NA COVA DO LEÃO

Wednesday, January 31, 2007

Invitation to love


Por conta de uma materinha q fiz pra revista da Tv do grobo dessa semana, acabei revendo a primeira temporada de uma de minhas series favoritas de todos os tempos: "Twin peaks". Foi a primeira vez q vi em dvd desde q ganhei a caixa de ma babe no aniversario passado. E foi quase como se fosse inédito. Imagens nítidas, som estéreo, extras, trilha de comentários. Muito melhor de q qndo passou na tv aqui (na grobo), qndo foi criminosamente mutilada com alguns episodios montados (dois por vez) pra acabar logo. A dublagem era tao ruim que apagava quase completamente a magnifica trilha sonora de Angelo Badalamenti. Como nao tinha internet na epoca (90/91) acabei vendo gravado da tv americana enviada por um broder, com caption. pelo menos tinha as vozes e a trilha original. O mistério "quem matou Laura Palmer" é só um detalhe para David Lynch desfilar uma galeria de personagens marcantes e bizarros. Desde o agente do FBI viciado em café e torta de cereja (kyle mchlachlan) até tipos como a mulher do tronco, o homem de um braço só, a caolha fortona, o policial chorão etc. Séries cult atuais como "X-files", "Lost" e "desperate housewives" (q a copia muito) devem bastante a desbravadora "Twin peaks". Anotou, Diane?

23 comments:

fabio fernandes said...

twin peaks é sem dúvida, um marco da tv mundial, e talvez tenha sido a produção mais importante da tv americana na década de 90, ao lado de x-files.

tenho o box nacional e tô na secura pela segunda temporada faz tempo. parece que já tá prá sair lá fora, acho que agora em fevereiro.
e ano passado surgiu um boato de que o mark frost queria retomar os personagens em uma espécie de continuação, o que espero não passar de boato.

só de curiosidade, a record exibiu as duas temporadas, na íntegra (!), por volta de 93/94.

fabio fernandes said...

tbém tenho a trilha sonora, ideal para dias chuvosos ... e aquele filme que mais complica que explica, os últimos dias de laura palmer.

PEDRO BAMBAATAA said...

porra tom leão, há meses vejo vc e os coveiros falando de séries da tv paga... a última que acompanhei
mesmo e me despertou a atenção foi
x files... até mês passado vi com minha namorada a 2ª temporada de
lost, com ela me contando a história da 1ª temporada, mesmo assim não me animei muito...

bem sempre para mim a minha série inesquecível foi twin picks do meu diretor americano favorito, david linch, por tudo que vc já falou no post, principalmente pela trilha sonora de angelo que criava uma atmosfera sensacional!

na época gravei a parte exibida na grobo, e acompanhava seus comentarios no 2º caderno, se não estou enganado... realmente os caras castraram a série...
1 ano depois se não me engano a record exibiu a série inteira...

na epoca estava desempregado e gravava em cima de fitas velhas...

até hoje tenho tudo gravado, mas com dublagem horrível e imagem com
interferencias...

na chamada primeira parte acho a conclusão legal... porém na segunda parte achei a que o cara viajou legal, principalmente quando o detetive vai parar num
quarto vermelho, que não sei se foi
voce que comentou, que seria o inferno, desculpe não sei se era isso mesmo... mas de qualquer forma fica muito instigado, e sempre via e revia e escutando a sonzeira de angelo... tinha até uma banda meio cocteau twins...

agora achei legal vc dar o toque do dvd da caixa, pois achava que era a tal versão na época que foi lançada em video e que um amigo me falou que era uma versão compactada...

agora vou procurar essa caixa em algum saldão...

valeu pelo tópico e por me saber que minha opinião sobre a série é
compartilhada por vc e talvez por
alguns coveiros que viram a série...

ps: aquela morena que virou putinha na série era muito gata
seu nome não era "sheryl fin" é assim que se escreve? que fim levou ela...? rs

abraços....!

Tom Leão said...

o titulo do post, invitation to love, refere-se a uma novela que todo mundo em twin peaks assistia, e passava a qq hora do dia! ela meio que brinca com a serie. ja a frase final, "anotou, diane?", é referente a misteriosa secretaria que receberia as fitas q o agente cooper gravava com lembretes diversos. sem contra que o proprio david lynch aparecia (so em voz) como gordon, superior de cooper. e por onde anda sherylin fenn (audrey "horny" horne)? uau!

brunobbl said...

só para lembrar a todo mundo q amanhã vão se fazer 10 anos da morte do chico science.

da lama ao caos do caos a lama !!!!!

abs galera

fabio fernandes said...

um dos atrativos de twin peaks era o desfile de várias beldades da época: lara flynn boyle, heather graham, madchen amick, sherilyn finn, sheryl lee (o cadáver mais lindo da história do cinema ... foi vc ou o calbuque que falou isso na época ?) etc.
sem contar a participação do david duchovny como denise/denis ...

a lara eventualmente tá sempre em algum seriado, como the practice ou las vegas.
qto a julee cruise, sumiu, acho que ninguém sabe, ninguém viu.

___
rádio:
ontem, à meia-noite, entrou no ar a mix fm aqui no rio, no lugar da jovem pan. nunca a expressão "6 por meia dúzia" foi tão real ...
quiseram passar a idéia de que era uma rádio nova, programação diferenciada, "a verdadeira cara do rio" e tal, mas que nada, é a mesma coisa da rádio anterior (tbém, que está por trás: accioly, calainho, a mesma panela de sempre). o engraçado é que rolou uma desavença entre a jovem pan rio e a jovem pan sat, uma estava boicotando a outra.
a única coisa que lamento é a saída do pânico aqui no rio ...

____
é isso aí, bruno, bem lembrado; o mangue bit (com chico science a frente) talvez tenha sido o melhor, em termos de música, que surgiu no brasil, na década de 90.

Tom Leão said...

vander, nao sei todos os detalhes, mas um dos motivos da demora entre a primeira e segunda temporada é devido a questoes de direitos em diversos paises e briga entre os produtores/distribuidores. p ex: a caixa q saiu aqui tem o ep piloto. a q saiu nos eua, q é igualzinha, NAO TEM! na europa ja tinha tudo isso em vhs. a segunda sai agora em março nos eua, finalmente...

Tom Leão said...

fui eu q escrevi q laura palmer é o cadaver mais bonito da tv. e ainda acho, basta ver a foto do post. o roxo dos labios, o modo dos cabelos, o plastico em volta. e, sim, as beldades foram todas reveladas na serie. na epca eu era louco pela madchen, embora a fenn seja um pitéu. e ainda tem a norma (peggy lipton) que era de mod squad, uma coroa de responsa (rs). eventualmente a julee cruise aparece por ai com algum disco, mas a sua melhor fase foi mesmo nos anos 90. o lynch ate dirigiu um show dela, industrial symphony, que ainda nao tem em dvd. todas sumiram, menos a lara, q hoje é um esqueleto ambulante e chata paca

Felipe Passarelli said...

Fala Tom, Fantasmas e coveiros :)

Não era minha época de curtir seriados mesmo, já não curto muito, mas esse em especial tinha o "Go" do Moby na trilha, talvez sua melhor musica.

Seria uma boa rever tudo de novo, se pintar por aqui vou alugar.

Acho que comigo funciona assim, alugo ou pego emprestado as séries (como fiz em Lost e Sexy and the City), vejo tudo em 2-3 dias e pronto. Sei lá, sou brega mesmo, meu lado "cenas do próximo capítulo" se enquadra em novelas e Big Brother mesmo, sou alienado em certas coisas POP, até demais.

Enquanto as bandas no outro assunto, estamos em 2007 people, wake up!!

Agora podemos ouvir o que quiser, quando quiser e onde quiser.

As bandas são tão descartáveis como saco de lixo, nós ouvintes, temos muito mais poder do que os críticos.

Esse negócio de cd da mesma banda é coisa do passado, a "onda" agora é ouvir novo som todo dia, quem trabalha com música, deve estar obrigatóriamente ligado em tudo que se passa, se não é passado pra trás.

Hoje não é a banda e sim as bandas, pra você ficar update, deve ouvir no minimo de 5 albuns novos por dia, isso pra quem vive em 2007.

Por isso dei o toque aqui, antigamente no RF, não tinha Internet, mas pelo menos tinha artista novo a cada semana, não sei da onde vinham as informações tom, poderia até falar depois, mas me lembro que era pauleira de bandas novas, DJs, estilos etc.

Hoje quando abro o Rio Fanzine, sinto como lendo uma revista de meses atrás, e quando rola algo sobre artistas, já ouvi há meses pq na maioria é sobre seriados, cartoons e outras coisas que nem todo mundo gosta.

Quem gosta de musica MESMO se programa e escuta tudo, e tempo que falta não existe no vocábulario de um crítico de música, le la o blog do tito e gordinho, eles estão sempre antenados.

Essa semana rolou uma coisa muito importante no mundo indie: O Album do The Shins foi parar no segundo lugar da Billboard!!

Tipo é a primeira vez que alguem da Sub Pop fica entre os 10 primeiros, o ultimo foi o Afegan Twins em 79o nos anos 90. Estou super feliz, é a mesma coisa que ver algum brazuca bacana nos top 10 daqui do Brasil.

To esperando vazar o album "proper" do Arcade Fire, a qualidade desse está péssima, esse é catado de musica por musica, daí talvez minha reijeição pelo Neon Bible pode ser, mas claro ainda fico com o Funeral, esse foi feito com o coração, esse é a biblia.

Abraços aê Tom e coveiros e bora ouvir mais musica pra gente poder trocar mais idéia aqui, assim como eu devo ver mais seriado e filmes :)

Felipe Passarelli said...

Ahh me esqueci de perguntar, alguem vai nos Mutantes, Pet Shop Boys, Placebo, Keane e Aerosmith/Velvet Revolver???

:)

Otaner said...

Eu tô na dúvida se vou nos Mutantes ou no Nando Reis (eu gosto, não me apedrejem). Tem também um lance lá no sesc copacabana chamado desvios onde ontem teve chelpa ferro com monoaural, e vai ter mais coisas hoje , amanhã e semana que vem. Não sei se é legal, mas fica a dica.

E um dia assisto Twin Peaks, hehe. Gostava de xis-filés e de seriado só to assistindo 24 hs. Esta temporada não tá tão legal qto a anterior, mas o final da quarta hora foi arrasador (sem spoiler, vai que alguem aqui ainda assista)

Otaner said...

Ah, eu gosto de curtir música.. tô apreciando cada vez mais o !!! novo, deixei até o lcd e o arcade fire (acabei só gostando de intervention mesmo) de lado. Então prefiro ouvir eles mais vezes e apreciar... Claro, ouço outras coisas, mas não com essa obrigação, não é minha profissão é meu prazer. Ontem tava ouvindo Bois de Gerião e Coquetel Acapulco, skazinho é legal pra contrabalancear com disco-punk, hehe.

Otaner said...

Aliás, ontem eu ouvi um monete de coisas, pq agora pode botar vídeo no orkut então saí colocando uma porrada de coisa: specials, at the drive-in, chico buarque, móveis coloniais de acaju, mano negra com jello biafra na eco 92, etc, etc.
(ok, chega)

Tom Leão said...

eu procuro ouvir tudo o q vcs citam aqui, mais o que me cai no caminho (ja ouviram a freak folk joana newson, p ex?). mas tudo é muito derivativo hj em dia, muito deja ouvido. prefiro fazar uma boa peneirada e so falar do que importa. sair citando bandas e nomes a torto e direito nao é a minha, nunca foi. assim como o rf nunca foi uma pagina só de musica

Otaner said...

(eu disse chega, mas só mais um complemento)
Justamente o barato do RF e de outros blogs/publicações é pinçar o que eles consideram mais interessante de tudo que está aparecendo, seja de música, filmes, seriados, quadrinhos. E gosto também do fato de não rolar muito aquela coisa de "olha só, eu falei antes de todo mundo" como acontece com outros colunistas/jornalistas.

fabio fernandes said...

concordo plenamente com o vander, "90% das bandas de hj não serao lembradas em 10 anos", ou seja, prá que perder tempo feito um alucinado em baixar tudo que tem na rede, se nem metade presta ? é melhor focar, filtrar/peneirar antes de atirar primeiro e perguntar depois.

e que o rf sempre procure falar de outros assuntos, além de música !

ah, e quem ainda não sabe,
16/02 tem dj hell no circo voador.

Tom Leão said...

ha dez anos, nessa data (02/02), era um sabado ou domingo a tarde, nao lembro bem, qndo soube da morte do chico science, quando ia pro centro de convenções de recife, onde iria rolar um show da nação. ele tava de carro, um fiat, que bateu num poste. soube da noticia primeiro por um jogo na bandeirantes, que o narrador parou pra dar a noticia, automatico, sem nem saber do que se tratava. eu andei nesse carro do chico, meses antes qndo tive em recife prum abril pro rock. ele e paulo andre foram meus cicerones na cidade. fora isos, dizer mais o q? morto ou vivo, o cara era genial...

brunobbl said...

fala tom

po eu tenho ouvido muitas coisas em inglês mas tb em outras linguas como por exemplo : mano negra, gustavo cerati (ex soda stereo), elista (parece placebo cantado em francês), la oreja de van gogh, kinky, molotov, cafe tacuba, catupecu machu, julieta venegas, erica garcia, rammstein mas tb tenho ouvido o muse e tb uma coletânea do cee-lo (gnarls barkley).

valew

abs.

Tom Leão said...

a ultima vez que o bowie teve aqui foi num metropolitan meia-boca, só para fas mais velhoes e imprensa. esses emos q escutam placebo nem tem ideia de quem seja o cara, q é a maior influencia do brian molko. eu, q n gosto de tietagem, nao resisti e tirei uma foto (coletiva, com ele, outros jornalistas e a mulher dele, a modelo iman) pra posteridade

Tom Leão said...

LEMBRETE: DOMINGO, NA PRAIA DO LEBLON, ALI PERTO DO CANAL DO JARDIM DE ALAH, VAI ROLAR UM SOM DE CINCO DA TARDE AS NOVE DA NOITE. ESTAREI LÁ, JUNTO COM LEO JANEIRO (HOUSE), COBRA (TECHNO) E LABRA (TRANCE) LEVANDO UM SOM ELECTRO ROCK PARA O FIM DE TARDE(HOT CHIP, KLAXONS, RAPTURE ETC). APAREÇAM, PQ É DE GRAÇA. DA ATE PRA IR PASSEAR O CACHORRINHO...

Otaner said...

Bruno, esse do cara do Soda Stereo é legal? Eu gostava de Soda Stereo.

Viva Chico!!!!

Tom, se vc não tocar Klaxons é capaz até de eu aparecer, heheheheheheh (tô brincando)

fabio fernandes said...

eu não pude ir a este show do bowie no metropolitan, fui na apoteose em 89 (ou 90?) na sound & vision tour, que infelizmente no brasil só se limitou a sound ...
mas foi emocionante ver a lenda viva ali tão pertinho !

Gudrun said...

Tom, eu quse não assito a séries, e gostaria de saber se atualmente passa alguma interessante na tv, tv por assinatura e tal... quem souber, me aviza, ehehe
E essa desperate housewives passa onde? ainda está passando?
Bj,

NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

My Photo
Tom Leão
Vanuatu
Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers