que não é sofrer desfilar pela ESCOLA com um barrigão de 9 meses, cuidar de um bebê que não é seu, achar uma família perfeita, e passar o resto da vida convivendo com o peso dessa decisão ?"
- Se ela sofreu, não apareceu no filme. Os pais dela não deviam ter a expulsado de casa, mas o fato é que eles lidaram com o assunto como se ela tivesse dito "não vou poder jantar hoje com vcs". Acho ÓTIMO não fazer tempestade em copo d´água, aliás, tenho um grande sticker escrito "NO STRESS" na minha testa. Mas brincar com seres vivos não é assunto to be taken lightly.

"Você não viu a cena dela chorando pra caralho na cama do hospital sabendo que o bebezinho que se alimentou dela (e que ela teve o trabalho de expelir) estava nos braços de uma outra pessoa e ela nunca mais o veria? Eu, sinceramente, não consigo pensar em sofrimentos muito piores."
- Achei essa cena linda, parecia um arrependimento de ter alguma vez PENSANDO em dar a criança para uma outra qualquer, o surgimento do AMOR materno. Hmmm... ela deu o filho e YAAAAAY!


"Mas, do mesmo modo, não espero que você entenda totalmente, já que você não é mulher."
- Quem disse? ;)

"e, acima de tudo, uma ÓTIMA influência sobre meninas adolescentes, que com certeza pensarão duas vezes antes de fazerem certas coisas. E, o melhor de tudo: sem lições de moral."
-Pensarão duas vezes:
primeiro pensamento: "não vou fazer isso porque posso ficar grávida"
segundo pensamento: "Ah, foda-se, é só doar a criança pra um orfanato"

"Diablo, você mereceu."
- Concordo, excelente filme.

Popota, estou incrivelmente decepcionado com sua decepção! Coloquei um assunto a ser discutido, espero que vc não ache agora que eu sou uma pessoa terrível por causa dela!

Também estou decepcionado com sua afirmação "Mas, do mesmo modo, não espero que você entenda totalmente, já que você não é mulher." Achei muito anti-popota essa frase (isto é, anti-inteligente,racional). Achei bem ofensivo também...

Enfim... adorei o filme e concordo e discordo com as opiniões de vcs ao mesmo tempo.

"Alguns amigos tiveram a reação da raiva diante do final do filme. Queriam um final "feliz" com fogos de artíficio..."
-hahahah, o final FOI feliz e com fogos de artificio!


Ah... sangue negro é melhor que no country for old men.

Abraços!

pacheco said...

Discussão paralela:

Quem mais concorda que esse filme foi o filme MAIS MAL LEGENDADO DE TODOS OS TEMPOS??? Se vc não fala ingles perde toda a graça.

Alessandro said...

Alguém aqui ouviu o novo do Breeders?
Achei CHATO do começo ao fim!
Tem até um "bolerão" em espanhol, muito sem noção!!! hehehehe...

LINK Breeders
http://rapidshare.com/files/94571907/TB_MB_2008.zip

Já vindo da longínqua Nova Zelandia a surpresa é o álbum dos Die!Die!Die!
Vale ouvir a pancada garage-punk dos caras! O baterista é sensacional!!!

LINK Die!Die!Die!
http://uploaded.to/?id=58ga7l

Wander said...

nunca me interessei muito pelo kraftwerk, apesar de ter um fã ardoroso ao lado, sempre achei eles meio... gelados, digamos

breeders não dá pra entender, lançam um disco nota 10 (last splash claro) e depois porcaria insossa, mas vou ouvir esse, mesma coisa com black francis, como pode? o pixies era perfeito!

valeu por contarem o final do filme, rs, juno que não fiquei puto

em a sete palmos a claire também faz um aborto, sem muitos dramas também - aliás revi a série e é fantástica mesmo,

gosto de seus comentários rainha popota, mas esse seu nick name...rs, até fui ao google

RENATO BIAO said...

maybe perhaps yes!

off:a melhor coisa do oscar foi marion cottilard ter ganho o premio de melhor atriz.nunca a academia foi tão justa!!!

concordo em parte com o pacheco...em geral,TODOS os filmes entrangeiros são mal traduzidos.muito do sentido e da interpretação de certas cenas vai pelo ralo aí.

Pedro Capistrano said...

esse comentario do pacheco foi a coisa mais longa q li nos ultimos meses haha
:)
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Popota, obrigado pela citacao
(ja fui no seu blog e achei otimo)
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Popota e pacheco, quando falei do sofrimento de Juno, levei em consideraçao o behind the scenes.
No filme, realmente vc nao ve ela sofrendo tanto.Porem, qualquer pessoa que passa por essa situacao é horrivel.Amigos meus, que tiveram namoradas q fizeram abortos, pensam nisso ate hj.
Entregar alguem para adocao, ou mesmo fazer um aborto, deve ser uma situacao traumatica para qualquer pessoa.

Eu concordo com o pacheco, quando ele diz q isso é fugir do problema.
Mas tb entendo que criar um filho que nao foi desejado, pode gerar um problema mto pior posteriormente.

Eu nao tento colocar que aquilo é certo ou errado.Cada um sabe o melhor para a sua vida.

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Popota, eu tb entendo perfeitamente o seu lado.Para nós, homens, é moleza.Meu pai e o pai da minha amiga, tem filhas fora do casamento.V c eles pagam pensao ? v c eles dao atencao?
Claramente: Meteram a piroca e sairam fora.
Na maioria das vezes é a melhor q sofre a gravidez sozinha(como em juno) e tem q se virar pra criar e cuidar da criança.
É foda, so fã das mulheres haha
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gente, to morrendo de sono.Se nao entenderem nada, desculpas
rs

pacheco said...

Haha, é pedro, me superei!

A verdade é que não existe coisa certa a fazer. Existe o errado, que é abortar (sou pro-choice, mas apoio o aborto apenas em casos de estupro).

Pode ser que ela tenha feito a melhor escolha, aliás, acredito que ela a tenha feito. Mas o filme passa um "ar" de "não tem problema nenhum em ser irresponsável e engravidar, e dar o filho pra alguém não tem nada demais". E é por isso mesmo que ele é tão light e agradável. Só tenho medo do que isso pode causar.

Abraços!

pacheco said...

o post era sobre Kraftwerk e eu não falei nada deles.

Não sei qual é faixa etária do pessoal aqui, então não sei se entenderão...

Kraftwerk pra mim é o Blade Runner da música. Os pais da minha geração IDOLATRAM, e nós filhos achamos legalzinho, mas nada demais. =)

Claro que isso é uma generalização falsa, mas já pesquisei e creio que seja assim mesmo.

Anonymous said...

Pacheco, eu te acho extremamente inteligente e, se não achasse, não me daria ao trabalho de expor meu ponto-de-vista, pois com gente burrinha eu nem perco tempo. Ou seja, a decepção não foi porque eu te "acho uma pessoa horrível", mas porque eu esperava um pouco de sensibilidade.

O negócio do "não entender por não ser mulher" pode soar ignorante, mas essa é uma afirmação verdadeira... Por mais sensível e inteligente que seja um homem, ele NUNCA vai conseguir entender plenamente essa situação, simplesmente por ser íntimo demais.

É uma questão de corpo e mente femininos, sabe? Assim como um homem nunca poderá entender os efeitos devastadores de uma mastectomia, e como uma mulher nunca entende plenamente o que significa para um homem ser impotente... Digo, é uma questão de corpo que se reflete no psicológico de um jeito meio inexplicável. Sou contra essa divisão de sexos, mas, nesse caso, é o que é, gente...

Não acredito que tenha ficado isso de "é só dar o filho". Acho que essa é uma interpretação muito superficial, de alguém que não teve sensibilidade o suficiente para se deixar tocar pelo filme. Mesmo que tivesse dado essa impressão, a cena dela na cama teria mudado TUDO. A Diablo conseguiu, naquela cena sozinha, fazer o peso da situação ser sentido. Eu, que sou a pessoa mais anti-criança do mundo, chorei como uma vadia, parece que eu senti toda a dor da Juno (e isso já é toda a punição de que uma pessoa precisa).

O filme não mostrou o sofrimeeeeeeeeento de uma gravidez simplesmente por não ser essa proposta! Quantos mil filmes do mundo já não fazem isso? Essas coisas ficaram implícitas, o foco era em um outro ponto da situação, na própria vida do adolescente!

E eu odiei o 4 meses por ser CHATO, não por causa do tema. O aborto é doloroso, complicado, traumático, SIM. Mas é rápido, e, no final das contas, o impacto físico e o desgaste emocional são bem mais curtos. Uma coisa é um dia se sentindo mal, outra coisa é quase um ano naquele desconforto todo, sem nem ter o consolo de "no final vou segurar meu filho nos braços". Eu NUNCA teria a força da Juno, faria um aborto na hora.

Isso não é "fugir do problema", cara. Isso é achar uma solução de compromisso, na qual ambos ela e o bebê poderiam ter um desfecho razoável. Ela, no auge de seus 16 anos, não poderia dar condições para a criança, e achou alguém para dá-la.

E, de fato, os dois não se protegeram para evitar a gravidez. Vacilo feio, também acho. Irresponsabilidade, também acho. Mas não acredito que as pessoas mereçam ser punidas pela eternidade por deslizes momentâneos. O pai e a madrasta souberam perceber a gravidade da situação e viram que o que ela ia viver durante 9 meses já seria o suficiente para uma lição. E te garanto que funcionou como uma experiência maravilhosa de aprendizado.

"No começo do filme ela não dava a mínima pra criança". É, concordo. E , com os meses, ela viu isso mudar. E essa é a beleza de Juno.

Novamente, não te acho uma pessoa horrível, mas teremos que concordar em discordar nessa.

Atenciosamente ;D

;*


P.S: Pedro, o Popota é um diminutivo para "Hipopótama". Oh, a minha auto-estima bomba, haha!

Tom Leão said...

o que blade runner e kraftwerk tem em comum é o fato de ambos terem sido visionarios/revolucionarios e terem criado o padrao para um tipo de musica e cinema que se fez depois deles. como filme, br ate pode deixar a desejar (feito com pouca grana e muita imaginação) e, ao vivo, o kraft é um bocado frio e estático. mas, sem ambos, nao teriamos metade de certas coisas que hj apreciamos na area deles. isso é o q os torna classicos

Anonymous said...

Poxa , Conheci o Kraft já em 91/92 , revirando uma caixa de papelao , cheio de vinis de um colega mais velho , dei de cara com o Radio Activity , e mais uma vez , curioso pela arte da capa , escutei e fiquei de bobeira. Na época só escutava rock , e de eletronica ouvia os Technopop que chegavam por aqui , sem desconfiar que havia uma matriz para tudo aquilo , e eu acabava de encontra-la . O que mais gosto dos caras é o conceito robotico , autonomo , Metropolis mesmo , totalmente europeu , gelado , impessoal . Alemão . A ponte Berlin / Londres nos deu todo o Technopop oitentista , parte da New wave . Dizem que o Ian Curts era fanatico poelos climas frios do Kraftwerk . Pra mim os caras são eternos , unicos .

Tom Leão said...

se fossemos listar o q o kraftwerk influenciou e inspirou, a lista seria longuissima: o techno, que deu no techno detroit e na eletronica de club como conhecemos hj; o electro, que deu no electro funk de ny, que deu no funk carioca e no electro alemao; o techno-pop, os chemical brothers, o joy division, daft punk, justice... caray, todas as bases e samples e tudo o q neguim faz hj saiu deles! e eles até inventaram os proprios instrumentos, pq na epoca nao existia sample, bateria eletronica, nada do que a galera usa hoje no pc. tipo, sao a matriz, o molde

Tom Leão said...

ja o blade runner, tbm citado pelo pacheco, éo molde de todos os clipes da mtv nos anos 80, pai do conceito cyberpunk (antes mesmo do livro ter sido escrito), forma de todos os filmes sci-fi feitos depois, tocou no assunto da superpopulação asiatica e poluição do planeta antes, fala de clonagem humana, é bem avançado e mostra um futuro totalmente plausivel. é como os beatles (q era o som de minha mae): nao sou fa, mas sei que, sem eles, nao haveria arctic monkeys...

pacheco said...

Exatamente Tom, é bem visível a importancia dos dois na música e no cinema!

Mas os Beatles também foram muito importantes, e nunca soam "dated". Eu to dizendo isso mais pelo kraftwerk, porque o blade runner eu vi há uns 7 anos atrás, talvez eu adore agora. Vou dar mais uma chance!!

Sobre Juno...

"Não acredito que tenha ficado isso de "é só dar o filho". Acho que essa é uma interpretação muito superficial, de alguém que não teve sensibilidade o suficiente para se deixar tocar pelo filme."

-Eu me deixei tocar pelo filme, tanto que eu disse FUI ENGANADO no primeiro post! =) E, no caso da minha irmã, ela CHOROU no final de RAIVA, acho que isso sensibilidade alright.

Já disse também que provavelmente foi a melhor coisa a ser feita pela juno. Mas essa também teria sido a melhor coisa a ser feita naquele filme "ligeiramente grávidos", mas não, o cara pára de ser um drogado vagabundo pra poder ser um bom pai. Aliás, excelente filme e bastante verdadeiro.

"mas porque eu esperava um pouco de sensibilidade."

-Eu acho muito insensível dar seu próprio filho pra outro, sorry...

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(Agora, admitindo uma falha na minha argumentação)- Não devia ter falado que vc não gostou do 4 meses etc como um argumento, isso não tem nada a ver com nada, de fato vc não gostou por ser chato! Eu também achei chato. Sorry ;) Foi um comentário bem imbecil.
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E vc continua dizendo que o aborto é mais rápido e não deixa marcas, AQUELA PESSOA VAI PENSAR NO FETO PRO RESTO DA VIDA, acho difícil ela sorrir novamente algum dia.

"a cena dela na cama teria mudado TUDO"
-seeee ela tivesse decidido ficar com o filho! Como já disse, aquele é um momento BEM sentimental, mostra um amor de MÃE, que NUNCA deixaria o bebezinho na mão de outros. E mais uma vez repito.. quando eu vi o filme, fiquei bastante emocionado com a cena.

"Mas não acredito que as pessoas mereçam ser punidas pela eternidade por deslizes momentâneos" - Eu também não acho! Já disse que ninguém tem que sofrer. Elas têm que perceber A MERDA que fizeram, e no filme parece que o que aconteceu não foi NADA, e que tem uma solução FÁCIL. Nâo falei que ninguém tem que punir ninguém.

Popota, eu acho que até estamos concordando em vários pontos.

O fato é que o filme coloca tudo num ambiente bem bonitinho (com direito a fogos de artifício!), tanto que continuo adorando o filme. Mas a minha proposta foi discutir isso como seria na vida real, se isso é ético, se isso é amor de verdade. A gente vê esse filme e não tem dúvidas de que ela fez a coisa certa. Por que?

1. A Juno é muito fofa.
2. Ela solta algumas das frases mais geniais.
3.Ela toca guitarra e canta bem
4. EXISTE no jornal um casal aparentemente IMACULADO saído diretamente de HOLLYWOOD que procura exatamente um recém nascido, isto é, que não tem vontade nenhuma de adotar nos ORFANATOS, onde existem MILHARES de crianças sofrendo sem pais há muuuito tempo!
E o mais importante:
5. Belle and sebastian.

Desculpe por estar batendo na memsa tecla, é que toda vez que vc fala "Falta de sensibilidade" eu fico muito sensibilizado... ;)

Abraços, popota, a gente se fala hoje no show do los bife!!!

pacheco said...

Ah sim... Mil desculpas para os que não viram o filme e leram a discussão! Eu devia ter colocado um grande SPOILER ALERT! =/

Tom Leão said...

mas blade runner e kraftwerk tbm (ainda) nao soam datados. na ultima vez q toquei na ddk tava rolando um kraftwerk e uma figura veio me perguntar se aquilo era novo. bom, era um remix de radioactivitat, que tem, pelo menos, uns 35 anos!!! o blade ja fez 25 e continua com o seu assunto em pauta, embora se passe em 2019, acho que vamos passar dessa data pra começar a ter coisas que o filme mostra. mas é isso, assim como os beatles e mozart, sao classicos, e nunca ficarao totalmente datados...

pacheco said...

O blade runner eu não achei datado não, acho que eu era novo mesmo. Mas kraftwerk eu achei... pelo menos o cd que eu ouvi, Computer World. To ouvindo Autobahn agora e estou gostando bem mais.

pacheco said...

"O que mais gosto dos caras é o conceito robotico , autonomo , Metropolis mesmo , totalmente europeu , gelado , impessoal . Alemão ."

Acho que é disso que eu não gosto! =)

pacheco said...

Sabe quem me apresentou ao kraftwerk, tom? ;)

Tom Leão said...

nao sei, pacheco. quem? ingo, o cão dinamarques? mas esse impessoalismo e frieza faz parte do conceito dos homens-maquina. eles querem mostrar como, numa sociedade toda industrializada e tecnologica, as coisas ficam impessoais, frias e automaticas. é um comentario... maquinas simplesmente funcionam, calculam, nao tem sentimentos, fazem o seu trabalho e ponto final...

pacheco said...

Sim! ingo, o cão dinamarques! Eres um gênio! =D

Sim sim, entendo esse comentário "sociedade autonoma". Mas isso é que nem pintar um quadro todo preto e dar o nome de "Memória". Conceito incrível, muito profundo e tal... mas o quadro preto continua sendo um quadro preto. Portanto admiro a idéia, mas não o tenho na parede da minha casa.

fabio fernandes said...

avaliação de que um tópico é sucesso aqui na cova é a quantidade de comentários e este aqui que mixa juno & kraftwerk já pode entrar nos anais (sem trocadilhos) da história deste blog ... :)

brunobbl said...

TOM

O CONCEITO DA MÚSICA ELETRÔNICA NÃO SURGIU LÁ PELA ALEMANHA CIRCA DÉCADA DE 20 ?

ABS

BRUNO

Tom Leão said...

bruno, o conceito de musica eletro-acustica surgiu no começo do seculo passado, sendo que nos anos 20 ja haviam experiencias nesse campo, tanto na alemanha quanto em outras partes da europa. mas foi so a partir dos anos 60, com o surgimento dos circuitos e dos sintetizadores, que a musica eletronica de fato apareceu (e, com ela, o kraftwerk, que deu os parametros). antes era uma coisa mais experimental do que musical mesmo

pacheco said...

Vc gosta de Amon Tobin, Tom? Eu acho demais!

Tom Leão said...

faz tempo q nao ouço nada do amon tobin, mas acho o trabalho dele legal, mas nao sei como esta agora. alias, ele deve estar lançando algo novo, pq vi o nome dele numa dessas revistas de musica inglesa na capa. alias 2, pra quem nao sabe, o amon tem raizes brasileiras, mas vive em londra desde moleque, certa vez o entrevistamos para o rio fanzine, ele ate foi la na redação e falou alguma coisa em portugues enrolado...

brunobbl said...

ALGUÉM JÁ OUVIU O NOVO DA MINOGUE OU O GNARLS BARKLEY ?

ABS

BRUNO

RENATO BIAO said...

bom , eu conheci o kraft através de um colega de classe q tava cantarolando 'boing buum tschack' na sala de aula, qdo tinha 12 anos... nessa época eu ouvia muito os discos da minha mãe(beatles, queen, floyd)e uns q ela tinha me dado - kiss , depeche, o primeiro dos smiths...
ele disse q tinha ouvido aquilo num programa de rádio da furacão 2000(inacreditável dizer isso hoje em dia), então corremos atrás e descobrimos quem era.

uma influência q vejo claramente no kraft é stockhausen- só fui descobrir anos depois...tão inovador qto.

Felipe Passarelli said...

kraftwerk - paixão pós free jazz em 98 e em 2004. broxou depois o show do massive attack (pior ordem de line up ever)

the breeders - decepcionante pra quem já fez cannoball

Juno - ainda não vi e nem li a discussão do tópico pra não perder a graça.

blade runner - não me lembro mas vi

o que tenho escutado: vampire weekend, foals, high places, crystal castles, hercules & love affair, el guincho, why?, glass candy, chromatics

o lucio ribeiro tocou quase tudo isso na fosfobox, o set dele é muito bom! (play-pause não mixagem)

revelação nacional: mallu magalhães (15 anos), incrível essa menina.

see ya

Pedro Capistrano said...

eu nao me lembro direito do Blade.
Eu nunca fui mto fã de filme sci-fi
Eu sei q na minha locadora tem umas 3 versoes (a luxo, a mega luxo e a ultra luxo rsss)
Tem alguma diferença???
Vou ver c alugo nesse final de semana.
---
C eu nao me engano, nos anos 90, uma revista fodona de emusic lá de fora colocou o Kraftwerk na capa e fez a seguinte pergunta : Mais influentes que os Beatles ?

Wander said...

como a safra de bons discos não está boa, estou apelando pros singles, e o que tem me agradado:

1) Gnarls barklys - Run (run away children, run for your life)
2) Ting tings - é isso? sei q gostei bastante
3) Hercules - Hegarty cai bem até em dance music!
4) REM - Parece q vai voltar a ser bom de novo, já tinha desistido dos caras
5) Supergrass- tipo led-stripes
6) Guillemots - Kriss kross e get over it - meio over demais, mas gostei
7) Nick Cave - dig lazarus dig
8) Moby - Alice e disco lies (nem sei se é nova)
9) MGMT - bom esse disco, time to pretend já vale o disco
10) Moz - All you need is me

não bateram ainda: vampire, foals, these new puritans, e um monte de coisa ditas como salvadoras

discos razoáveis, tipo nota 7: british sea power, cat power, goldfrap, hot chip (sonzinho chato)

acho q esse ano vou abandonar essa coisa de disco e me concentrar em singles, rola até uma listinha de download de indie rock por mês

enfim, tudo está descartável mesmo

popota, achei q seu nome era classificação XX, enfim, boas alfaces, rs mas vc é menor q a beth ditto não?

Tom Leão said...

a safra musical tava tao fraca nos ultimos dois meses que eu quase nao ouvi musica, vi mais filmes. mas, recentemente, ouvi alguma coisa: vampire weekend (achei ok), novo da miss kittin (gostei), novo da goldfrapp (ainda nao ouvi todo, ta mais acustico), sia (uma cantora que ja botou voz pro zero7), hot chip (ok tbm), baixei esse single do moby, mas nao ouvi, happy mondays (poize, eles voltaram) e a trilha sonora de there will be blood, que achei fantastica

Tom Leão said...

as diferenças entre os blade runner ja foram comentadas num post so do filme algumas semanas atras, mas, basicamente, ha o filme normal e a versao do diretor (sem narração off), entao lançaram um dvd de capa azul que traz a versao do diretor remasterizado, alem das duas anteriores (nomal americana e a internacional) e um dvd so de bons extras; e a versao definitiva (5 dvds!), capa metalizada, que traz ate o copiao do filme, nunca mostrado, que dura umas 4hrs, com ainda mais extras, overdose.

Alessandro said...

POR FAVOR BAIXEM O DISCO DO DIE!DIE!DIE!

ESPETACULAR!!!!

Wander said...

achei bonito o goldfrap, mas é disco de detalhes

miss kittin não sabia, baixarei

sia - a musica q encerra a sete palmos acho q é dela, não?

vou ouvir essa mallu magalhães pra saber o hype

uma das metas do ano é voltar a ver filmes, tava achando tudo muito chato e previsível, 15 min depois vc já saca o final, mas existem as pérolas que salvam, tipo um Requiem para um sonho ou almodovares

Blade runner ou laranja mecânica, qual influenciou mais? Laranja é do início dos anos 70 e é punk! Acho laranja ainda o meu filme de todos os tempos, nunca vai haver outro como Kubrick na direção, eu acho

fabio fernandes said...

os coveiros acompanharam a treta entre o black crowes e a revista maxim ?
pois é, na edição de março a revista deu uma cotação razoável (2 estrelas e meia em uma escala de 5) para o novo cd da banda ... que não foi lançado e nem sequer vazou na internet, só tem um single rolando por aí (goodbye daughters of the revolution). resumindo, publicaram a crítica sem terem ouvido o cd na íntegra. a revista já assumiu o erro fazendo o seu "mea culpa" e pedindo desculpa a banda e aos leitores.
eventualmente, tenho a sensação que alguns críticos não ouvem todo o cd para criticar, mas esta é inédita: o cd não estava nem pronto !!! rsrs

Anonymous said...

meio off
Gostei mto do novo British sea power .: " Do you like rock music ?" , ate postei no meu brogui.
Avho que vale a pena baixar.

Pedro Capistrano said...

haha
fabio, essa foi a melhor noticia dos ultimos anos
hahaah
Já tem tempo que nao leio uma critica sobre algum disco.A critica nunca vai acabar, mas acho que as pessoas cada vez mais vao procurar informacoes em lugares como este blog, por exemplo.
---------
Nossa, eu eu ja estava achando que somente eu estava dando mais bola para os filmes do que para os cds lancados esse ano.Ta fraco demais.
Hj, no meu mp3, so tem discos com mais de 10 anos rss
Tirando o ultimo do super furry animals.
------

NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

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Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
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