NA COVA DO LEÃO

Monday, June 30, 2008

A seguir...

AS SÉRIES QUE VEM POR AÍ:

ALÉM DA JÁ COMENTADA ABAIXO "FRINGE", DE JJ ABRAMS (O PILOTO É MUITO BOM), TBM ESTÃO CHEGANDO ENTRE AGOSTO E SETEMBRO NA TV AMERICANA (E CUJOS PILOTOS E ALGUNS EPS JÁ ESTÃO NA REDE) AS SEGUINTES NOVAS SÉRIES:

THE MIDDLEMAN = BASEADA EM QUADRINHOS, PARECE UMA MISTURA DE MEN IN BLACK COM OS VINGADORES (brit serie dos 60s), AO MOSTRAR UMA DUPLA QUE CAÇA MONSTROS E RESOLVE FATOS INEXPLICÁVEIS PARA UMA AGENCIA SUPER SECRETA. COOL.

TRUE BLOOD = NOVA DE ALAN BALL, O CRIADOR DE SIX FEET UNDER. VAMPIROS SÃO SERES NORMAIS NOS DIAS DE HOJE E CONVIVEM CONOSCO NUMA BOA, NO SUL DOS EUA. OS HUMANOS FAZEM MERDA E CULPAM OS VAMPS. ANNA PAQUIN SE APAIXONA POR UM DELES. O PILOTO NAO ME EMPOLGOU MUITO, MAS É INTERESSANTE.

SWINGTOWN = PARECIDO COM AQUELE FILME DO ANG LEE, TEMPESTADE DE GELO, SE PASSA NO COMEÇO DOS ANOS 70, QUANDO A PRATICA DO SWING ENTRE CASAIS, COM AQUELE LANCE DA TROCA DE CHAVES, ERA COMUM NA CLASSE MÉDIA CARETA. ESSA JA TA EM CARTAZ E TBM AINDA VOU CONFERIR ALGUNS EPS DIZ WIK.
Sunday, June 29, 2008

Ray é o rei

Todo dia dou uma passada no imdb e sempre vejo a lista de aniversariantes. E quem fez 88 anos ontem foi Ray Harryhausen. Quem? Simplesmente um dos pais dos efeitos especiais nos filmes de fantasia e sci-fi. Inspirado por Willys O´Brien (que animou o king kong original), Harryhausen se especializou na técnica do stop-motion, que consiste em animar, pacientemente, quadro a quadro, movimentos de uma figura articulada. Gasta-se uns seis meses, fácil, fazendo uma sequencia longa disso. Como ele gastou numa das cenas mais sensacionais de todos os tempos, aquela dos esqueletos espadachins de "Jason & the argonauts". A parada é tão assombrosa e perfeita que, ainda hoje, impressiona. Vi esse e outros filmes do cara (Sinbad, Clash of Titans, Earth vs flying saucers etc) menino, já em reprises na TV, porque ele começou a fazer isso a partir dos anos 50, numa época pré-computação gráfica. Alguns destes filmes venho comprando em DVD a medida que saem aqui. Lá fora, saiu uma caixa com os melhorese que traz de brinde uma replica de seus monstros. Eu só tenho um livro sobre o cara, nenhum boneco. Vi que vai ter uma mostra Harryhausen no Anima Mundi deste ano. Se vcs não conhecem nada do cara, não percam. Antes que ele morra...
Wednesday, June 25, 2008

a franja do Jay Jay

HJ CEDO ASSISTI AO PILOTO DA NOVA SÉRIE DE JJ ABRAMS, "FRINGE", QUE JÁ TINHA BAIXADO HÁ UMA SEMANA. O QUE POSSO DIZER? O NERD FDP ACERTOU MAIS UMA! A PARADA É MEIO QUE UMA MISTURA DE "ALIAS" VS "X-FILES", ENVOLVENDO UMA BELA AGENTE DO FBI QUE SE METE NUM CASO QUE LEVA PARA UM LANCE BIZARRO COM TOQUES DE SCI-FI. ELA É UM MIX DE SIDNEY BRISTOW (PQ, A PRINCIPIO, É UMA AGENTE, NÃO UMA CIENTISTA) COM DANA SCULLY (PQ ACABA SE METENDO ONDE NÃO DEVE E TEM ALTO SENSO DE DEDUÇÃO) E TERÁ TODA A SUA CARREIRA MUDADA A PARTIR DISSO. O PILOTO SÓ INTRODUZ OS ELEMENTOS, MAS TEM TUDO O QUE O JJ JA NOS ACOSTUMOU: BOAS TOMADAS, ÓTIMO SUSPENSE, UMA PERSONAGEM FEMININA COM ALMA E DIMENSÃO EMOCIONAL (NO FIM, ROLA UMA PARADA QUE ATÉ FAZ A GENTE CHORAR DE LEVE), CIENTISTAS LOUCOS (UM COROA QUE É UM MISTO DE EINSTEIN COM FRANKENSTEIN) E MAIS O JOSH DE "DAWSON´S CREEK" COMO O FILHO DO CARA. FOI SÓ O PILOTO, MAS ELE JÁ PROMETE. A SÉRIE PASSARÁ NA FOX...
Tuesday, June 24, 2008

AD-ivertimentos





e ainda tem esse lance aqui, que é assombroso:

1. VÁ AO SITE ABAIXO

http://www.tatuagemdaboa.com.br/

2. ESCREVA O O SEU NOME NA 1ª LINHA

3. NA 2ª LINHA ESCREVA O NOME DE UM AMIGO (A) SEU

(NÃO ESCREVA O TEU ENDEREÇO de E-MAIL NEM O DO AMIGO).

4. Click em 'Visualizar' E VEJA O QUE ACONTECE ..................
Saturday, June 21, 2008

Observações...

Andando pela manhã com meu cachorrinho, notei que todos os coroas (no caso, homens com mais de 60, 70 anos) usam um visual parecido: tênis preto, do tipo regata (bem baratos) e meias pretas, algumas indo até o joelho! Será que um dia vou andar assim? I don´t think so! (rs)

Ali pelo meio-dia, passo na academia e noto que uma música dos anos 70, da Cor do Som, toca à beça, agora com uma nova roupagem e vocais. Pq será? Ah, é pq tá na trilha de uma novela homônima da grobo. Aliás, qq música, boa ou ruim , e roupa, brega ou legal, entra na moda e é consumida pelos zumbis lobotomizados tão logo entre numa novela dessas (e tocam nas FMs, festas, boates, sempre as mesmas!). Um país tão grande controlado por uma mentalidade só.

No tardinha, passo numa festa junina. É o único evento que fui nos dois últimos anos que não é (ainda) patrocinado por uma telefônica e não tem recepcionistas com sotaque paulista na entrada. Uau, que legal ver coisas não plastificadas, senhorinhas fazendo pastéis na hora (nada de rúcula ou tomate seco), salsichões, gente não afetada, mistura de classes e comida boa e barata. É um de nossos últimos resquícios de brasilianidade, uma coisa que não vem das sitcoms americanas. E olha que nem sou nacionalista, mas isso é uma coisa bacana.

Quando a noite chega, vou num aniversário estilo mexicano e depois emendo na madruga pra botar som eletrônico (principalmente europeu) numa festa onde as pessoas vão vestidas de indie inglês e se acham diferentes (mas são iguais a todos lá). Curioso notar que nada muda, basicamente, só as nomenclaturas. E o mundo virou uma vila...
Friday, June 20, 2008

Leiam isso:


O governador em exercício Luiz Fernando Pezão sancionou no Diário Oficial desta quinta-feira lei de autoria do deputado Álvaro Lins, que regulamenta a realização de bailes funk e raves no estado. O texto estabelece que os organizadores desses eventos terão que solicitar autorização à Secretaria de Segurança Pública com pelo menos 30 dias úteis de antecedência. Ficam obrigatórias ainda a instalação de um banheiro para cada 50 pessoas presentes, além de câmeras cujas imagens devem ficar disponíveis para as autoridades de segurança por até seis meses após o fim do evento. Quem descumprir as regras ficará sujeito a uma multa de 5 mil Ufirs, além de interdição e suspensão das atividades.
(*texto publicado por Ruben Berta, no Globo)

*agora, vcs acham que o traficante chefe da favela local vai ligar para as otoridades pra avisar que vai realizar um baile funk na área dele? ã-hã. sem contar que acontecem milhares de bailes funk em milhares de favelas cariocas todo finde. quem vai fiscalizar? E tem mais; as raves serão limitadas em 12 horas de duração. após isso, acabou. Na boa, e quem tomou balinha (não são todos os frequentadores, claro), vai curtir a doideira onde? Em 12 hrs a parada ainda está no auge. Se ele for dirigir, certamente vai causar algum acidente (por isso é que existe o chill out, pra vc descompressar nas horas final da rave, óbvio e sair de lá careta). Ou então, geral agora já vai chegar calibrado, o que será bem pior...

Tuesday, June 17, 2008

top-top-top!

Cinco top 5 pessoais atuais:

séries de TV:
1-the office us (fx)
2-my name is earl (fx)
3-in treatment (hbo)
4-the sarah connor chronicles (wbtv)
5-mad men (hbo)

programas de TV:
1-chelsea lately (e!)
2-the soup (e!)
3-jools holland (hbo plus)
4-CQC (band)
5-the hollywood reporter (cinemax)

músicas (singles):
1-great dj, ting tings
2-take a bow, muse
3-black&gold, sam sparro
4-time to pretend, mgmt
5-knights of cydonia, muse

filmes em cartaz:
1-iron man
2-get smart
3-indiana jones
4-joy division
5-the bank job

larica (rango):
1-moça flakes
2-temaki (cone)
3-snickers
4-doritos
5-pastel chinês
Friday, June 13, 2008

99 + 86 = 10!


FUI HJ CEDO NA CABINE DE "GET SMART", CONHECIDO AQUI COMO "AGENTE 86". E SAI DE LÁ COM UM GRANDE SORRISO. ENFIM, UMA COMÉDIA DE VERDADE, UM FILME COM HUMOR BACANA, SATIRICO, TUDO DE BOM (NAO BASTASSE TER O DEDO DE UM DE SEUS CRIADORES, MEL BROOKS, QUE FOI O CONSULTOR). NADA DAQUELE HUMOR ESCROTO E ESCATOLÓGICO DAS 'COMÉDIAS" ATUAIS. ALEM DE USAR TODAS AS REFERENCIAS DA SERIE DE TV (DA QUAL NEM ERA FÃ, MAS VI MUITA COISA), COMO FRASES DE EFEITO E CITAÇÕES, FOI BEM ADAPTADO PARA OS DIAS DE HOJE E TEM UMA SEQUENCIA FINAL QUE É PURO FILME DE AÇÃO, SEM PERDER O PÉ. STEVE CARELL NASCEU PRO PAPEL DE MAXWELL SMART; E ANNE HATHAWAY NUNCA ESTEVE TÃO LINDA COMO NESTE FILME. A 99 DELA É DE TIRAR O FÔLEGO DE QUALQUER MARMANJO. NO ELENCO TEM THE ROCK, ALAN ARKIN (CHEFE), JAMES CAAN FAZENDO UMA PARÓDIA DE BUSH, AQUELE GORDO DO BORAT, E CENAS E MAIS CENAS DE COMÉDIA DA MAIS ALTA QUALIDADE. ESTREIA NA SEMANA QUE VEM. VOU REVER NA BOAÇA...

Tuesday, June 10, 2008

O verdão tá mais maduro?

Muita gente não gostou do primeiro filme do Hulk, feito pelo Ang Lee. Particularmente, gostei. Me envolvi bastante naquele lance do homem-besta, no lado filosófico da coisa, mesmo com aquele final cabeça-cósmico. Mas o filme me tocou. O que não aconteceu com o novo Hulk, embora este não seja um filme frio como speed racer.

Não que ele seja ruim. Apenas fizeram um filme com toda a ação e cenas barulhentas que o outro não teve. O CGI está melhor, Hulk tem mais emoção e peso, e os atores envolvidos não são pouca merda: Edward Norton e Tim Roth. Agora a Betty é feita pela bela Liv Tyler, mas a Jennifer Connely dava mais vida ao personagem. E, basicamente, nos quadrinhos e na animação para TV, era mais ou menos assim mesmo: um Hulk bruto detonando com os militares ferozmente.

Toda a primeira parte do filme é passada numa favela carioca (dizem Rocinha, mas as filmagens foram na Tavares Bastos, no Catete, mais segura) e os atores "brasileiros" falam com um estranho sotaque ou parecem dublados. Deve ser pra inserir dublagens em inglês nas cópias americanas e evitar legendas. Fora isso, Lou Ferrigno, o Hulk da TV, aparece numa ponta muito bacana, e o Stan Lee de sempre está lá (não digo onde). E, antes dos créditos finais, rola logo a cena especial: uma aparição relampago de Tony Stark (Robert Downey Jr), o Homem de Ferro, já ligando mais pontas para um futuro filme dos Vingadores.

Em resumo, este novo filme não é bem uma continuação do outro, um Hulk 2, mas uma espécie de repaginação, um recomeço da coisa toda. Vou rever pra ver se bate melhor depois...
Sunday, June 08, 2008

a gangue dos "errados"

Atualmente, meu dia de ter overdose de TV é o domingo. Salvo qndo to de prantão. pq é no dolce far niente do domingão que boto em dia as coisas que gravei durante a semana, vejo o "the soup" no e!, já acordo com a dobradinha "buck rogers" vs "galactica" no tcm, e, qndo a noite cai, é hora de rir a valer (nossa, que cliche!) com a sequencia de comedias e desenhos para adultos do fx. A começar por family guy, o programa que me fez desistir dos simpsons de vez (tentei ver a nova temporada dos amarelinhos, mas eles estão mais domados do que os republicanos). A série do seth mcfarlane, que chegou a ficar dois anos fora do ar por ter sido cancelada, voltou melhor e mais agressiva, e agora seth tem um contrato de dez milhões de dólares ate 2012 com a fox, que lhe da direito de lançar um novo programa, que vai ser o the cleveland show, spin-off do family guy com aquele amigo negro lesado do peter griffin.

Na mesma leva passa o "office us" (o ingles é melhor, mas o americano nao fica a dever), "my name is earl" (o papel das vida de jason lee) e outra série animada do mcfarlane, "american dad". Se mostrarem qq um desses pgms pra uma familia média americana ou brasileira, geral vai reclamar e achar o fim da picada: ladroes, blasfemos, picaretas, malucos, humanos, enfim, nada do clichezão de sempre. no ep 100 de "family guy" (a melhor sátira adulta desde "south park"), seth entrevistou gente comum, sem dizer quem ele era, e todos, sem exceção, execraram o show, que, aliás, faz parte de uma lista negra de programas nocivos à familia americana. bom, como a maioria dos meus melhores e mais queridos amigos gostam dessas séries, e todos são gente boa e sem ficha criminal ou doentes mentais, suponho que o mundo é q está errado por n saber rir de si próprio. Enquanto isso, os fake reality e as novelas fazem a lavagem cerebral no povo. Ou, cada um com sua droga...

Saturday, June 07, 2008

Maisa, a bizarrinha

Curtindo a ressaca da night before, me esparramo no sofá da sala no sabadão, tentando fugir do sol. Ao ligar a TV, o último canal sintonizado era o SBT (não tenho a minima ideia do pq, Chaves? :-)) como tá passando um desenho bacana das antigas, "Os apuros de Penelope", deixo lá enquanto folheio os jornais. Subitamente, num intervalo, entra uma garotinha que apresenta o tal programa, "Sábado animado". Em segundos, não consigo de deixar de vê-la e ouvi-la. É uma menina de uns cinco, seis anos, super ligada na tomada, safa, engraçada, que tira de letra as ligações telefônicas e improvisa geral, sacaneando os amiguinhos e tudo, de uma forma que só uma criança poderia saber e fazer. Parece uma versão local da Bindi, aquela garota sinistra filha do caçador de crocodilos (tenho medo dela), só que melhorada.

Logo, a galera aqui de casa me diz que ela é a Maisa, que faz o maior sucesso no YouTube, então vou lá e vejo vários clipes dela. Incrível. A menina, além de ligada, é situada, fala sobre montes de coisas -- até em ingles! --, tira tudo de letra e, agora, entendo pq o pgm milionario de uma certa xuxa, nas mesmas manhãs de sabado, ta fazendo água, como vi na coluna de tv (que, nao disse que a Maisa era o motivo do fiasco, pq era da concorrencia). Claro. não dá pra competir com uma garotinha louca de verdade como essa. A menina é totalmente natural e alucinada. deve ser dificil de aturar em casa (tem q dar um lexotan diluido pra ela acalmar :-)), mas, na tv, é divertidissimo de se ver. Não sei o q vai ser do futuro dela, pq isso só dá para aturar uns dois anos. Mas, quem sabe, ela venha a ser a rainha dos baixinhos do futuro? É a coisa mais bizarra do sbt desde o Bozo e suas corridas de cavalinho!

Confiram o best of dela:

Friday, June 06, 2008

É ruim, mas eu vejo (?!?)

Na verdade, eu só dou umas olhadinhas pq minha natureza é avessa a telenovelas desde cedo, mas não tem como negar que esse troço chamado "Os mutantes", que a record ta exibindo no horário nobre, tá na categoria é ruim, mas eu vejol. Por que? Pq é trash, tosco, exagerado, mas divertido, de uma forma um tanto quanto hermes & renato de ser.

A série rip-off da novela "Caminhos do coração" tá concorrendo diretamente com a novela das nove da grobo (tipo luta de davi contra golias) e ta se saindo bem, dando mais de 20 pontos no ibope (o que, ninguem, ha seculos, conseguia). Especialistas dizem que a maioria do publico que assiste a parada são jovens na casa dos 17 aos 25 anos (alguém ai?) e que o fazem, justamente, pq acham o programa, que mistura toques de heroes com x-men, bizarro, para dizer o mínimo.

Noite dessas, vi uma perseguição, até que bem feitinhaa, na cinelandia, enquanto, numa outra cena, uma garota fazia sair fogo dos dedos. aí, mudei de canal. Como os (d)efeitos especiais sao qualquer nota, a gente acaba vendo pra rir e imaginar até onde aquilo tudo vai dar. Ah, na trilha, toca uma musica dos Mutantes (n sei qual), a banda...
Tuesday, June 03, 2008

AGORA É OFICIAL: MUSE NO RIO!!!

DIA 30 DE JULHO NO VIVO RIO!!! U-HU!!!
Saturday, May 31, 2008

a primeira vez

Tava vendo uma reprise do show do Jools Holland no Film&Arts, quando ele perguntou pra KT Tunstall qual foi a primeira coisa que ela ouviu que a fez tomar gosto pela música (ela tinha dito antes ao Jools que nunca teve influencia caseira na carreira, ja que ninguém em sua casa ouvia música de especie alguma, diferentemente de Amy Winehouse, p ex, que foi influenciada pelos discos de jazz e soul do pai). Então, ela pensou e tascou: uma fita da Ella Fitzgerald, quando tinha uns 8 ou 9 anos. Ela disse que até hj imita a cantora, embora a sua voz não seja parecida.

Enquanto ela respondia, pensei: qual foi a música que me despertou e me levou a esse caminho? Não consegui lembrar, já que, desde cedo, acho que até ainda no útero, Beatles sempre foi a trilha sonora de minha mãe. Meu pai ouvia mpb, mas não com tanto afinco quanto mama devorava os fab four, bem como tbm Elvis e Jovem Guarda. Mas eu acho que o(s) primeiro(s) disco(s) que me deram um sacode foram: o primeiro do Clash, Led Zeppelin II, It´s alive dos Ramones, quando eu devia ter uns 12 ou 13 anos (até então, TV e cinema me ocupavam mais, embora sempre tivesse um radinho por perto onde ouvia de tudo, mas sem a noção de álbum, banda, som que mudaria a minha vida). E, antes deles, uns compactos de Elton John (by mama), com "Benny & the jets" e aquele junto com o The Who, "Pinball wizard". Adorava girar esses disquinhos...

E vcs aí, lembram qual foi o som que os despertou pra essa vida der amantes do rock pop? Hj em dia é mais dificil, já que se baixa milhares de arquivos ao mesmo tempo e mal se tem tempo de aprecia-los devidamente. Eu, p ex, levei varios meses ouvindo e tirando as letras urgentes do Clash, achando fabuloso o som que saia do vinil do Led Zeppelin (que maravilha era ouvir a "moby dick" no talo!) e tocando até arrebentar a fita com os Ramones nas pistas de skate. E, depois disso, as comportas se abriram (Devo, Kraftwerk, b52s, DK e todo o punk rock).
Tuesday, May 27, 2008

Altoids! Altoids!


Conheci os Altoids em 2001, em Los Angeles. Meu amigo que mora lá nunca deixa faltar uma latinha no console do carro. Na volta, comprei um pack com tres sabores básicos (peppermint, o vermelho; wintergreen, o azul; e spearmint, o verde). Basicamente é uma balinha de sabor forte (e curioso) para dar um alô no bafo, na garganta, ou, para quem fuma, substituir o cigarro até a próxima chance de acender um. A verde tem gosto de pasta de dente. A azul lembra o drops garoto, só que mais forte. O vermelho é o melhor. queima na língua.

Só que, de lá pra cá, o consumo do Altoids virou febre. Eles começaram a anunciar maciçamente na mídia (principalmente nas revistas de música e comportamento), deram um trato geral no site, criaram milhares de novos sabores (o de canela é ótimo, o de aniz/liquorice é horrível, tem uns azedos que vem em latas redondas, e até mesmo uns revestidos de chocolate, mais difíceis de achar, e até mesmo umas versões mini chiclets), passaram a vender em tudo quanto é ponto (do target ao aeroporto) e, finalmente, já podem ser achados tbm por aqui, em lugares como livrarias e lojinhas variadas, e até mesmo no site das americanas, pelo preço de dez contos (!) a latinha (em doleta, variam entre $ 2 e 3, dependendo do lugar, o pack com tres custa $ 5).

E então, tem algum coveiro aí viciado em Altoids e q tbm coleciona as latinhas diferentes como esse freak aqui? :-))
Sunday, May 25, 2008

Cosplay e coasmina

Já me chamaram duas vzs pra ser jurado de concurso de cosplay, mas nas duas nao deu pq eu tava trabalhando nos domingos. Agora, nao hesitei em aceitar a oferta de ser jurado do cosplay da mostra de anime e mangá do oi futuro, que foi neste domingo. Pra começar, a galera da oi nao devia ter acreditado na força da parada. Tanto que só programaram pra um dia, mas tiveram que começar no sábado, pela demanda. Quando cheguei la, por volta das 15h, a estreita rua dois de dezembro tava intransitavel, ninguem entrava mais no predio (tiveram que me buscar com segurança) e do lado de fora uma fila imensa ia quase ate a praia do flamengo. O produtor disse que ja tinham contabilizado mais de tres mil pessoas, sendo que uma galera chegou cedo, antes da parada abrir, as 8 da manhã! vale lembrar que no lugar os eventos são gratuitos.

O lance em si é um divertido festival de bizarrices e humor, quase um desfile carnavalesco trash, com as pessoas empenhadas em representar da melhor maneira possivel o seu personagem favorito de anime e manga (existem outros eventos que aceitam personagens de outros universos, com um só para princesas disney, por exemplo). alem de desfilar o modelito, na segunda parte rola uma encenação, com direito a fala e atuação sincronizada com áudio. O concurso daqui tava meio pobre, se comparado com os grandes que acontecem em sao paulo (e levam o vencedor até a mundial no japão), mas pela disposição da galera da pra ver que, com mais incentivo e eventos do genero, a parada vai longe. Publico, pelo visto, é o que não falta. Só faltou a rainha popota :-)

E eles se divertiram a valer, seja chamando alguns concorrentes de gay, uma menina mais gordinha de Willy (aliás, foi esta que ganhou, vestida de Sailor Moon, otima sincronia e empenho em fazer o tipo) e tentando achar defeito nas roupas e atuações de alguma forma. O que deixava os concorrentes mais nervosos no palco. Nos intervalos, um hors concours vestido de seu Madruga do chaves arrancou gargalhadas gerais com suas falas e danças malucas. Enquanto isso, os saloes futuristas do lugar abrigavam mostras de animes em videos, mangás estavam a disposição e outros objetos ligados a cultura pop japonesa em exibição. Pelo visto, em breve teremos outro evento desse mais caprichado por lá.
Friday, May 23, 2008

A ERA DA POSE

Da série, mais uma letra que vale conhecer, a de "Time to pretend" (tempo de fingir), do MGMT, que sintetiza bem o atual estado da pop music mundial, de um modo bem ironico, claro:

I'm feeling rough, I'm feeling raw, I'm in the prime of my life.//Let's make some music, make some money, find some models for wives.//I'll move to Paris, shoot some heroin, and fuck with the stars.//You man the island and the cocaine and the elegant cars.//This is our decision, to live fast and die young.//We've got the vision, now let's have some fun.//Yeah, it's overwhelming, but what else can we do.//Get jobs in offices, and wake up for the morning commute.//Forget about our mothers and our friends//We're fated to pretend//To pretend//We're fated to pretend//To pretend.

I'll miss the playgrounds and the animals and digging up worms//I'll miss the comfort of my mother and the weight of the world//I'll miss my sister, miss my father, miss my dog and my home//Yeah, I'll miss the boredem and the freedom and the time spent alone.//There's really nothing, nothing we can do//Love must be forgotten, life can always start up anew.//The models will have children, we'll get a divorce//We'll find some more models, everyting must run it's course.//We'll choke on our vomit and that will be the end//We were fated to pretend//To pretend//We're fated to pretend//To pretend//Yeah, yeah, yeah//Yeah, yeah, yeah//Yeah, yeah, yeah//Yeah, yeah, yeah

E o melhor: a banda está cotadíssima para vir no próximo TIM Festival! Quem é fã de Spacemen 3 e do spiritualized vai gostar do som...

*agora, vejam-nos no jools holland:

Thursday, May 22, 2008

Warsaw Division

Chegam aqui, quase simultâneamente, o filme "Control", baseado em biografia escrita pela mulher do cantor Ian Curtis, do Joy Division; e também o documentário "Joy Division", obviamente sobre a banda. Ambos iam estrear juntos, essa semana, mas o doc acabou passando para 6 de junho. Vi "Control" na última mostra de cinema e depois revi baixado. Achei bacana, mas não me empolgou tanto. Como é baseado em fatos vivenciados pela esposa de Curtis, Deborah (interpretada pela ótima Samantha Morton), ele mostra mais o lado dela, claro, da mulher que casou cedo e que viveu à margem do sucesso efêmero da banda, já que não acompanhava as turnês, pois tinha uma filha bebê para cuidar. E ainda teve que dividir Ian com uma amante belga. Também vale pela curiosidade de conferir a estréia na direção do fotógrafo e diretor de clipes holandês Anton Corbjin, um dos primeiros a clicar o Joy (que começou como Warsaw) e o responsável pela identidade visual de bandas como Depeche Mode e até mesmo U2, por exemplo.

Já o documentário "Joy Division", de Grant Gee, é o complemento perfeito do filme, já que mostra justamente o lado que não há na biografia, e ainda situa a cidade de Manchester como personagem importantíssimo para que uma banda como Joy Division tivesse surgido, em plena era punk. Além disso, há cenas nunca antes mostradas da banda e depoimentos da própria Annik Honoré, a tal amante, e, no final, uma fala de Curtis, gravada poucos dias antes dele se suicidar, em 18 de maio de 1980, antes do segundo disco da banda, "Closer", ser lançado. É também a última aparição do criador da Factory, Tony Wilson, falecido recentemente. Juntando com "24 hour party people", forma UM painel sobre a cena musical de Manchester (que explodiu nos anos 80 com Happy Mondays, New Order, o clube Haçienda e a rave culture).

O que fica? Que o JD foi, talvez, uma das últimas bandas legítimas da história, que aconteceu por si só, e acabou antes que se tomasse conhecimento dela de fato (eu mesmo só ouvi o 'unknown pleasures' pouco antes da morte de Ian, o que soou mais sinistro). A beleza disso tudo é que daí saiu o New Order, uma das bandas mais influentes dos últimos 20 anos. Isso éque é volta por cima...

SPECTACULAR! SPECTACULAR!

Alguns posts abaixo falei pra vcs da comédia musical "Os produtores". Não sou fã de musicais, não daqueles brega espalhafatosos (minha escola é mais ópera-rock, tipo "Tommy", "Hair" e "Jesus Christ superstar"), mas gosto das versões mais pop do gênero, como "The producers" (de Mel Brooks, tô louco pra ver a versão da Broadway de "Jovem Frankenstein"), o "Spamalot" do Monty Python e o "Hairspray" (baseado em filme trash/cult de John Waters), pq tocam no meu lado de cinéfilo/fã de música, e envolvem canções menos grandiosas e com um pé no pop/rock.

Mas há uma exceção nessa regra: "The sound of music", ou, "A noviça rebelde". Qndo criança, odiava esse filme. Freiras, violão, criancinhas, gente cantando em vez de falar? Que saco! (rsrsr) Mas, com o tempo, fui aprendendo a (des)gostar. Primeiro, pela historia de superação (real) da família von Trap, que fugiu do nazismo na Áustria e se estabeleceu depois como uma famosa trupe de cantores nos EUA. Depois, pelas incríveis letras e músicas originais, que ficam para sempre em nossos corações e mentes. O filme acabou me ganhando, aos poucos, como já havia conquistado toda a minha familia, da vovó ao filhinho, três gerações.

Agora, chegou a peça musical, que estreou no Rio (que não é igual ao filme, está mais próxima da versão teatral original, ora em cartaz em Londres). A única coisa que posso dizer pra sintetizar é o que o mestre de cerimônias de "Moulin rouge" diz: Spectacular! Spectacular! Nunca se viu nada igual em termos de qualidade de produção num palco brasileiro (bom, não vi as montagens paulistanas de musicais estrangeiros). Não só o novo Casa Grande é de nível internacional, como a montagem tbm. Som cristalino, luz fantástica, elenco afiado e afinado, e a história é ainda mais forte que na versão mais açucarada do cinema. Não há quem resista.

É provável que, com as montagens cada vez mais freqüentes desse tipo de show por aqui, leve ao surgimento de uma nova linha de profissionais, atores que cantam e dançam, e parte técnica, o que só vai elevar o nível geral, e estimulará até mesmo a criação de mega musicais locais, tipo exportação. Sem contar que o novo teatro pode receber shows musicais de qualquer estilo e porte. Dá um banho, em termos de acústica, em qq casa de espetáculos da cidade. Aplausos mais do que merecidos para todos os envolvidos nessa empreitada (do ator mais coadjuvante à orquestra, tudo é perfeito) e pela aposta neles. Bravo! Bravíssimo!

*nas fotos, a noviça original do cinema, Julie Andrews (acima); e, abaixo, a brasileira Kiara Sasso e as crianças (foto de Aveda)
Tuesday, May 20, 2008

SLAPT!

Não é melhor do que o primeiro, o imbatível "Os caçadores da arca perdida". Nem tão sombrio e pesado quanto o segundo, "No templo da perdição". Mas, com certeza, é bem mais quente e animado do que o último, "A última cruzada". Então, podem ficar sossegados que "Indiana Jones e o reino da Caveira de Cristal" é um filme que diverte e vale à pena, tanto para fãs, quanto para novatos.

Assisti hoje cedo, numa cabine, meio reticente. Tinha medo que George Lucas cometesse um novo "A ameaça fantasma", aquele filme merda que retomou a saga de "Star wars" nesse século. Mas como era o Speilberg que tava no comando do chicote, o barbudinho não apitou muito. Ainda que ambos tenham mentido quando disseram que iam fazer um filme à moda antiga, sem o uso de muitos efeitos CGI. Mentira. Tem. E muito. Desde a primeirísisma cena. Mas estão a serviço da história. Também não faltam muitas (e boas) cenas de stunts. É o que se espera.

A trama é absurda e cheia de lances inverossímeis como todos os filmes do Indy. Só que, dessa vez, há um leve toque sci-fi (mais do que isso não digo). Ele se passa 20 anos depois do último, que era nos anos 30, e vai para os anos 50 (assim como os fãs da série que esperaram 20 anos por este novo) e Indy meio que dá a entender que vai passar seu chapéu e chicote para um herdeiro. Quem não conhece a trilogia, é bom (mas não necessário) que se assista, pelo menos, ao primeiro e terceiro filmes da série, para captar citações, piadinhas e referências...


NA CIDADE

FEVER-REIRO FERVE:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 15 - Baile do Almeidinha - Hamilton de Holanda - Participação: Nina Miranda, Batuquebato, Afrodite, DJ Eppinghaus 16 - Heavy Baile / ÀTTØØXXÁ (BA) 17 – Anavitória: Baile de Carnaval 23 - Otto / Anelis Assumpção 24 - Orquestra Voadora: 10 Anos 16/03 Rael 23/03 Lô Borges

Teatro Odisseia 13 – Bloco Brasília Amarela 25 – Krisiun La Esquina 15 - The Flying Eyes (EUA) 25 - Boom Boom Kid (ARG) / Zander / Questions (SP) / N.D.R.

Vivo Rio 23 – Orishas (CUBA) / Oriente 24 - Fábio Jr 25 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thriller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson Teatro Rival 16 e 17 - Isabella Taviani Canta Tom Jobim

Audio Rebel 14 – Karam 16 – Filipe Alvim / Ventilador de Teto 15 – Olympyc 18 - Tango Jazz (Márcio Sanches, Facundo Estefanell, Fernando Trocado, Alexandre Carvalho, Roberto Rutigliano) 20 - Camila Costa - Participação: Lucina & Nilze Carvalho 22 – Nina Miranda 25 - Big Trep / Digga Digga Duo 28 - Victor Ribeiro Trio - Participação: Beto Lemos

Beco das Garrafas 16 - Bottle´s Bar: Elem Nara 17 - Bottle´s Bar: Adriana 19 - Little Club: Os Ensopados 21 - Bottle´s Bar: Ivo Vargas Sala Baden Powell (Copacabana) 15 - Santiago'S (Paulo Camilo, Carlos Moura, Alcir Alves, Almir e Aldair Santiago) 16 - Fátima Guedes & Jean Charnaux 17 - Osmar Milito & Indiana Nomma 18 – Márcio Gomes 20 – Angela Maria 21 – Forró do Kiko 24 - Patricia Bastos & David Assayag & Silvan Galvão: Três Amazônias 25 - Marcos Ariel - Participação: Bebê Kramer 27 - Isaac Chueke & Só Broder Band

Casa de Cultura Laura Alvim 18 - Elisa Addor 25 - Roberta Espinosa 27 - Sylvio Fraga Teatro Ipanema 23 - Nino Grandi: Homenagem a George Harrison

Teatro Café Pequeno 20 - Fernanda Jobim 22 - Maria Marcella Blue Note (Lagoa) 12 e 13 – 20h: Leo Gandelman 12 e 13 – 22h30: Big Gilson 14 - Alma Thomas & Indiana Nomma: Dolls and Dames 15 - Liz Rosa 16 - Fernando Anitelli: Voz & Violão 17 - Leo Jaime 22 - Banda Black Rio 27 - Moyseis Marques Canta Chico Buarque

Teatro Bradesco 16 - Titãs: Uma Noite No Teatro 23 - RuPaul´s Drag Race World Tour

Imperator 18 - Roda de Choro: Trio Rasteirinho 20 - Jazz Pras Sete: Marcos Nimrichter Trio 21 - Angela Maria 22 - Rio Novo Rock: Circus / Maieuttica / DJ Suirá 24 - Forró Lánalaje: Maurício Praxaxar / DJ Edna Carvalho 28 - Golden Boys Centro da Música Carioca (Tijuca) 15 - Quintas Instrumentais: Vitor Karyello 16 - Marcos Sacramento & Luiz Flavio Alcofra: Homenagem a Aracy de Almeida 17 - Ana Costa & Marquinho China 21 - Marcello Furtado 22 - Quintas Instrumentais: Zé Carlos 23 - Toque de Linha 24 - Ordinarius 28 - Antonio Sciamarelli

Maracanã 22 - The Pretenders / Phil Collins 25 - Ego Kill Talent / Queens Of The Stone Age / Foo Fighters

Casa do Choro (Centro) 22 e 23 - Quarteto em Cy 28 - Alexandre Caldi & Itamar Assiere: "Afro-sambas" de Baden Powell & Vinicius de Moraes

Teatro da UFF 21 - Tio Samba 23 e 24 - Casuarina CCBB 16 – Festa MOO de Carnaval: Conexões Africanas 24 - Madrugada no Centro: Festa Makula / Afrobapho / Tambores de Olokun - Participação: Sagrace Menga / Lucy Alves - Participação: Tássia Reis

Prado.Co (Jockey Club) Parque Garota de Ipanema (Arpoador) 16 - DJ Rajão / Sambanosso 17 - DJ MAM / Bondesom 18 - DJ Jada / Guga Pellicciotti Trio



MIXXX: 12 - Baile dos Sonhos: Stevie B / Trinere / MC Bob Rum / DJ Marlboro – Clube Monte Líbano 14 - Carnaval no Inferno: Catiço / Hollywood / Lagarto Rei / Pedro Santos / Zero Dollar – Rua Campos da Paz / Rio Comprido 16 - Bloco Pra Iaiá – Cordão da Bola Preta / Lapa 17 - Festival In Blast We Beat 2: Besta (POR) / Desalmado (SP) / Homúnculo / Deus Castiga / Bodhum – Palco 145/ Lapa 17 - Rock no Parque: T-Remotto / Lêmures Voadores / DWO – Arena Dicró / Penha 17 - Baque de Samba – Pedra do Sal / Saúde 17 - Baile da Sebastiana: Simpatia é Quase Amor / Céu na Terra / Cordão da Bola Preta – Clube do Fluminense 18 - Festival Brutal Folia: Gutalax (CZE) / SFC (PER) / Mata Borrão (BH) / Agorhy / Furúnculo Anal – Lira de Ouro / Duque de Caxias 18 - CarnaHell Metal Party: Cervical / Wartank / EVL – Galpão 666 / Ilha do Governador 18 - O Plano / Cândido / Banheiro Azul / Indivíduo K – Pub 16 Bits / Recreio dos Bandeirantes 24 - Fear of the Future (SP) / Pacto Social / Pós Sismo / Total Silence / Acid Drop – Estúdio Fórum / Botafogo 25 - Punk Noise Fest: Fear Of The Future (SP) / Inércia / Ódio Ungido / Total Silence / Sub-Atitude – Rock´n´Beer Pub / São Gonçalo 25 - GrajaRock: Pilfer / Triunfe – Vila Musical / Grajaú

acossado: ACOSSADO – UM FILME DE JEAN-LUC GODARD O (re)lançamento comercial do filme será no dia 08 de Fevereiro. copias digitais remaster. (RJ-SP-DF)

Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, a partir do dia 5 de fevereiro (noite de abertura).

Banda A Grande Trepada (Bigtrep) registra show em documentário na Audio Rebel Filme marcará os 30 anos do grupo carioca. A abertura é do Digga Digga Duo A Audio Rebel apresenta nomes da cena alternativa no Rio de Janeiro. Em 25 de fevereiro (domingo), às 20h, é a vez do quarteto A Grande Trepada (Bigtrep) subir ao palco em uma ocasião especial. Os cariocas fazem registro do concerto para o documentário “30 anos de Anonimato: A História da Grande Trepada”. A dupla Digga Digga Duo também toca na noite. Os ingressos custam 20 reais e a classificação etária é de 16 anos. Formada no Rio de Janeiro no final de 1986 pelos primos Maurício e Eduardo Garcia, A Grande Trepada (também conhecida pelo apelido Bigtrep) circula desde então pela cena da música underground do Brasil. Leandro Guimarães (Os Carburadores) e Robson Riva (BNegão e Seletores de Frequência) completam a formação atual.

MOSTRA EM HOMENAGEM AO MAESTRO ENNIO MORRICONE CONTINUA EM SÃO PAULO - DICA DE PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CARNAVAL Até o dia 19/02, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe 22 longas de gêneros, países e diretores diferentes que tiveram trilha sonora do maestro italiano
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

My Photo
Tom Leão
Vanuatu
Critico de cinema e música (o globo), comentarista de cultura (Globonews), amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas. e cachorrinhos!
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers