NA COVA DO LEÃO

Saturday, July 14, 2007

WELCOME TO CONGO!

ENQUANTO ESPERAVA A GRAVAÇÃO DO PROGRAMA DO GNT NA SEXTA A TARDE, VI PELA TV NUMA SALINHA/CAMARIM A ABERTURA DOS JOGOS PAN-AMERICANOS. E O QUE FOI AQUILO? DIGO, ATE TAVA LEGAL E COISA E TAL. MAS PARECIA QUE EU TAVA NA AFRICA. DESDE A ABERTURA COM O MENINO DO TAMBOR ATE A APRESENTAÇÃO DE UM GRUPO AFRO QUE VEIO DEPOIS, NADA ALI DIZIA QUE SE TRATAVA DO BRASIL. NAO HAVIA UM SO PINGO DE VERDE E E AMARELO NAS VESTIMENTAS, NEM SEQUER UM VESTIGIO DE SAMBA OU BOSSA-NOVA NO SOM. PARECIA MAIS UMA CENA DO REI LEAO DA BROADWAY. PQ AQUELAS DANÇAS? PQ AQUELAS CORES? SE HA UM MOTIVO, ME EXPLIQUEM, PF. SENÃO TEREI QUE DAR RAZÃO AO AMERICANO ARROGANTE (OU DONO DE UMA VEIA DE HUMOR NEGRO?) QUE FOI BANIDO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DE SEU PAÍS PQ BOTOU UMA PLACA NA SALA AVISANDO "WELCOME TO CONGO" (ELE ALEGOU QUE FOI POR CAUSA DO CALOR QUE FAZIA NO RIO). PELO QUE VI ONTEM A TARDE, O CARA TAVA PROFETIZANDO O QUE VIRIA...

18 comments:

pacheco said...

Tom, eu adorei profundamente a abertura do pan. Seria legal vc até arranjar um videozinho da grobo mostrando, porque foi lindíssimo. Achei MUITO Brasileiro.
A parte "africana" é essencial, a cultura brasileira é 50% africana...

E eles exploraram todos os tipos de música, dança... fizeram a praia de copacabana no maracanã, os atletas entraram ao som de chorinho, tocou até cordel do fogo encantado ao vivo!

As coreografias estavam espetaculares, a música éra lindíssima, composições orquestrais que uniam villa-lobos, tom jobim e Carlos Gomes.

Enfim, foi ótimo. Teve até arnaldo antues =)

Outra coisa bem brasileira foi a falta de educação e respeito do povo.

Abraços!

Pedro Capistrano said...

eu vi mto por alto a apresentacao.
me lembro que estava longe da tv e escutei uma musica do villa lobos.
Otima escolha.

so nao gostei das vaias, achei que aquilo nao tinha nada a ver.
---
qto a parte africana, entendo que isso faz parte da nossa cultura.Mas eu tb me lembro de ter reparado em algo que parecia uma tribo africana.Po, isso nao tem nada a ver com a gente.Nem na epoca dos quilombos, os negros usavam aquelas roupas e faziam aquelas dancas.Ate nas religioes afro- brasileiras, é frenquente o "mix" entre europa e africa.
E eu amo isso no brasil.
Mas eu concordo com o tom.Fico de saco cheio qd tem desfile de escola de samba e os caras so falam da africa.Po, nos nao somos africanos.

um cara gaucho com um visual farroupilha é mto mais brasileiro do que um cara batendo tambor e vestindo uma pele de leao.

---
mas tecnicamente, nao posso negar, foi uma festa feita com mta competencia.Parabens a equipe da abertura do Pan.

Gustavo Ramos said...

Como vc Tom, não entendi certos simbolos usados na cerimonia de abertura.
Não entendi, por exemplo, o pq de os ritmistas estarem vestidos com aquelas roupas q lembram tribos africanas.
Outro ponto, foi a escolha dos artistas q cantaram na festa. Algumas pessoas podem reclamar do q vou dizer - e podem falar q o Pan do Rio é o Pan do Brasil - mas senti a falta de artistas q se identificassem mas com a cidade. Daniela Mercury é f....
sobre as vaias ao presidente na abertura do pan, acho q vivemos numa democracia, e por isso, todos tem o direito de expressar a sua insatisfação com os seus governantes.Mas mtos acham q aquele não era o momento, por ser a abertura de uma competição internacional, onde as atenções estão voltadas para o nosso país.
Mas infelizmente são poucas as oportunidades onde o povo de verdade pode se manifestar e assim ser notado pelo presidente, já q ele, dificilmente, chega tão perto de nós, povo de verdade.

Tom Leão said...

pacheco, consegui fazer vc falar (escrever) mais de duas linhas!!!
entendo seu ponto e nem vi a parada toda (ate gostaria de ver), mas, herança afro a parte (e nós temos muita) achei exagerado nao ter nada do brasil no primeiro numero e nem o solzinho que é simbolo do lance apareceu em nenhuma parte do desfile. os eua tbm tem boa herança afro e jamais abririam um evento oficial deles com tambores do burundi. se fosse assim, e como estamos no rio, tinha q ter funk. por isso os estereotipos com os brasileiros fora daqui continuam

Rocha07 said...

Não vou comentar sobre a cerimônia porque, apesar de não ser fã de carnaval, acho que qualquer coisa que eleve o espírito do brasileiro tá valendo.
Mas achei ridículo as vaias. É meio hipocrisia...o povo se emociona com a cerimônia e se enche de patriotismo, mas vaia o chefe de Estado, que nos representa pelo mundo a fora. Não sou fã do Lula, mas tem que rolar uma educação. Não era o lugar pra isso.
Também acho babaca vaiar as outras delegações, sejam elas quais forem. É falta de respeito. E porque aplaudir tanto Cuba?

Anonymous said...

Descordo que a vaia ao Lula tenha sido " ridícula " . Nada mais normal do que a insatisfação popular com um cara que abriga em seu primeiro escalão mais de uma duzia de sujeitos envolvidos em corrupção desenfreada , sem contar a maré de sujeira que inunda Brasília nesse momento , ou melhor , veio a tona nesse momento pois sempre esteve por lá. Embora o cara tenha conseguido se esquivar de todos os rolos , ele é o chefe de estado , representa a Republica , e sim , mereceu a vaia , que espero tenha tocado fundo em sua empáfia e falta de semancol , porque a máscara dele caiu pro mundo todo ver (lá foram pensam que ele é idolatrado e unanimidade por aqui)
Não acho que patriotismo não tenha a ver com vaias (ou mesmo desobediência civil !)

Tom Leão said...

a vaia é valida, ate pq essa gente vive longe do povo, enfurnada em brasilia, se achando semi-deuses, ai, qndo toma contato direto com as pessoas, nao aceita a critica. o lula ta muito acomodado. se ele fosse quem pensa que é fazia uma faxina em seu ministerio sem pena e, ai sim, seria aplaudido pelos que votaram nele. o cara age e se porta igual aos que vieram antes, vai querer o que? e o rio sempre foi uma cidade de atitude e nao ia ficar calada numa hora dessas, so por causa do pan. depois que a parada acabar vai voltar a ser a mesma merda, é tudo fachada...

Otaner said...

Acho que o Lula merece vaias, mas ali não era o momento mesmo. Agora, bem pior que vaiar o Lula foi APLAUDIREM O CÉSAR MAIA!!! Das duas, uma: ou essas vaias/aplausos foram "organizadas", por assim dizer, ou então o povo carioca é uma besta quadrada sem salvação.

E vaiar a delegação argentina e americana? Também é por conta de insatisfação popular, etc, etc? Enfim...

E ainda não entendi com essa história do Congo se era pra gente se ofender ou se os ofendidos deveriam ser os Congoleses... :)

Rocha07 said...

Sei lá, só acho foda fazer isso no meio de um evento internacional. Neguinho é bom pra vaiar no Maracanã, mas fica só nisso né? Na hora de tomar uma atitude de verdade ninguém faz nada. Pra mim é palhaçada.

pacheco said...

Desde quando vaiar é atitude? É apenas falta de respeito, não muda nada. O cara já tá há muito tempo no governo e o pessoal só protesta na comodidade de um evento desses. É muito fácil vaiar.

Graças a Deus não tivemos o solzinho do pan na abertura! hahaha

Também não acho válido falar que os EUA não usaram tambores africanos na abertura; por que isso seria relevante? Desde quando estados unidos é modelo para alguma coisa? O povo até vaiou os esportistas americanos! (falta de respeito no.2)

E essa abertura teve TUDO de brasileiro, porque as batidas africanas se transformaram em samba aos poucos, com a entrada da bateria de várias escolas... tem coisa mais simbólica e historicamente correta que isso?

E sobre o funk, ao cantarem o hino do pan (que é do arnaldão) eles colocaram uma batida de funk lá no meio que ficou sensaional.

Abraço!

(29 linhas... hihihi)

Ps: Assisti o show da Marisa monte ontem, excelente, pra quem gosta dela e tem carteira de estudante eu recomendo altamente que vá fim de semana que vem!

(34 linhas...)

Tom Leão said...

posso dizer uma coisa: gostei muito dos comments deste post. sobre o lance das vaias, se aplaudiram o maia foi escroto. por outro lado, faz parte da tradição carioca vaia no maraca. como so vi parte da parada (nem um terço), so posso falar do que vi. continuo nao gostando do lance afro. toda vez q viajo tenho q explicar pros gringos q a gente nao mora na selva. e, sim, ainda bem que nao teve o solzinho (rs), mas ele nao era o simbolo? e, sim, os congoleses mereciam pedidos de desculpas

pacheco said...

e o blue man group? ;)

Alessandro said...

Como já diziam os "antigos":
"No Maraca até minuto de silêncio é vaiado..."

Gostei da abertura, apesar de seus exageros. Na verdade não sou fã de aberturas de Olímpiadas, Copa, etc Deve ser minha hojeriza por musicais ou algo que os lembre...

Eu só fiquei meio indignado por uma coisa que acho ser muito pessoal.

Por todo o esforço daquela geração e pelo vitória incontestável no Panamericano de 1987 em cima dos "todo-poderesos" americanos LÁ NA CASA DELES, acho que quem deveria acender a pira devia ser o Oscar ou alguém daquela brilhante equipe.

Não consigo lembrar de alguém que tenha dado uma importancia a uma medalha de ouro em panamericanos como aquela seleção de basquete de 1987.

Bom esta é minha opinião, e logicamente, não foi mico algum o Joaquim Cruz ter acendido a pira panamericana...

Acho que foi uma questão de gosto...

Tom Leão said...

agora, uma coisa sobre a reação do lula as vaias: que porra de presidente é esse que vai embora magoado por tal situação, deixa de abrir os jogos e ainda diz que nao sabe se vai voltar para o final do pan? tinha que passar por cima e continuar o que veio fazer, na moral. assim ele veste a carapuça, mostra que é fraco, vaidoso e coisa e tal. po, se fosse em tempo de guerra e um presidente rival mandasse ele ir catar coquinhos o cara ia sair fora tambem? achei muito ridicula essa atitude

Otaner said...

"Desde quando vaiar é atitude? É apenas falta de respeito, não muda nada. O cara já tá há muito tempo no governo e o pessoal só protesta na comodidade de um evento desses. É muito fácil vaiar."

Perfeito, Pacheco.

E Tom, infelizmente é verdade. O nosso querido prefeito foi aplaudido efusivamente, enquanto segundos atrás o Lula tinha sido vaiado. O que, somada a tradição do carioca de vaiar qualquer político, já meio que põe por terra as teses que têm rolado de que o povo vaiou pq está insatisfeito com o governo - até está, mas mesmo que o governo fosse uma maravilha a vaia teria rolado. Mas quem tenta fazer análises sociológicas sobre a vaia pro Lula simplesmente ignora os aplausos ao César. Aí não dá pra levar a sério. Acho que nem o Brizola seria aplaudido daquela forma. Espontaneamente, nem o César.

fabio fernandes said...

não sei se ainda é tarde para comentar, mas engraçado, eu curti a abertura do pan mas a minha namorada nem tanto, justamente por causa daquele clima africano ... ela não entendia o pqe daquilo clima "selvagem" e ficava discutindo comigo rsrsrs ... a unanimidade só foi na hora de concordar que não era o melhor momento para vaiar o presidente (que realmente amarelou e só faltou fazer "biquinho") e na participação da céu, de quem somos fãs.
e a propósito, pqe que todo evento representando o brasil, tem que ter a daniela mercury ???

e uma piadinha, já está rolando por aí a versão que os cariocas fizeram do hino do pan "viva essa energia": viva a cervejinha ! :)

Rocha07 said...

A única que realmente merece vaias, não importa aonde esteja, é a Martha Suplicy.

pacheco said...

hahaha, "viva a cervejinha"...

NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

My Photo
Tom Leão
Vanuatu
Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers